ALRN celebra Dia do Cerimonialista e Ezequiel enaltece profissionais

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi palco de uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Cerimonialista, na tarde desta quinta-feira (31). A solenidade, proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), foi um reconhecimento à importância desses profissionais na condução de eventos que marcam a vida pública e social. O evento contou com a presença de autoridades, cerimonialistas e convidados, destacando a relevância dessa profissão na construção de momentos significativos e na manutenção das tradições.

O deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) abriu a sessão ressaltando o papel fundamental dos cerimonialistas que, para ele, “são mais do que organizadores; são maestros de momentos solenes e significativos”. “Sua dedicação e discrição garantem que tudo ocorra de forma impecável”, avaliou o deputado.

Ezequiel Ferreira enfatizou que os cerimonialistas são os guardiões da etiqueta e do protocolo, assegurando que cada cerimônia transcorra com elegância e respeito. Além da organização dos eventos, também contribuem para o fortalecimento das instituições e para o respeito às tradições.

“Esses profissionais são essenciais para o bom funcionamento das instituições e a criação de pontes entre o público e o palco da vida”, disse o presidente da Casa, destacando a importância do cerimonialismo como uma arte, que deve ser sempre valorizada e respeitada.

Após o discurso, o presidente da Casa entregou placas em homenagem a profissionais que se destacaram no cerimonial do Rio Grande do Norte e também do Brasil. Ao todo, foram 13 representantes homenageados e, em nomes deles, falou o presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial, Francisco Etelvino Biondo.

Visivelmente emocionado, Biondo enalteceu o papel dos profissionais e agradeceu diretamente pelo discurso proferido por Ezequiel Ferreira. Para ele, a forma com que o presidente da Assembleia enalteceu os profissionais foi a mais assertiva que ele já ouviu ao longo de sua carreira.

“Não tenho a capacidade poética do presidente, mas agradeço de antemão, porque a sua tradução de nossa atividade foi a mais perfeita que eu já ouvi sobre o cerimonialista”, disse Francisco Etelvino Biondo. “Somos os mestres dos bastidores, artesãos e ourives de uma atividade que requer um conhecimento profundo de vários ramos das ciências humanas, e principalmente, das de cunho comportamental. E temos como princípio, um deles, a discrição. Por isso, o fato de não aparecermos. O melhor cerimonial é o que não aparece”, resumiu Biondo.

Para ele, foi uma honra ser homenageado e ainda mais no Rio Grande do Norte, onde a Assembleia Legislativa foi a segunda Casa do Brasil a implantar o Dia do Cerimonialista. Para comemorar os 10 anos de existência da Associação Brasileira dos Profissionais de Cerimonial, Francisco Etelvino Biondo informou que o 7º Encontro Nacional de Cerimonialistas será realizado em Natal. Ele aproveitou para adiantar que o deputado Ezequiel Ferreira será um dos homenageados.

“Nesse encontro, que se realizará em maio, sempre entregamos a medalha Zuleide Gonçalves Vieira, que foi nossa primeira presidente, a personalidades e autoridades que se destacaram contribuindo pela valorização do cerimonial. Nessa ocasião, o senhor, juntamente com a governadora Fátima Bezerra, serão os agraciados da edição”, adiantou o cerimonialista.

Na solenidade, foram homenageados os cerimonialistas Ádamo Rocha da Silva, Alexandre Henrique dos Santos, Emanuelle Diva Batista Lima, Francisco Etelvino Biondo, Tenente-Coronel PM Geórgia Cristina Souza Câmara, Gezilane Toscano Silva de Mendonça, , Karim Suelly Melo de Oliveira, Larissa Nonato Tobias Duarte Dantas, Luis Henrique de Souza e Silva, Luiza Gabriela de Carvalho Mendes, Marília Sá de Paula, Walterlin Silva Lopes e Zorenna Carol Dantas Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.