O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de acumulado de chuvas para 37 municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Natal e cidades da região metropolitana e litoral Sul. O novo aviso, de nível amarelo — que representa perigo potencial —, é válido até as 10h desta quinta-feira (3).
A previsão é de precipitações com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia. Apesar disso, o alerta não inclui risco de ventos fortes ou raios, como ocorre no caso de chuvas intensas. Segundo o Inmet, o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos existe, mas é considerado baixo, principalmente em áreas vulneráveis.
O aviso alcança municípios como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Extremoz, Macaíba, Nova Cruz, Touros, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Baía Formosa. A lista completa soma 37 cidades, onde os moradores devem redobrar a atenção, especialmente em áreas sujeitas a deslizamentos ou com histórico de alagamentos.
Em junho, a capital potiguar enfrentou fortes chuvas que provocaram transtornos como alagamentos, transbordamento de lagoas, queda de árvores e postes, além da abertura de uma vala na faixa de areia da praia de Ponta Negra, próximo à obra da engorda.
Diante do novo alerta, o Inmet orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo e recomenda cuidado redobrado em regiões com encostas. O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas também deve ser evitado. Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.