30 de junho de 2025

Carro pega fogo em via pública de Natal

Um carro com identificação da Prefeitura de Georgino Avelino pegou fogo na tarde desta segunda-feira (30) no bairro Candelária, Zona Sul de Natal. O incidente aconteceu em via pública.

Imagens gravadas por testemunhas mostram fumaça saindo do veículo enquanto pessoas ao redor tentam controlar o fogo. Em um dos registros, um homem aparece utilizando um extintor para conter as chamas.

Até o momento, não há informações oficiais sobre as causas do incêndio nem se houve feridos.

Ex-prefeita de Riachuelo, Mara Cavalcanti, é pré-candidata a deputada estadual pelo MDB

O Movimento Democrático Brasileiro do Rio Grande do Norte (MDB-RN) anunciou, nesta segunda-feira (30), a pré-candidatura da ex-prefeita de Riachuelo, Mara Cavalcanti, ao cargo de deputada estadual nas Eleições de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente estadual do partido, vice-governador Walter Alves, e pelo ex-senador Garibaldi Filho.

Mara Cavalcanti é uma das principais lideranças femininas do MDB no RN. Com ampla experiência na vida pública e reconhecida atuação como prefeita de Riachuelo, ela chega para fortalecer ainda mais a nominata do partido à Assembleia Legislativa.

“O MDB tem orgulho de contar com mulheres como Mara. Sua pré-candidatura representa a força do municipalismo e o compromisso com o futuro do Rio Grande do Norte”, destacou Walter Alves.

Ele acrescentou ainda que o partido segue construindo nominatas competitivas – estadual e federal – plural e comprometida com os interesses do povo potiguar.

Estudo realizado sobre violência contra meninas e mulheres no RN é publicado em revista científica internacional

“Violência contra Meninas e Mulheres no Nordeste do Brasil: Uma Análise Integrada de Dados”. Este é o tema de um estudo realizado por pesquisadores no Rio Grande do Norte com o objetivo de provocar discussões para a elaboração de políticas públicas de forma a melhor a dinâmica de combate à violência contra meninas e mulheres. Na semana passada, a propósito, o estudo ganhou notoriedade internacional ao ser publicado na Revista Pan-Americana de Saúde Pública, principal periódico científico e técnico da Organização Pan-Americana da Saúde. A missão da revista é contribuir para a produção e disseminação de informação científica em saúde pública de relevância mundial, além de fortalecer os sistemas e melhorar a saúde dos povos das Américas. A publicação é gratuita para os autores e todos os manuscritos são de acesso aberto e gratuitos para os leitores. Clique AQUI e veja a íntegra do estudo.

O objetivo do trabalho foi integrar e analisar dados de saúde e segurança pública do estado do Rio Grande do Norte, na região Nordeste do Brasil, sobre violência contra meninas e mulheres. “Como é um estudo inovador, sem nunca antes ter tido essa integração de dados, foi de máxima importância e relevância essa publicação. Um orgulho para todo nós, com certeza. Esperamos agora provocar discussões para a elaboração de políticas públicas mais eficazes”, destacou Gleidson Paulino, chefe da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, e um dos pesquisadores responsáveis pelo trabalho.

Vítimas de violência no RN

“O estudo demonstra que, entre 2019 e 2021, foram identificadas 43.626 meninas e mulheres vítimas de violência no RN, revelando a predominância dos registros no sistema de segurança (83,5%) e uma integração mínima entre os setores de saúde e segurança (apenas 0,4% dos casos). A violência física foi mais registrada pela saúde, enquanto a psicológica concentrou-se nos boletins de ocorrência. Já a violência sexual, teve maior incidência em meninas de 0 a 9 anos. Os encaminhamentos foram documentados apenas no sistema de saúde, sendo majoritariamente intrasetoriais. No total, 149 mortes foram contabilizadas, com destaque para mulheres negras adultas, e causas externas, como suicídio e agressões, liderando entre os óbitos registrados pela saúde”, acrescentou Paulino.

Necessidade de integração

“Somente 0,4% das vítimas notificadas pela saúde tiveram um Boletim de Ocorrência. Isso mostra a necessidade de integrar as informações de saúde e segurança pública para dar proteção as vítimas e prevenir novas violências. As crianças estão com encaminhamento falho, não são atendidas nas delegacias ou não chegam até lá. Precisa trazer a delegacia até a criança e proteger. Assim como está estamos revitimizando as crianças”, ressaltou a pesquisadora Fátima Marinho, da Vital Strategies, organização global de saúde.

Evidências concretas

Denise Guerra Wingerter, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde Pública do RN, destacou que a unificação dos dados entre os sistemas de saúde e segurança pública proporciona uma compreensão mais ampla e precisa da violência contra mulheres, crianças e pessoas idosas. Essa abordagem integrada, ainda segundo ela, permite a identificação de lacunas e padrões que dificilmente seriam percebidos a partir de uma única base de informações, fortalecendo a formulação de políticas públicas baseadas em evidências concretas. “Um dos principais avanços deste projeto é a cooperação estratégica entre as Secretarias Estaduais de Saúde e de Segurança Pública, que, ao atuarem de forma articulada, promovem respostas mais eficazes, integradas e humanizadas no enfrentamento da violência. Essa colaboração intersetorial representa um marco na construção de redes de proteção mais robustas e na garantia dos direitos das populações mais vulneráveis”, pontuou.

