
Três hospitais universitários vinculados à UFRN — o Hospital Onofre Lopes (Huol), o Hospital Ana Bezerra (Huab) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) — participam neste sábado (5) de um mutirão nacional de cirurgias e exames promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A ação, chamada Dia E, faz parte do projeto Ebserh em Ação e tem como objetivo reduzir filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio Grande do Norte, estão previstas cerca de 100 cirurgias, 1.100 exames e 40 consultas, beneficiando pacientes já regulados.
No Huol, por exemplo, serão realizadas cirurgias plásticas, oftalmológicas, urológicas, otorrinolaringológicas e de vesícula, além de exames como ecocardiogramas e cateterismos. No Huab, a programação inclui cirurgias ginecológicas, consultas pediátricas, mamografias, ultrassonografias e exames laboratoriais. Na MEJC, 17 laqueaduras tubárias serão realizadas.
O mutirão também envolve a participação de residentes e estudantes de graduação da área da saúde. A Ebserh é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação responsável pela gestão de 45 hospitais universitários federais.