
O secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, confirmou que será pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Radar 95, da 95 Mais FM, na noite da última quarta-feira (23).
Segundo Cadu, a decisão resulta de uma “construção política coletiva”, e a eventual candidatura tem como objetivo dar continuidade à política de equilíbrio fiscal implantada na gestão da governadora Fátima Bezerra (PT).
“A gente tem muito orgulho do que conseguiu construir na área econômica. O RN tem hoje um Estado equilibrado, com as contas em dia, e queremos seguir nessa linha de responsabilidade com as pessoas”, afirmou.
O secretário adiantou que pretende intensificar o diálogo com diferentes segmentos sociais e partidários nos próximos meses.
“Não é uma decisão isolada. É um projeto de futuro para o Rio Grande do Norte”, reforçou.
Antecipação do ICMS
Durante a entrevista, Cadu Xavier também comentou a antecipação da arrecadação do ICMS para empresas que possuem benefícios fiscais.
De acordo com o secretário, a medida é necessária para manter o equilíbrio das contas públicas e reforçar o caixa estadual ainda em 2025.
“Não há aumento de imposto. É apenas uma antecipação para que o Estado mantenha o equilíbrio e consiga honrar seus compromissos”, explicou.
