23 de abril de 2024

SITUAÇÃO GRAVE: Funcionários entram em greve por falta de pagamento em Senador Elói de Souza

Funcionários contratados da Escola Municipal Doutor José Lins (Educação Infantil – Creche e Pré-escola), em Lagoa dos Cavalos, na Zona Rural do município de Senador Elói de Souza, entraram em greve por tempo indeterminado.

Ficando em torno de 90 alunos sem aula nos próximos dias.

Em comunicado emitido aos pais dos alunos, a escola afirma que a suspensão das atividades se deve à falta de pagamento aos funcionários. “Assim que obtivermos um retorno sobre o assunto em questão, retomaremos nossas atividades com todos os funcionários imediatamente”, afirma ainda a nota.

É lamentável ver uma gestão que não valoriza seus funcionários com salários em dia. Há muito tempo que noticiamos as várias situações que os funcionários vêm enfrentando na gestão Maciel Gomes.

Aqui fica aberto o espaço para esclarecimento da Prefeitura Municipal.

Tomba Farias chama atenção para bloqueio de audiência pública em Afonso Bezerra


O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) utilizou o horário destinado às lideranças partidárias na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para abordar dois temas. Abrindo sua fala na manhã desta terça-feira (23), o parlamentar trouxe à tona uma situação envolvendo a cidade de Afonso Bezerra.

O primeiro tema tratado pelo deputado diz respeito a audiência pública sobre transporte escolar, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores do município. No entanto, a presidente da Câmara Municipal proibiu a realização do evento nas dependências da Casa Legislativa. Tomba Farias expressou sua indignação com o ocorrido.

“Não podemos aceitar. Nos tempos que vivemos hoje, de democracia, as portas da Casa do Povo foram fechadas e a audiência aconteceu no meio da rua. Não quero acreditar que isto esteja acontecendo na cidade de Afonso Bezerra”, afirmou expressando indignação.

Tomba Farias sugeriu que os vereadores convoquem o Ministério Público para comunicar sobre tal medida tomada pela presidente da Câmara Municipal. “Isso é um absurdo. É inadmissível”, classificou.

Além disso, o parlamentar voltou a cobrar o pagamento das emendas parlamentares, destacando que na semana passada foi realizada uma reunião com 14 parlamentares para tratar do assunto. Durante a reunião, segundo ele, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco do PT, não conseguiu definir um valor exato para o pagamento e o acordado para esta terça-feira (23) novamente deixou de ser cumprido. Tomba Farias exigiu que o compromisso fosse honrado para beneficiar os municípios do estado.

O horário destinado às lideranças partidárias é uma oportunidade para os líderes se pronunciarem sobre temas relevantes para as bancadas que representam.

Subtenente Eliabe lança pré-candidatura a vereador de Natal

Foto: Divulgação

A noite da última segunda-feira, 22, marcou o lançamento da pré-candidatura a vereador do Subtenente Eliabe em Natal pelo Partido Liberal (PL). O momento, que lotou um salão de eventos na Zona Norte de Natal, contou com a presença de eleitores e apoiadores do policial, bem como de parlamentares como o deputado federal Sargento Gonçalves e o deputado estadual Coronel Azevedo, compatriotas de partido.

“A vida me exigiu coragem quando saí de Riachuelo para Natal em 1989, para buscar oportunidades pra mim e minha família. Exigiu coragem para lutar pelos meus irmãos policiais e bombeiros militares, e agora sigo nesse propósito de servir às pessoas, colocando o meu nome à disposição da cidade de Natal nessas eleições.”, disse Eliabe em discurso, emocionado.

Subtenente Eliabe foi deputado estadual na última legislatura e destacou-se à frente da luta em defesa de uma segurança melhor para profissionais e população, como representante das categorias policial e bombeiro militar. Nas eleições de 2022, Eliabe obteve expressivos 6.491 votos na capital potiguar, refletindo o serviço prestado à capital potiguar enquanto parlamentar e profissional de segurança pública.

Prazo para Regularização Eleitoral se aproxima: Cartório Eleitoral de São Paulo do Potengi amplia horário de atendimento

O Cartório Eleitoral de São Paulo do Potengi emitiu um comunicado alertando os eleitores sobre o prazo para tirar a primeira via do título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral. Com o objetivo de atender a todos os eleitores, o Cartório Eleitoral ampliou seu horário de atendimento.

De acordo com o comunicado, o atendimento especial no Cartório será estendido até o dia 8 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem interrupção. No entanto, para garantir um atendimento eficiente, serão distribuídas fichas limitadas diariamente, seguindo as diretrizes estabelecidas na Portaria 002/2024-08aZE.

