7 de outubro de 2024

Nilda afirma que equipe de transição será anunciada na próxima semana e promete foco inicial na saúde

A prefeita eleita de Parnamirim, Professora Nilda (SDD), afirmou nesta segunda-feira (7) que sua equipe de transição deverá ser anunciada na próxima semana. Ela declarou que o grupo terá até 6 integrantes e será formado por técnicos e especialistas, que vão se debruçar sobre os dados da atual gestão, elaborar um relatório e apontar caminhos para as primeiras medidas do novo governo, que tomará posse em 1º de janeiro de 2025.

“Nós teremos uma comissão de transição que será formada por pessoas capacitadas, por especialistas. Após o levantamento, esse diagnóstico inicial, é que tomaremos algumas medidas. O que nós queremos saber agora, verdadeiramente, é como estão as finanças da nossa cidade, para depois a gente tomar as medidas cabíveis”, afirmou Nilda, em entrevista à TV Band RN.

A prefeita eleita garantiu que não quer promover “caça às bruxas”, mas enfatizou que precisará ter acesso a todas as informações da atual administração para iniciar sua gestão da melhor maneira possível.

“Queremos a verdade em relação à gestão da nossa cidade. A gente não pode começar uma gestão sem ter esse conhecimento prévio, saber quanto realmente temos em caixa no município de Parnamirim. Então, nós vamos fazer um momento de transição. Com muita responsabilidade e transparência”, declarou.

Eleita com quase 48 mil votos, Nilda falou que um de seus principais objetivos será “unir” Parnamirim. Ela ressaltou, por exemplo, que construirá uma boa relação com os vereadores eleitos para a Câmara Municipal, com foco na solução de problemas dos moradores da cidade.

“Ali (Câmara) estão os vereadores escolhidos pelo povo de Parnamirim. Foi o desejo do povo. Vamos trabalhar com muito respeito e diálogo, levando em consideração as políticas públicas que a população precisa. A Casa Legislativa será valorizada e queremos unir Parnamirim. O que Parnamirim quer hoje é que os serviços funcionem. Queremos uma cidade tranquila, que as pessoas valorizem os agentes políticos. Não por serem agentes, mas por serem pessoas comprometidas com o povo de Parnamirim. Tudo isso perpassa pelo respeito, pelo pertencimento de cuidar de Parnamirim, das famílias da nossa cidade. Tenham certeza: nós iremos unir a nossa cidade”, declarou.

Saúde

Do ponto de vista da gestão, a prefeita eleita de Parnamirim disse que seu foco inicial será na saúde. Ela reafirmou a proposta apresentada durante a campanha de abrir uma segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, e anunciou que vai se concentrar inicialmente na reestruturação de unidades básicas de saúde.

“Quando eu estive casa a casa, rua a rua, conversando com as pessoas, o povo clamou pela saúde. Iremos iniciar vendo a atenção primária. Nós precisamos colocar de forma eficiente todas as UBS funcionando. Com muita responsabilidade e força de vontade, as nossas metas serão cumpridas a curto e médio prazo. Vamos resolver o problema crônico que a UPA de Parnamirim enfrenta. E vamos atrás da bancada federal e estadual para trazer mais recursos para Parnamirim porque teremos sim mais uma UPA em nossa cidade”, acrescentou.

IFRN de São Paulo do Potengi é finalista do concurso “Colegio del año en español” pela primeira vez

SPP NEWS: Aulas no IFRN de São Paulo do Potengi iniciam no dia 05 de maio

O Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é finalista no concurso Colegio del año en español na categoria Ensino Médio pela primeira vez. O concurso é promovido pela Embaixada da Espanha no Brasil e o Campus é o único representante do Rio Grande do Norte dentre as três categorias.

Em 2024, o IFRN atinge a marca de ter sido três vezes consecutivas finalista da premiação, tendo anteriormente outros campi como representantes. Para o diretor-geral do Campus, Renato Dantas, essa marca é a consequência de um trabalho contínuo: “Eu acho que isso é o resultado de um período de três anos de investimento nessa proposta da internacionalização, desde a busca de intercambistas de outros países para ficarem conosco, até a priorização de recursos em editais para que a gente possa atender essas mobilidades de estudantes aqui”, disse.

A premiação
De acordo com o site do concurso, o objetivo da premiação “é reconhecer e premiar o compromisso dos centros educacionais com o ensino do espanhol e as boas práticas dos professores do Brasil que contribuem para difundir o espanhol e melhorar a qualidade do seu ensino no país”.

Para concorrer ao concurso, a professora e assessora de Internacionalização do Campus, Maraisa Alves, foi responsável por organizar e enviar o projeto para análise da comissão de avaliação. O projeto detalhou as atividades em sala de aula, projetos interdisciplinares e atividades externas envolvendo espanhol.