Produto de extrema importância

“A publicação do artigo representa um produto de extrema importância, onde o linkage dos registros das bases de dados de sistemas de informação da saúde e da segurança pública permitem melhor descrever o cenário epidemiológico da violência contra a mulher no Estado do RN, reforça a importância do tema, e embasa a construção de políticas públicas voltadas à mulher em situação de violência”, reforça Paola Costa, enfermeira da área técnica de Vigilância de Causas Externas da SESAP.

Mecanismos de inteligência

“O trabalho demonstra a importância da atuação intersetorial e com base em dados para o enfrentamento às violências contra mulheres e meninas. Integração de políticas e dados é um passo fundamental que os órgãos governamentais brasileiros precisam fazer para melhor compreender o fenômeno e proteger meninas e mulheres. Esperamos que a identificação das violências possa ser feita utilizando mais mecanismos de inteligência e que as medidas sejam realizadas de forma mais ágil e precoce, prevenindo o agravamento dos casos”, concluiu Sofia Reinach, que também é pesquisadora Vital Estrategies e que também integra a equipe.

ABC perde no Frasqueirão no aniversário de 110 anos

O ABC completou 110 anos neste domingo (29.jun.2025) em um clima sem comemorações no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. Em partida válida pela Série C do Campeonato Brasileiro, o time foi derrotado por 3 a 0 pelo Ypiranga/RS e continua sem vencer em casa na competição nacional.

A derrota manteve o ABC em situação delicada na tabela. Com o resultado, o alvinegro caiu para a 15ª colocação da Série C e está a dois pontos do Confiança/SE, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. O próximo compromisso do ABC será justamente contra o Confiança, neste sábado (5.jul), às 19h30, na Arena Batistão, em Aracaju.

Críticas do atacante Wallyson
Após o jogo, poucos jogadores falaram com a imprensa. Um dos que concederam entrevista foi o atacante Wallyson, ídolo do clube, que demonstrou insatisfação com a atuação da equipe e fez críticas diretas ao elenco.

Em entrevista à Jovem Pan News Natal, Wallyson cobrou mais vontade dos companheiros e questionou a postura em campo. “Os gols que levamos parece que é brincadeira de time de bairro, (foi uma) falta de atenção”, afirmou o atacante.

O camisa 11 disse que o grupo precisa ter “vergonha na cara” para reverter o cenário na Série C. “Acho que tinha tudo para a gente fazer um bom jogo, começamos bem e o primeiro gol que a gente levou foi falta de atenção. Acho que a gente precisa honrar essa camisa pra gente sair dessa situação, porque tem jogador que tá fazendo corpo mole, ninguém é mais besta, nem é louco”, declarou.

Cobrança por responsabilidade
Questionado sobre quais atletas estariam “fazendo corpo mole”, Wallyson preferiu não citar nomes, mas apontou falhas coletivas. “Vocês tão vendo aí os gols que a gente leva, as jogadas que a gente leva no contra-ataque, não mata a jogada, cada um fica apontando um pro outro, isso não pode acontecer. Acho que quando erra, erra todo mundo, mas precisa assumir o erro quando as coisas acontecem, não só em cima de mim e de Felipe, as pessoas que estão há mais tempo aqui. Acho que precisa mais bater no peito e assumir a responsabilidade. Os gols que levamos hoje é vergonhoso”, completou.

Situação na tabela
Com a derrota para o Ypiranga/RS no Frasqueirão, o ABC soma 11 pontos em 12 rodadas na Série C. A equipe está em 15º lugar na classificação, com dois pontos de vantagem sobre o Confiança/SE, primeiro time na zona de rebaixamento. O próximo jogo, marcado para sábado (5), em Aracaju, será um confronto direto na luta para se afastar da parte de baixo da tabela.

Fonte: Por dentro do RN

Detran orienta como legalizar veículo arrematado em leilão

Quem adquire um veículo por meio de leilão precisa seguir alguns procedimentos para regularizar a documentação junto ao Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). O processo varia conforme o tipo de leilão (administrativo, judicial ou promovido por empresas privadas) e exige atenção aos documentos e prazos.

O primeiro passo é reunir a documentação básica com nota fiscal do leiloeiro, edital do leilão com o anexo do veículo arrematado e o laudo de vistoria veicular emitido pelo Detran com validade de 30 dias. Para pessoas físicas, também são exigidas cópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Já pessoas jurídicas devem apresentar documentos da empresa, como contrato social, CNPJ e dados do representante legal.

Nos casos de representação por terceiros, como advogados ou despachantes, é necessário apresentar procuração (pública ou particular) com firma reconhecida, além dos documentos do procurador. Lembrando que a procuração particular somente é aceita se apresentada por advogado, nos demais casos é preciso a posse da procuração pública.

