A Galeria de Artes da Uern Natal abre nesta sexta-feira (26) a exposição Triângulo das Águas, da artista Bianca Amoras, com vernissage a partir das 19h e cortejo do Afoxé Estrela da Manhã. A mostra integra o projeto de extensão As Religiões numa perspectiva afrocentrada, desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Religião e pela EdUCA.
Premiada pelo edital PNAB Natal 2024, a artista paraense radicada no RN desde 2021 apresenta registros, instalações e experimentações visuais que dialogam com a água como elemento central de ancestralidade, memória e deslocamentos. A curadoria é da também artista Melissa Barbery.
Bianca relaciona rios e praias do Pará e do Rio Grande do Norte em performances que, segundo ela, buscam refazer simbolicamente os caminhos dos ancestrais. “São quase dez anos trazendo a água como protagonista da minha poética”, afirma.
O projeto de extensão que abriga a mostra promove oficinas e ações contra o racismo religioso nos campos da educação e da saúde, fortalecendo o reconhecimento das práticas de matriz africana.
A visitação é gratuita e segue até 10 de outubro.