A possível cassação da chapa proporcional do MDB de São Paulo do Potengi/RN pode provocar uma reviravolta no cenário político local, alterando a composição da Câmara Municipal. Caso a Justiça Eleitoral acate o pedido de cassação do DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) do MDB, os vereadores eleitos pelo partido podem perder seus mandatos, e as vagas serão redistribuídas.
Os principais beneficiados com a decisão seriam os suplentes:
• Kekeu (PL)
• Carlinhos (PL)
• Zé Luís (PSD)
• João Maria (PSD)
Estes nomes assumiriam as cadeiras deixadas pelos vereadores do MDB, devido à retotalização dos votos e ao recálculo do quociente eleitoral. Esse procedimento é necessário porque, com a cassação do DRAP, todos os votos recebidos pelo MDB nas eleições de 2024 seriam anulados, impactando diretamente a distribuição das cadeiras.
A ação está sendo analisada pela 8ª Zona Eleitoral de São Paulo do Potengi. Caso o pedido de tutela de urgência seja aceito, os eleitos do MDB podem ter suas diplomações suspensas. A decisão final, no entanto, dependerá da análise do mérito da ação judicial, que pode levar semanas ou meses.