Na homenagem aos 60 anos de fundação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e aos 57 anos do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO/RN), o deputado Hermano Morais (PV) destacou o papel das instituições na supervisão da ética e no zelo da profissão. A sessão solene, realizada na manhã desta sexta-feira (25), no plenário da Casa, foi iniciativa do parlamentar e prestigiada por representantes de ambos os conselhos, dos sindicatos, das unidades de saúde pública, entre outros profissionais, que lotaram as galerias e plenário.
“Temos motivos especiais para celebrar a data desses dois conselhos que atuam na valorização dos mais de seis mil profissionais que atuam em nosso Estado. No país são mais de 700 mil profissionais que se dedicam a promover a saúde bucal da população, que vai além da estética ou autoestima, e é acima de tudo, saúde pública”, destacou o parlamentar.
Hermano afirmou que a atuação dos conselhos no RN tem feito a diferença na orientação e regulamentação do trabalho dos profissionais de Odontologia. “É importante também citar os centros de formação no RN, que estão se expandindo e aqui temos agora a interiorização, com Mossoró e Caicó. Destacamos ainda a Faculdade de Odontologia da UFRN pela sua longevidade e excelência, atuando em alto nível e formando profissionais qualificados para atender as demandas da população”, disse.
O deputado ressaltou que a atuação dos conselhos vai além dos consultórios e fez de público um reconhecimento ao papel do CFO e do CRO/RN na construção de políticas públicas que democratizam o acesso à saúde bucal, consolidando conquistas e desafios ao longo de décadas de atuação.