O Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é finalista no concurso Colegio del año en español na categoria Ensino Médio pela primeira vez. O concurso é promovido pela Embaixada da Espanha no Brasil e o Campus é o único representante do Rio Grande do Norte dentre as três categorias.
Em 2024, o IFRN atinge a marca de ter sido três vezes consecutivas finalista da premiação, tendo anteriormente outros campi como representantes. Para o diretor-geral do Campus, Renato Dantas, essa marca é a consequência de um trabalho contínuo: “Eu acho que isso é o resultado de um período de três anos de investimento nessa proposta da internacionalização, desde a busca de intercambistas de outros países para ficarem conosco, até a priorização de recursos em editais para que a gente possa atender essas mobilidades de estudantes aqui”, disse.
A premiação
De acordo com o site do concurso, o objetivo da premiação “é reconhecer e premiar o compromisso dos centros educacionais com o ensino do espanhol e as boas práticas dos professores do Brasil que contribuem para difundir o espanhol e melhorar a qualidade do seu ensino no país”.
Para concorrer ao concurso, a professora e assessora de Internacionalização do Campus, Maraisa Alves, foi responsável por organizar e enviar o projeto para análise da comissão de avaliação. O projeto detalhou as atividades em sala de aula, projetos interdisciplinares e atividades externas envolvendo espanhol.
“Estou muito feliz em estar entre os finalistas. É o reconhecimento de um trabalho feito com muito amor e responsabilidade e só posso me sentir honrada em estar entre os finalistas desta edição. Grata pela oportunidade, independente do resultado final”, comemorou a assessora.
O concurso conta com três categorias: Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Centros de Línguas, e cada uma delas terá primeiro, segundo e terceiro lugar, que receberão premiações específicas. No caso dos primeiros colocados, eles terão a possibilidade de fazerem parte da “Red de Centros”. O resultado final deve ser publicado no site e nas redes sociais do Escritório de Educação em novembro deste ano.