“Estou muito feliz em estar entre os finalistas. É o reconhecimento de um trabalho feito com muito amor e responsabilidade e só posso me sentir honrada em estar entre os finalistas desta edição. Grata pela oportunidade, independente do resultado final”, comemorou a assessora.

O concurso conta com três categorias: Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Centros de Línguas, e cada uma delas terá primeiro, segundo e terceiro lugar, que receberão premiações específicas. No caso dos primeiros colocados, eles terão a possibilidade de fazerem parte da “Red de Centros”. O resultado final deve ser publicado no site e nas redes sociais do Escritório de Educação em novembro deste ano.

Eleito em Natal, Subtenente Eliabe é o vereador mais votado do PL no RN

O Subtenente Eliabe (PL) foi eleito vereador de Natal com 4.224 votos, sendo o mais votado do Partido Liberal no Rio Grande do Norte. Único representante do segmento de segurança pública a conquistar uma vaga na Câmara Municipal, Eliabe tem como bandeiras a segurança pública e se destaca como um dos principais representantes da direita no cenário municipal.

Entre suas propostas, estão a criação de um Cadastro Municipal de Criminosos Sexuais e o fortalecimento da Guarda Municipal, além de desenvolver ações de cidadania nos bairros. “Essa vitória foi construída a muitas mãos, e agora meu compromisso é servir à população de Natal pelos próximos quatro anos, lutando por uma cidade mais digna e com mais segurança para todos os natalenses”, declarou Eliabe.

Policial militar e especialista em segurança pública, Eliabe tem uma trajetória marcada pela defesa dos direitos dos profissionais de segurança e da população. Já foi presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN e atuou como deputado estadual entre 2021 e 2023.

PL elege quatro prefeitos na região Potengi; no RN, totaliza 18 prefeitos e 24 vice-prefeitos

O Partido Liberal (PL), liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, elegeu 18 prefeitos e 24 vice-prefeitos nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte. Entre as cidades que tiveram prefeitos eleitos, quatro estão localizadas na região Potengi: Bom Jesus, Barcelona, Ruy Barbosa e São Tomé.

Em Bom Jesus, o candidato Nilson Peças, apoiado pelo atual prefeito Clécio Azevedo, obteve 4.149 votos, conquistando a vitória. O atual prefeito Fabiano de Vavá, que buscou a reeleição, recebeu 2.293 votos, enquanto Raniere Moura, apoiado pelo prefeito Tiquinho, somou 2.028 votos. Por sua vez, Gá, candidato que teve o respaldo do atual prefeito Babá Pereira, alcançou 4.870 votos.

Além de Bom Jesus, Barcelona, Ruy Barbosa e São Tomé também tiveram seus novos prefeitos eleitos, refletindo a força do PL no RN.

Confira a lista das cidades:

1. Arez
2. ⁠Bodo
3. ⁠Bom Jesus
4. ⁠Barcelona
5. ⁠Carnaubais
6. ⁠Coronel Ezequiel
7. ⁠Extremoz
8. ⁠Encanto
9. ⁠Ipanguaçu
10. ⁠Lajes Pintada
11. ⁠Nísia Floresta
12. ⁠Ouro Branco
13. ⁠Rui Barbosa
14. ⁠Rodolfo Fernandes
15. ⁠São Tomé
16. ⁠Tibau do Sul
17. ⁠Tenente Ananias
18. ⁠Venha-Ver

PL elegeu vice-prefeitos:

1. Arez
2. ⁠Afonso Bezerra
3. ⁠Baia Formosa
4. ⁠Bodó
5. ⁠Cel. Ezequiel
6. ⁠Goianinha
7. ⁠Jardim de Angicos
8. ⁠Lagoa Nova
9. ⁠Luís Gomes
10. ⁠Marcelino Vieira
11. ⁠Pedro Avelino
12. ⁠Pedro Velho
13. ⁠Paraů
14. ⁠Rafael Fernandes
15. ⁠Rui Barbosa
16. ⁠Riacho da Cruz
17. ⁠Vera Cruz
18. ⁠Passagem
19. ⁠Pureza
20. ⁠São Bento do Trairi
21. ⁠São José do Serido
22. ⁠São Vicente
23. ⁠Gov. Dix-Sept Rosado
24. ⁠Tenente Laurentino Cruz

Joca Basílio se reelege prefeito em Riachuelo-RN: “Agora é olhar para frente e continuar trabalhando para Riachuelo seguir no rumo do progresso”

Joca Basílio garantiu a vitória nas urnas neste domingo (6), sendo reeleito prefeito de Riachuelo-RN com 3.374 votos, superando sua principal adversária, ex-prefeita Mara Cavalcanti, por uma diferença de 523 votos. Com o resultado, Joca está pronto para dar continuidade à sua administração por mais quatro anos.

