O Rio Grande do Norte dá início, nesta quinta-feira (31), à 13ª edição das Olimpíadas Especiais das APAEs do RN 2025, evento que reúne 235 participantes, entre atletas com deficiência intelectual e múltipla e profissionais das APAEs de todo o Estado. A programação se estende até esta sexta-feira (1º de agosto), com atividades em Natal e Macaíba.
A cerimônia oficial de abertura acontece pela manhã, às 9h30, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que é uma das sedes da competição. Em seguida, os atletas iniciaram as disputas nas modalidades de natação, atletismo e futsal.
Ainda nesta quinta-feira, às 18h30, Macaíba recebe as delegações com uma cerimônia na Praça Paulo Holanda Paz, promovida com apoio da Prefeitura Municipal. O momento festivo contará com apresentação do cantor e sanfoneiro Robertinho do Acordeon, marcando a acolhida dos participantes que irão competir na cidade.
Na sexta-feira (1º), as competições seguem no ginásio poliesportivo Edilson de Albuquerque, em Macaíba, das 8h às 12h. Estão programadas as finais de futsal, capoeira e bocha. Encerrando o evento, haverá a solenidade de premiação e um show com a cantora Paulinha Medeiros.
Realizada pela Federação das APAEs do Rio Grande do Norte, a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e a autonomia das pessoas com deficiência por meio do esporte. Além de incentivar o protagonismo e o desenvolvimento físico e social dos atletas, a competição também tem caráter classificatório: os destaques representarão o Estado na etapa nacional das Olimpíadas das APAEs, prevista para o fim de 2025.
Parceira histórica da Federação, a UFRN volta a sediar o evento após três anos e mantém colaborações importantes com as APAEs, como o Projeto TEAtivo, voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).