1 de julho de 2024

Alta rejeição a Taveira torna ainda mais difícil a pré-campanha de Salatiel Descondenado de Souza

Não está fácil a pré-campanha de Salatiel Descondenado de Souza, que permanece estagnado em Parnamirim.

Dois fatores pesam negativamente contra o pré-candidato.

Primeiramente, o óbvio: o fato de ser descondenado.

Em segundo, a alta rejeição do atual prefeito Taveira.

Nesta pré-campanha, Taveira, mais do que um apoiador, é um pai.

Para a oposição.

Blog Silvério Filho

Passageira diz que pessoas ‘voaram’ para o teto do avião durante turbulência em voo desviado para Natal: ‘Desespero’

Sandra Saldaña estava no voo da Air Europa — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Uma passageira que estava no voo da Air Europa que foi desviado e fez um pouso de emergência no Aeroporto de Natal após forte turbulência na madrugada desta segunda-feira (1º) disse que algumas pessoas “voaram” para o teto da aeronave durante o incidente.

A boliviana Sandra Saldaña ficou com o braço esquerdo ferido. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Metropolitana de Natal, pelo menos 30 passageiros foram atendidos.

“Foi muito desespero, porque teve gente que saiu voando para o teto e caiu. E a proteção do teto caiu em cima das pessoas”, relatou a passageira.

Segundo a boliviana, as pessoas que foram arremessadas para o teto da aeronave estavam sem cinto de segurança.

Sandra Saldaña disse que, durante a turbulência, o clima entre os passageiros foi de desespero e que ela pensou que iria morrer. “Acho que todos pensamos isso [que íamos morrer]. Porque foi muito forte”, relatou.

O voo seguia da Espanha para o Uruguai com 325 passageiros, segundo a companhia aérea, e precisou ser desviado devido “à natureza da turbulência e por razões de segurança”.

Maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, para onde alguns passageiros foram levados, confirmou a entrada de 23 pacientes até 9h30 desta segunda (1º).

A passageira boliviana relatou ainda que quem estava dentro do avião sequer foi avisado da turbulência.

“A maioria estava dormindo. Fazia 6 horas que a gente havia saído de Madri com destino a Montevidéu e, de repente, não teve aviso de turbulência, nem nada: teve um pequeno descenso e, na continuação, teve um descenso muito grande”, disse.

Segundo ela, a sensação foi de alívio quando o avião conseguiu pousar em Natal.

Passageiros sendo atendido no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

G1 RN

Servidores do Ibama/RN entram em greve a partir da próxima quarta-feira

Os servidores públicos federais do Instituto do Meio Ambiente e dos Recurso Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte entram em greve a partir da próxima quarta-feira (3) com o objetivo de reivindicar o reajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e reestruturação das carreiras da categoria. O comunicado foi feito pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente do Estado (Ascema/RN), que se junta à paralisação anunciada pelos servidores do Instituto Chico Mendes, Ministério de Meio Ambiente (MMA), Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Ibama de outros 20 estados e do Distrito Federal. Durante a paralisação, a categoria definiu uma lista com atividades essenciais a serem mantidas.

De acordo com a Ascema/RN, a deflagração da greve foi decidida em assembleia realizada entre os servidores no último dia 28 de junho e representa o último recurso da categoria. “Essa decisão pela greve é o último recurso dos servidores públicos após as inúmeras tratativas de reajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e reestruturação das carreiras dos servidores”, diz a entidade em nota.

Em ofício conjunto, encaminhado à Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, a Condesef e a Fenadsef comunicaram que um dos fatores que levaram à decisão da greve foi a negativa do MGI em discutir a contraproposta dos servidores da carreira de especialista em meio ambiente e do PECMA. O documento foi encaminhado pelas entidades no último dia 9 de maio. Após esse momento, várias assembleias entre os trabalhadores foram realizadas, chegando a decisão final de paralisação das atividades.

Para não afetar as demandas associadas à proteção do meio ambiente, ficou decidido que algumas atividades consideradas essenciais pela categoria serão mantidas durante a greve. Entre elas, estão os atendimentos aos acionamentos emergenciais para coibir infrações ambientais, manutenção de 10% dos servidores para atuarem em questões voltadas ao licenciamento ambiental e atendimento a 100% dos acionamentos para operações de resgate à fauna.

“Ressaltamos que as atividades consideradas essenciais destacadas refletem o entendimento não exaustivo da representação dos servidores da área ambiental, de modo que situações específicas poderão ser mediadas junto ao Comando Nacional de Greve”, dizem as entidades no ofício.

Tribuna do Norte

Mercadinho em Neópolis, Natal, é totalmente destruído por incêndio

Durante as primeiras horas da manhã de hoje, um fogo devastou completamente um pequeno mercado situado em Neópolis, bairro da zona Sul de Natal.

Por volta das 3h, o Corpo de Bombeiros Militar foi chamado para controlar o incêndio. O estabelecimento comercial afetado está localizado na Avenida dos Pinheiros.

incendio.jpeg

Avião faz pouso de emergência no Aeroporto Aluízio Alves

Foto: Divulgação/Emprotur

Um avião que fazia o trajeto Amsterdã-Montevideo fez um pouso de emergência na madrugada desta segunda-feira (1°), no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. O motivo do pouso foi devido a uma turbulência e falta de oxigênio. O pouso ocorreu às 2h32. A equipe do Corpo de Bombeiros e Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já deram suporte aos 30 passageiros que estavam no voo.

Além deles, também foi necessário solicitar ambulâncias do Samu Metropolitano e do Samu Natal. Segundo a assessoria do aeroporto, os passageiros foram atendidos e encaminhados a unidade de saúde mais próxima da região para realizarem atendimento médico. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que a maioria das pessoas foram encaminhadas ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Confira a nota do Aeroporto:

A Zurich Airport Brasil confirma o pouso de emergência ocorrido durante a madrugada desta segunda-feira (01), no Natal Airport.

Um avião da cia aérea Air Europa, que fazia o trajeto Amsterdã-Montevideo, realizou um pouso de emergência devido a uma turbulência, necessitando de apoio médico para alguns aos passageiros, que foram encaminhados a unidade de saúde mais próxima da região para realizarem atendimento médico.

Confira a nota da Sesap:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio Grande do Norte, realizou a remoção de 30 pessoas que estavam no voo que fazia o trajeto entre Madri e Montevidéu e realizou pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Natal na madrugada desta segunda-feira (1°). O SAMU RN foi acionado pela concessionária que gere o aeroporto e atendeu a ocorrência com 15 ambulâncias, com apoio de unidades do SAMU Natal, do Corpo de Bombeiros e do próprio aeroporto. Os passageiros foram avaliados e encaminhados a hospitais na capital, em sua maioria para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Tribuna do Norte