Circula nos bastidores a possibilidade de que o prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique, venha a ser o nome escolhido pela situação para concorrer à presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).
Fontes próximas apontam que ele conta com o apoio do vice-governador Walter Alves, mas ainda não há confirmação oficial.
A disputa pela liderança da FEMURN começa a movimentar prefeitos e lideranças políticas, que buscam definir estratégias para o próximo ano.
O prefeito Juninho de Kerginaldo deu início às nomeações da nova equipe de secretariado e anunciou a futura Secretária de Saúde do município: Ana Celi da Costa. Com uma sólida trajetória na área de enfermagem e vasta experiência em gestão de saúde, Ana Celi chega com o compromisso de fortalecer e renovar o atendimento à saúde da população elói-de-souzense.
A profissional possui um extenso currículo que inclui passagens em cargos de alta responsabilidade em diferentes instituições de saúde no Rio Grande do Norte. Atuou como enfermeira no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, foi Gerente de Enfermagem no Hospital São Rafael e no Hospital Dia Santa Laura, além de exercer funções de liderança como Diretora Geral do Hospital Municipal de Touros e Diretora Administrativa do Hospital dos Pescadores, em Natal. Ana Celi também acumulou experiência na administração pública, ocupando o cargo de Secretária de Saúde em Extremoz e Poço Branco, e teve importantes contribuições na Secretaria Municipal de Saúde de Natal, onde atuou como Chefe de Recursos Humanos do Distrito Sanitário Sul e Diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
Para o prefeito Juninho, a escolha de Ana Celi representa um passo decisivo para a área da saúde no município. “Seja bem-vinda, Ana Celi! Estamos muito felizes em tê-la em nossa equipe e confiantes de que você terá uma trajetória de sucesso conosco. Em breve, divulgaremos os demais secretários em nossas redes sociais.”, declarou Juninho.
O prefeito de São Tomé, Babá Pereira, participou nesta quinta-feira (31) do Justiça na Praça, edição realizada no município de Mossoró, na Estação das Artes Elizeu Ventania. Junto ao prefeito, esteve presente a primeira-dama da cidade, Elda Marilda; o prefeito de Várzea, Pedro Sales; o deputado estadual Drº Kerginaldo e demais.
O programa “Justiça na Praça” é realizado por meio do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS). O objetivo é a promoção de ações socioambientais, de saúde, de cidadania e de lazer em parceria com órgãos e instituições públicas e privadas. “Estar aqui em Mossoró no dia de hoje, eu fico muito honrado, porque a gente está vendo a grandeza do evento. A previsão é que cerca de 3.000 atendimentos sejam realizados. Um evento grande com diversos parceiros. Nós estamos muito alegres por isso. Esse lado social do poder Judiciário aproxima a Justiça da população. A Justiça vem à praça pública com um apoio decisivo da Prefeitura”, pontuou o desembargador Saraiva Sobrinho, coordenador-geral da ação.
O deputado estadual Ubaldo Fernandes solicitou nesta terça-feira (29) ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a Operação tapa-buraco no trecho da cidade de São Pedro até a RN-120, retorno para a cidade de São Paulo do Potengi. O pedido se deu através do ex-prefeito da cidade, João de Deus.
“Esta obra ira beneficiar o fluxo viário na região, trazendo assim mobilidade e segurança viária aos motoristas que lá transitam, como também auxiliando na qualidade do fluxo aos caminhoneiros”, disse o deputado.
O Dia de Finados, no próximo sábado, será muito especial nos cemitérios do Grupo Leão & Vila que está com uma programação cheia de emoção para esse dia de ressignificar. São missas e apresentações musicais que trarão o tom desse data de tanta saudade.
No Cemitério Vila Flor, em Macaíba, a programação começa às 9h com uma apresentação musical. E logo em seguida, às 10h, será celebrada uma missa. Serão quatro apresentações musicais no decorrer do dia e às 16h será celebrada outra missa.
O cemitério Vila Park, na zona Norte da capital potiguar, terá uma programação semelhante, com a missa também às 10h e três apresentações musicais no decorrer desse sábado.
A Grupo Leão & Vila também preparou para ambos os cemitérios uma estrutura kids focada em atividades para as crianças.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, fez mudanças no secretariado municipal. Ex-secretária de Planejamento de Natal e vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, vai ser a secretária Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privada.
Essa pasta era ocupada por Danielle Mafra, que estava como interina da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
Mafra foi exonerada da pasta de Concessões e Parcerias Público-Privada e efetivada na Funcarte.
Eleita vice-prefeita na chapa com Paulinho Freire, Joanna Guerra foi indicada por ele como a coordenadora da equipe de transição da nova gestão municipal.
As mudanças no primeiro escalão da atual gestão foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial do Município.
O senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para que seja investigado o uso da Granja do Torto, uma residência oficial da Presidência da República, como local de gravação de propagandas eleitorais em benefício de candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação foi protocolada na quarta-feira (30) e denuncia o que o senador considera uma flagrante utilização da máquina pública para fins eleitorais, em violação aos princípios constitucionais que regem a administração pública.