Além disso, o TRE-RN disponibiliza um serviço de Autoatendimento Eleitoral online, acessível através do portal oficial (www.tre-rn.jus.br), onde os eleitores que já possuem biometria cadastrada podem solicitar remotamente serviços como alteração de dados cadastrais, regularização do título e transferência de domicílio eleitoral.

É importante ressaltar que, de acordo com a legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), nenhum pedido de inscrição eleitoral ou transferência será aceito nos 150 dias que antecedem a data da votação. Portanto, o prazo para realização de alterações no cadastro eleitoral encerra-se no dia 8 de maio deste ano.

Para ser atendido no Cartório Eleitoral de São Paulo do Potengi, os interessados devem apresentar um documento oficial de identidade e um comprovante de residência emitido há no máximo 3 meses, tanto os originais quanto as cópias.

Com o prazo se aproximando, é fundamental que os eleitores que necessitam regularizar sua situação eleitoral ou realizar alguma alteração estejam atentos e aproveitem a ampliação do horário de atendimento no Cartório e o serviço de autoatendimento online disponibilizado pelo TRE-RN.

Escândalo na Merenda: CGU denuncia Superfaturamento e Câmara de Riachuelo instaura CPI contra ex-prefeita Mara Cavalcanti

A Câmara Municipal de Riachuelo baseado no relatório emitido pela Controladoria Geral da União (CGU) por superfaturamento da merenda escolar com recursos federais repassados pelo FNDE, instaurou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar essa possível irregularidade na aplicação dos recursos (destinados à merenda escolar) durante o ano de 2019, na gestão da ex-prefeita Mara Cavalcanti.

O requerimento para a instauração da CPI foi apresentado pelos vereadores Rêmulo Araújo Basílio, Maria das Neves Basílio Cavalcanti Filha Avelino, Washington José Alves Fagundes de Melo e Valdenis dos Santos. O parecer emitido pela Casa Legislativa confirmou que o requerimento atende a todos os critérios necessários e estabelece um prazo adequado para a conclusão dos trabalhos.

A designação dos membros da CPI será realizada na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal, seguindo o regimento interno. Os cidadãos esperam que essa investigação traga à tona a verdade sobre a destinação dos recursos públicos, garantindo a transparência e a responsabilização, se necessário, dos envolvidos.

Vale salientar, que o município de Riachuelo encontra-se com os recursos suspensos em detrimento a constatação aferida pela CGU, referente ao exercício de 2019, podendo comprometer as atividades escolares da rede municipal de ensino por falta de merenda.

BLOG LUCAS TAVARES publicará no próximo domingo (28) pesquisa DATA CENSUS realizada em Santa Maria


No próximo domingo (28) o nosso Blog em parceria com a DATA CENSUS LTDA, divulgará uma pesquisa sobre o cenário político de Santa Maria para as eleições de 2024.

A pesquisa foi registrada no TRE-RN com o número RN-01023/2024, entrevistou 356 pessoas entre os dias 20 e 21 de abril. O nível de confiança estimado é de 95% (noventa e cinco por cento) para uma margem de erro estimada, considerando uma técnica de amostragem aleatória simples, de aproximadamente 5 (cinco) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos.

Policiais Civis decidem deflagrar paralisação geral a partir desta terça-feira (23)


Foto: Sinpol/RN

Em Assembleia Geral na noite desta segunda-feira, 22, os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram iniciar uma paralisação geral a partir desta terça-feira, 23.

“A governadora Fátima Bezerra considera os policiais civis medíocres, pois as propostas apresentadas pelo Executivo têm sido medíocres, que não reconhecem e nem valorizam todo o trabalho que essa categoria tem feito pela Segurança Pública”, comenta Nilton Arruda.

Na tarde desta segunda, mais uma rodada de negociação foi realizada com a equipe do Governo. Na ocasião, o SINPOL-RN e demais entidades aguardavam uma sinalização em relação à proposta de 10% que havia sido aprovada pelos Policiais Civis na última sexta-feira e seria avaliada pelo Comitê Gestor do Estado.

“No entanto, o Governo veio com nova proposta de apenas 5.3%, mais uma vez retrocedendo e desrespeitando os Policiais Civis. Dessa forma, a categoria chegou ao limite e decidiu adotar uma atitude mais dura de luta”, destaca o presidente do SINPOL-RN.

A partir das 8h desta terça-feira os policiais civis devem se concentrar em frente à Central de Flagrantes, em Natal. A categoria também pretende fechar as unidades da PCRN para que a categoria esteja mobilizada.

98 FM Natal