O município de São Paulo do Potengi foi contemplado com 100 cisternas como parte do programa do Governo do Rio Grande do Norte para a construção de 2.487 cisternas em 28 municípios do estado. A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (16) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com o objetivo de fortalecer a segurança hídrica e a convivência com o semiárido.
O programa, que tem um investimento de R$ 15 milhões, permitirá a construção de cisternas que irão beneficiar famílias da zona rural de São Paulo do Potengi, ajudando a garantir o armazenamento de água em áreas onde o acesso é limitado, especialmente durante os períodos de estiagem.
Além do impacto direto no abastecimento de água para as famílias agricultoras, o programa também é visto como um impulso ao desenvolvimento econômico e social do município. Prefeitos de diversas cidades beneficiadas, incluindo São Paulo do Potengi, participaram do evento e reforçaram a importância da iniciativa.
Ainda na ocasião, o Governo do Estado também lançou a 2ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de novembro, em Natal. O evento busca ampliar o acesso ao mercado para a agricultura familiar e fortalecer o cooperativismo, além de promover discussões sobre políticas públicas relacionadas à segurança alimentar.
“Estamos fazendo o resgate de uma agenda importante para o RN e para o Nordeste, e que também é um resgate da cidadania. O Programa de Cisternas e a Feira da Agricultura Familiar, realizados em parceria com o Governo Federal, são ações que farão o RN avançar cada vez mais em bem estar, cidadania e desenvolvimento”, afirmou a Governadora.