O líder da oposição no Senado identificou indícios claros de que a estrutura da Granja do Torto foi usada de forma indevida para promover a campanha de aliados de Lula. Reportagens recentes, publicadas durante o segundo turno das eleições municipais, destacaram que a residência oficial, que deve servir apenas para atividades institucionais, teria sido convertida em comitê de campanha para gravações que visavam beneficiar eleitoralmente os candidatos da base governista. O senador argumenta que tal prática representa um uso abusivo de recursos do Estado para influenciar o processo eleitoral.
Rogério Marinho pede ao TCU que investigue detalhadamente as circunstâncias em que a Granja do Torto foi usada para fins eleitorais. Ele pede que o órgão tome medidas imediatas para impedir novos usos irregulares e que apure as responsabilidades administrativas dos envolvidos. Ele argumenta que é fundamental proteger o patrimônio público de abusos que possam comprometer a confiança na gestão governamental e na lisura do processo eleitoral.
“Lula usou a máquina pública para gravar propaganda eleitoral para aliados, enquanto o presidente Jair Bolsonaro foi proibido, em 2022, de fazer lives oficiais durante a campanha. Pedimos ao TCU, portanto, que investigue essa clara manipulação de recursos do Estado. Precisamos proteger a democracia de práticas que subvertem a igualdade, a coerência e a lei!”, declarou o líder da oposição em publicação nas redes sociais.
Do lado da oposição, a chapa “ABC + Forte” lançou Eduardo Machado para a presidência e Judery Fonseca para a vice-presidência. No ato de inscrição, Eduardo Machado destacou os cinco pilares que fundamentam sua proposta de gestão: fortalecimento da marca, profissionalização, estrutura, transparência e responsabilidade financeira.
“Precisamos de um ABC forte, competitivo e reacender no torcedor o sentimento de pertencimento ao clube. Nosso projeto é coletivo e profissionalizado, vamos trabalhar para concretizá-lo”, afirmou a conselheira e torcedora Érica Araripe, presente no evento de lançamento da candidatura da chapa “ABC + Forte”. Segundo ela, a candidatura de Eduardo representa uma renovação e reforça o sentimento de pertencimento entre os torcedores.O ABC Futebol Clube encerrou nesta terça-feira 29 o prazo para inscrição das chapas que disputarão a presidência do clube nas eleições do próximo dia 24 de novembro. Dois grupos foram oficializados e já começaram suas campanhas.
A chapa “ABC, a Paixão que Nos Move” será liderada por Irapoã Nóbrega como candidato a presidente executivo, com Fábio Freire como vice-presidente. A formação dessa chapa resultou de um acordo com Wilson Cardoso, que inicialmente pretendia lançar sua própria candidatura, mas aceitou compor como presidente do Conselho Deliberativo.
Em declarações, Irapoã ressaltou a necessidade de uma gestão unida e focada nas finanças do clube: “Necessitamos da união, porque o maior clube do nosso estado precisa estar mobilizado para favorecer o desenvolvimento da gestão”. Irapoã afirmou ainda que é necessário eliminar as dívidas: “Principalmente as dívidas trabalhistas estão prejudicando tanto qualquer planejamento que venha a ser feito para o futebol.”
Judery Fonseca, candidato a vice-presidente na chapa “ABC + Forte”, celebrou o ambiente democrático no clube: “É um momento de festejar a democracia alvinegra. Estamos dispostos a colocar todo nosso empenho e dedicação neste pleito. Transmitindo ao torcedor esse sentimento de que somos a melhor opção e estamos preparados”.
Com as duas chapas definidas e o cenário de disputa ajustado, a eleição promete engajamento intenso dos associados e das torcidas organizadas. A expectativa agora é de uma eleição marcada por debates sobre gestão e o futuro do clube.
Nesta quarta-feira (30), em Brasília, o deputado federal João Maia participou de duas importantes reuniões, uma com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a outra com o Ministro do Turismo Celso Sabino. Em pauta, o Rio Grande do Norte e as necessidades de ações para melhoria de vida nos municípios e impulsionamento do turismo no Estado.
Durante a conversa com o Ministro Alexandre Padilha, o deputado tratou sobre apoio federal. “Discutimos oportunidades de apoio federal que possam fortalecer o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades. Seguimos firmes em busca de mais para o RN”, disse João Maia.
No encontro com o Ministro Celso Sabino, os assuntos foram ações e parcerias estratégicas para fortalecer o turismo nos municípios do Rio Grande do Norte. “Com esse alinhamento, vamos impulsionar o turismo e garantir investimentos que façam a diferença na vida da nossa gente. Juntos, seguimos firmes em prol do desenvolvimento do nosso RN!”, garante o deputado.
Nos bastidores, ganha força a possível ida de Robinson Faria para o Republicanos, com intenção de assumir o comando da legenda no RN.
Sua proximidade com o deputado Hugo Motta sugere uma articulação estratégica.
Em paralelo, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que saiu fortalecido nas eleições ao eleger seu sucessor, Paulinho Freire (União Brasil), comentasse nos bastidores que o mesmo tem mantido diálogos com José Agripino, líder estadual do União Brasil.
Essa aproximação indicaria que Álvaro poderá migrar para o União Brasil, abrindo espaço para Robinson no Republicanos.
Estariam ambos preparando um redesenho partidário que reforçaria suas posições políticas no estado?