8 de novembro de 2024

Ezequiel poderá concorrer a um novo mandato e caminha para chapa única


Entrou em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (8), a ADI Nº 7733, em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona regra do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que permite que a eleição da Mesa Diretora do segundo biênio ocorra a qualquer tempo até o terceiro ano de cada legislatura, antes de inaugurada a sessão legislativa.

Assim como nas Assembleias Legislativas dos Estados de Amazonas, Sergipe e Goiás, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira também pode ser candidato no biênio 2025/ 2026. Confiante na boa gestão que faz, Ezequiel já conversou com seus pares e deve anunciar nova eleição já nos próximos dias.

Pelo menos 11 estados tiveram votações para o comando do Legislativo contestadas no tribunal: Amazonas, Maranhão, Piauí, Roraima, Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba, Tocantins, Amapá, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Tribuna do Norte

Bastidores: Definição de secretarias em São Paulo do Potengi coloca Getúlio, Kekeu e Carlinhos em posições estratégicas


Informações recentes indicam que Getúlio deverá permanecer na Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos e Assuntos Estratégicos, enquanto Kekeu está cotado para assumir a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca.

Já Carlinhos deve ficar à frente da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Secretária na qual ele é Adjunto.

Essas movimentações, embora ainda aguardem confirmação oficial, refletem o avanço nas definições de cargos da nova gestão e a distribuição de pastas a partir de articulações políticas.

Muita coisa ainda vai acontecer, vamos aguardar os próximos capítulos.

Vereadora Fativan Alves (PSD) cobra instalação de mamógrafo em local adequado para atender mulheres de Parnamirim

Em sessão recente da Câmara Municipal de Parnamirim, a vereadora Fativan Alves (PSD) apresentou a Indicação nº 1.760/2024, solicitando ao prefeito Rosano Taveira e à Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) a remoção e instalação em local apropriado do mamógrafo doado pela Câmara Municipal. Atualmente, o equipamento está localizado no estacionamento da Câmara, desde sua entrega à SESAD em julho deste ano.

A justificativa da vereadora destaca a importância de facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia, essencial para a detecção precoce do câncer de mama. De acordo com Fativan, cerca de 133 mil mulheres em Parnamirim necessitam de acesso a esse tipo de exame. Ela enfatiza que a instalação do mamógrafo em um ambiente adequado e acessível é urgente para garantir que o equipamento seja plenamente utilizado, beneficiando a comunidade feminina da cidade.

A indicação da vereadora Fativan Alves reflete sua preocupação com a saúde das mulheres e sua luta para que o equipamento cumpra o propósito de atender a demanda local, oferecendo mais dignidade e cuidados preventivos. A instalação do mamógrafo em um local apropriado visa promover uma saúde pública de qualidade, fortalecendo as ações de prevenção ao câncer de mama no município.

VÍDEO: Mulher tenta agredir presidente do Conselho Municipal da Saúde na Câmara Municipal de Natal

Durante audiência pública na Câmara Municipal de Natal, uma participante tentou agredir a Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Ana Maria do Nascimento Evangelista, com uma cadeira. O caso aconteceu enquanto Ana Maria comentava sobre a falta de atendimento a população da cidade, principalmente no quesito serviço psicossocial. Apesar do transtorno, ninguém se feriu. A mulher ainda tentou jogar a cadeira contra a representante do Conselho três vezes.

Após as tentativas de agressão, a mulher passou mal e foi acalmada pelos outros participantes e pela segurança da Câmara. O motivo da tentativa de agressão ainda é desconhecida. Ana Maria ainda pediu que a mulher falasse o que ela tinha para dizer, mas ela não quis se expressar.

Minutos antes do caso, Ana Maria falava de como o fechamento do Caps altera o andamento do sistema de saúde de outras unidades como as UPAs. “Deixar uma unidade de saúde chegar ao ponto de não atender mais ninguém e fechar é uma crueldade. O resultado disso é a demanda gigante nas UPAS que não tem assistência e não tem como acolher o paciente de saúde mental”, disse a presidente.

Veja o vídeo:

Tribuna do Norte