Logo após o anúncio da vitória, Joca Basílio saiu em passeata que percorreu as ruas da cidade ao lado da vice-prefeita Clébia Sena e junto aos seus apoiadores, expressando gratidão e comemorando efusivamente a conquista que consolida sua liderança política.

O prefeito agradeceu, dizendo: ” Fizemos uma linda campanha, feita de verdade e de propostas reais. O povo reconheceu e nós seremos eternamente gratos. Escrevemos mais um lindo capítulo na história política de Riachuelo”

Desde o início, Joca se manteve à frente das pesquisas, oscilando entre 53 e 60% das intenções de voto (ele teve 54% dos votos válidos), o que lhe garantiu uma vantagem significativa em relação a Mara Cavalcanti, que obteve 2.851 votos.

Joca fez questão de ressaltar que será o prefeito de todos, sem distinção. “Agora é hora de agradecer, olhar para frente e continuar trabalhando para Riachuelo seguir no rumo do progresso. O zelo, a responsabilidade e a dedicação continuam porque cuidar bem da nossa gente e do município é a nossa missão”, concluiu.

“Esta vitória pertence ao povo livre da nossa Trampolim da Vitória”, diz Nilda após ser eleita 1ª prefeita da história de Parnamirim

Pela primeira vez na história, Parnamirim será administrada por uma mulher. Aos 57 anos, Raimunda Nilda da Silva Cruz, mais conhecida como Professora Nilda (Solidariedade), foi eleita prefeita do município neste domingo (6) com 47.882 votos, o equivalente a 46,92% dos votos válidos. A vice-prefeita eleita na chapa é Kátia Pires (União Brasil).

Logo após a proclamação do resultado pela Justiça Eleitoral, Nilda foi às ruas de Parnamirim. No chão e ao lado de uma multidão de apoiadores, ela caminhou pela cidade até chegar à Cohabinal, onde fica a sede da Prefeitura – de onde ela vai administrar a partir de 1º de janeiro de 2025.

Além de ser a primeira mulher eleita prefeita da história de Parnamirim, Nilda conseguiu outro feito: derrotar o grupo político que administra a cidade há 24 anos. Em seu primeiro discurso como prefeita eleita, Nilda agradeceu pela votação e prometeu honrar cada voto com “muito trabalho”. Ela repetiu o lema da campanha e garantiu que vai “devolver Parnamirim às mãos do povo”.

“Nós lutamos muito. Esta vitória pertence ao povo livre da nossa Trampolim da Vitória. Meu muito obrigada! Vocês conhecem a Professora Nilda. Vocês deram este voto de confiança porque sabem que essas duas mulheres vão cuidar de vocês como uma mãe cuida dos seus filhos”, afirmou Nilda, ao lado da vice, Kátia Pires.

Em conversa com a imprensa, Nilda destacou que sua campanha foi “pé no chão”. “É um dia para agradecer a Deus por tudo. Pela força que Deus nos deu de estar lutando contra o sistema político que estava enraizado havia mais de 15 anos. E graças a Deus, o povo de Parnamirim abraçou este projeto. Foi uma campanha muito pé no chão, casa a casa, rua a rua. Tivemos a oportunidade de dialogar com as pessoas, ouvir os anseios do povo de Parnamirim. E estamos ao lado do povo. Gratidão!”, declarou a prefeita.

Agora como prefeita eleita, Nilda se volta para a formação da equipe de transição e do governo que começará em 1º de janeiro. Ela garantiu que seus auxiliares serão escolhidos pelo critério técnico. “Nós vamos formar uma equipe técnica. Faremos tudo como rege a lei. E vamos fazer um trabalho justo para o povo de Parnamirim”, finalizou a prefeita eleita.

Biografia

Raimunda Nilda da Silva Cruz nasceu em 26 de junho de 1967 no distrito de Pedras, município de Morada Nova (CE), mas construiu parcela decisiva de sua vida na cidade de Parnamirim, onde chegou muito jovem.

Quando chegou à cidade, em 1984, trabalhou como empregada doméstica e costureira para ajudar a família e conseguir estudar. Ela se formou em Pedagogia, tendo sido aprovada em seguida em concursos para professora do Estado e do Município.

Filha de agricultores, casada, cristã e mãe de duas filhas, Nilda foi a primeira vereadora negra da história de Parnamirim, entre 2017 e 2020, quando saiu da Câmara para ser candidata a prefeita, conquistando naquele pleito mais de 32 mil votos. Em 2022, foi candidata a deputada federal pelo partido Solidariedade, sendo a mais votada em Parnamirim. E agora em 2024, disputou a Prefeitura pela segunda vez, vencendo o pleito com mais de 47 mil votos.