19 de novembro de 2024

Polícia Civil de São Paulo do Potengi cumpre mandado de busca e apreensão na Prefeitura de Santa Maria


Na manhã de hoje, Policiais Civis da 1a DRP de São Paulo do Potengi cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela 8ª Zona Eleitoral, que pertence ao mesmo município. A operação teve como alvo a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria e a residência do secretário responsável pela pasta.

A ação faz parte de um processo judicial que corre em segredo de justiça, e teve como objetivo a apreensão de documentos que podem estar relacionados às investigações em andamento. Até o momento, os detalhes do caso permanecem sob sigilo.

A Prefeitura de Santa Maria e o secretário envolvido ainda não se pronunciaram sobre a operação. Fica aqui o espaço aberto para esclarecimentos!

São Paulo do Potengi: Escola Estadual Maurício Freire celebra 95 anos com programação especial


A Escola Estadual Maurício Freire (EEMF), em São Paulo do Potengi, referência educacional na Região Potengi, comemora seus 95 anos de história com uma série de eventos festivos que destacam sua importância na formação de gerações ao longo das décadas. A gestão escolar convida todos para participar das atividades, que terão início no dia 19 de novembro e se estenderão até o final do mês.

Programação comemorativa:

19/11 (Terça-feira): Missa em Ação de Graças, às 15h, na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo.
21/11 (Quinta-feira): Show de Calouros, com participação dos alunos do turno vespertino.
22/11 (Sexta-feira): Caminhada histórica até o antigo prédio CLR, às 7h30, seguida de ação social (PROEC) e bingo beneficente à noite, em frente à escola.
26/11 (Terça-feira): Realização da EXPOFREIRE/2024.
29/11 (Sexta-feira): Campeonato de futsal reunindo ex-alunos e atuais estudantes, a partir das 19h, no Ginásio Aluísio Alves.
30/11 (Sábado): Festa do Reencontro no antigo CLR, celebrando os ex-alunos e a história da instituição, a partir das 20h.

O evento promete resgatar memórias, fortalecer vínculos e reafirmar o papel da escola como agente transformador de vidas na região. A direção da EEMF reforça o convite a toda a comunidade para prestigiar e celebrar este marco histórico.

A comemoração simboliza não apenas o passado glorioso da instituição, mas também o seu compromisso com a educação e o futuro.

“Operação Vista Grossa” da Polícia Civil do RN desarticula esquema de fraude em exames de vista no DETRAN; médicos e servidores são afastados

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR), deflagrou, nesta terça-feira (18), a “Operação Vista Grossa”. A ação teve como objetivo desarticular um esquema de fraude em exames oftalmológicos nos processos de habilitação de condutores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). A ação contou com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).

As investigações constataram que candidatos pagavam pela aprovação ilícita nos exames de vista. O esquema envolvia dois médicos credenciados, uma servidora da autarquia e dois despachantes, que direcionavam os processos às clínicas onde os médicos investigados atuavam. Em alguns casos, os despachantes manipulavam sorteios de atendimento para garantir as aprovações fraudulentas.

A operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, além da aplicação de medidas cautelares diversas da prisão. Durante as diligências, foi identificada a tentativa de destruição de provas por parte de uma mulher, de 67 anos, que trabalha como despachante, configurando o crime de fraude processual. Ela foi localizada no bairro Tirol, Zona Leste de Natal.

A Justiça determinou, ainda, o afastamento imediato dos dois médicos e da servidora das suas funções públicas. A Polícia Civil reforça que as investigações prosseguem para a responsabilização de todos os envolvidos no caso.

A instituição destaca a importância da colaboração da população por meio do envio de informações anônimas pelo Disque Denúncia 181.

Operação Vista Grossa

O nome “Vista Grossa” faz alusão direta ao foco da investigação, que envolve a realização de exames oftalmológicos. Ele remete tanto à avaliação de “vista” dos candidatos quanto à forma como o processo era conduzido de maneira irregular, com aprovações fraudulentas que ignoravam os critérios técnicos necessários. A operação utiliza o termo para enfatizar o objeto principal da fraude: os exames de visão nos processos de habilitação.