O Rio Grande do Norte registrou aumento no número de queimadas nos últimos 45 dias, segundo dados do Painel do Fogo, plataforma do Governo Federal que monitora incêndios em todo o país. Entre 1º de agosto e 17 de setembro deste ano, foram contabilizadas 86 ocorrências em diferentes regiões do estado, contra 73 no mesmo período de 2024.
A maioria dos casos aconteceu em áreas de caatinga, onde a vegetação está mais seca em razão da ausência de chuvas. Os episódios também têm sido registrados em zonas urbanas e rurais, o que amplia os riscos de propagação das chamas e de impactos à rede de energia elétrica.
“As queimadas são muito comuns nesse período do ano. Com o solo e as vegetações mais secas, o risco aumenta e isso nos causa preocupação porque as chamas podem atingir a rede elétrica e causar interrupções no fornecimento de energia e outros problemas à população”, destacou Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern.
De acordo com a distribuidora, as queimadas podem ser provocadas tanto por ação humana, de forma intencional ou acidental, quanto por fatores climáticos como calor excessivo, baixa umidade e ventos fortes. Diante do cenário, a empresa reforça a importância de medidas preventivas para evitar novos casos.
Orientações de segurança
A Neoenergia Cosern recomenda que a população adote cuidados para reduzir os riscos de acidentes e preservar a rede elétrica:
Evitar plantar cana, eucalipto ou árvores de grande porte sob linhas de transmissão;
Manusear galhos e cipós mantendo distância segura da rede;
Solicitar poda preventiva à Prefeitura ou à Cosern pelo telefone 116;
Respeitar a distância da rede elétrica ao operar máquinas agrícolas;
Não retirar cabos de sustentação dos postes;
Evitar estacionar colheitadeiras ou caminhões sob a rede elétrica;
Manter barras de pulverizadores abaixadas ao passar sob os fios;
Ajustar equipamentos de irrigação para que o jato de água não atinja os cabos.
Em caso de acidentes com a rede elétrica, a população deve acionar a Neoenergia Cosern pelo número 116. Para emergências relacionadas a incêndios e queimadas, o Corpo de Bombeiros atende pelo 193, e denúncias podem ser feitas ao Ibama pelo 0800-061-8080.