O tipo de leilão influencia na abertura do processo. Para veículos oficiais, por exemplo, é necessário apresentar CRV ou ATPV-e preenchido em nome do arrematante, nota de arrematação, CRLV (se houver) e os dados do comprador. Já veículos vendidos por instituições privadas, como bancos e seguradoras, exigem documentação semelhante, além do Certificado de Segurança Veicular (CSV) em casos de sinistro com média monta.

Nos leilões judiciais, a regularização é feita com a carta ou auto de arrematação assinado eletronicamente pelo juiz, laudo de vistoria e documentos do comprador. A data de abertura do processo corresponde à data do leilão ou da arrematação, dependendo do caso.

Se houver débitos ou restrições vinculadas ao veículo, o comprador deve abrir um processo específico no sistema SEI, anexar requerimento próprio e encaminhar ao Núcleo de Leilão da Coordenadoria de Registro de Veículos do Detran. O formulário do requerimento pode ser baixado no site do Detran na aba “Serviços > Inform/Taxas Veículos > Regularização de Veículo Adquirido em Leilão > Download do Formulário”.

A regularização garante que o veículo esteja apto a circular legalmente e evita problemas futuros ao novo proprietário. Na sede administrativa do Detran em Natal/RN há uma Comissão Permanente de Leilão onde estão lotados servidores para atender as demandas relacionadas aos pregões. É importante lembrar que o atendimento presencial segue mediante prévio agendamento. Mensalmente o Detran realiza leilões onde são disponibilizados veículos para circulação e outros destinados exclusivamente à sucata.

Morre Cresilto Jácome, secretário de Obras de Venha-Ver e irmão do deputado Dr. Kerginaldo Jácome

Cresilto Jácome da Costa, conhecido como Zito, faleceu neste domingo (29), aos 52 anos. Ele ocupava o cargo de secretário de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Venha-Ver, no Alto Oeste potiguar, e era irmão do deputado estadual Dr. Kerginaldo Jácome.

Cresilto estava internado no Hospital Regional de Pau dos Ferros, onde não resistiu. Também era irmão do ex-prefeito de Marcelino Vieira, Babau, e do atual prefeito de Venha-Ver, Cleiton Jácome.

Com passagem pelo setor privado e pela vida pública, Cresilto deixa uma trajetória marcada pelo trabalho na gestão municipal e pelo vínculo com a população da região.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte emitiu nota de pesar, na qual o presidente Ezequiel Ferreira manifestou solidariedade ao deputado Dr. Kerginaldo e aos demais familiares, em nome dos parlamentares e servidores da Casa.

Parnamirim realiza ação social para a comunidade LGBTQIAPN+

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos (Semmud) e da Associação Norte Riograndense LGBTQIA+ Diversomos, promoveu nesta sexta-feira (27), uma manhã de atendimento voltada especialmente à comunidade LGBTQIAPN+. A ação aconteceu com o objetivo de garantir acesso a direitos, orientações jurídicas e serviços de saúde, fortalecendo a cidadania e o respeito à diversidade.

Durante a atividade, a Defensoria Pública esteve presente oferecendo orientação jurídica gratuita, especialmente nos processos de retificação de nome e gênero em documentos oficiais. Também foram prestadas informações sobre os trâmites legais para garantir o pleno exercício da identidade de cada cidadão.

A Coordenadoria do Trabalho também participou da ação, apresentando os serviços disponíveis no município para qualificação profissional, intermediação de mão de obra e geração de renda, com foco na inclusão social e no acesso igualitário ao mercado de trabalho.

Além disso, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde de Parnamirim marcou presença, através de André Maciel, Diretor da Unidade do SAE, onde abordou temas importantes sobre prevenção, cuidado com a saúde sexual e acesso a tratamentos especializados, promovendo acolhimento e informação, além da realização de testes rápidos.

Parque Nacional da Furna Feia é aberto ao público no RN após 13 anos de espera

O Parque Nacional da Furna Feia, localizado entre Mossoró e Baraúna, no Oeste potiguar, foi oficialmente aberto à visitação pública na sexta-feira (27). A unidade de conservação federal, criada em 2012, é a primeira do tipo no Rio Grande do Norte e abriga cerca de 8.500 hectares de Caatinga preservada, com mais de 200 cavernas catalogadas, espécies ameaçadas e sítios arqueológicos.

A abertura marca o início do turismo sustentável na região, após anos de planejamento e mobilização de órgãos ambientais, como o ICMBio e o CECAV, além de parcerias com as comunidades locais. A cerimônia aconteceu na Palhoça da Furna Nova e reuniu autoridades estaduais, pesquisadores e moradores.

Com a nova fase, visitantes poderão explorar trilhas, cavernas e a biodiversidade da Caatinga, além de conhecer a produção artesanal das comunidades vizinhas. A estrutura foi pensada para equilibrar o ecoturismo com a preservação ambiental.

Além de atrativo turístico, o parque tem papel estratégico na conservação dos recursos hídricos da região semiárida, contribuindo para o armazenamento natural de água em suas cavernas.