A Câmara Municipal de Natal (CMN) elegeu nesta quarta-feira (1) a Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. O momento marcou a reeleição do vereador Eriko Jácome (PP) para presidência da Câmara de Natal, que liderou a única chapa concorrente. Inicialmente, 25 vereadores votaram a favor, três contra e uma se absteve. Após a necessidade de redefinição na composição, 25 votaram a favor e quatro se abstiveram.
A eleição da Mesa acontece após intensos debates sobre a falta de igualdade na representatividade de gênero na chapa que inicialmente seria eleita. Isso porque apenas uma mulher, a vereadora Camila Araújo (União Brasil), estava compondo o grupo. Por conta disso, após questionamento do vereador Daniel Valença (PT), a sessão foi suspensa por alguns minutos e foi aberto um período regimental para novas inscrições para vice-presidente, segundo secretário e terceiro secretário.
Durante discussão, a chapa concorrente apresentou o nome de Anne Largatixa (Solidariedade) para compor o cargo de terceira secretária, que ficou no lugar do vereador Fulvio (Solidariedade). Dessa forma, o grupo passou a atender a presença de um terço de mulheres, atendendo ao regimento da Casa.
Durante a votação, se abstiveram os vereadores Daniel Valença (PT), Brisa Brachi (PT), Samanda Alves (PT) e Thabatta Pimenta (PSOL). Já os demais presentes, votaram a favor da chapa concorrente.
Reeleito presidente, Eriko Jácome agradeceu a oportunidade de ocupar novamente o cargo e a importância de cada vereador para fortalecer a legislatura. Além disso, independente de partidos, ele frisou que o seu trabalho vai focar no diálogo e em um mandato único. “Pretendo construir uma câmara mais independente e participativa”, frisou.
A formação da Mesa Diretora confirmada é a seguinte:
Presidente – Eriko Jácome
1º vice-presidente – Robson Carvalho
2º vice-presidente – Daniel Santiago
3º vice-presidente Tony Henrique
1º secretário- Kleber Fernandes
2º secretário – Camila Araújo
3º secretário – Anne Lagartixa
4º secretário – Herbert Sena
Tribuna do Norte