3 de janeiro de 2024

Ato em Brasília vai lembrar 8 de janeiro; Fátima e Natália confirmam presença

Radicais bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, insatisfeitos com a derrota de Jair Bolsonaro na eleição de 2022 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na próxima segunda-feira 8, acontecerá no Senado Federal, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), um “ato pela democracia” convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cerimônia tem como intuito lembrar os ataques golpistas que aconteceram na mesma data um ano atrás. Do Rio Grande do Norte, já confirmaram presença na solenidade a governadora Fátima Bezerra (PT) e a deputada federal Natália Bonavides (PT).

Os ataques foram organizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), insatisfeitos com a vitória de Lula. Segundo Bonavides, o ato democrático em 8 de janeiro será um marco na defesa da democracia do País, que vai unir presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, além de governadores e movimentos sociais.

“Há um ano tivemos uma tentativa fracassada de golpe de Estado por apoiadores do ex-presidente, que não aceitavam o resultado das eleições, e agora é hora de reafirmar que o País não tolera autoritarismo. Apesar de toda a destruição material e dos furtos, as instituições se fortaleceram ainda mais depois desse episódio lamentável”, disse a parlamentar.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappeli, até esta quinta-feira 4 autoridades da área da segurança dos Três Poderes irão apresentar um plano integrado de ações para garantir o ato democrático, monitorando ameaças de ataques às instituições democráticas. Além disso, o secretário informou que até o momento não foi identificado nada que gere preocupação.

“Mas o trabalho [preventivo, de prontidão e de monitoramento] é fundamental para que tudo corra bem”, afirmou Capelli.

Cappeli se reuniu na última terça-feira 26 com representantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), chefes de segurança do Senado, do STF e da Secretaria Nacional de Segurança Pública para viabilizar a troca de informações e a integração de forças para a realização da ocasião.

Agora RN

Cosern pede desculpas, lamenta transtornos e se solidariza com população e visitantes que vieram ao RN na virada do ano

Após uma série de transtornos em razão de constantes quedas de energia e interrupção do fornecimento de energia elétrica por várias horas em alguns bairros de Natal e principalmente em praias do Litoral Sul potiguar, a Neoenergia Cosern emitiu um comunicado à imprensa nesta terça-feira (2).

Além do pedido de desculpas, a empresa disse que lamenta os transtornos e se solidaria com a população potiguar e visitantes que escolheram o RN como destino para a virada de ano. Leia a íntegra do comunicado abaixo:

Comunicado à imprensa

A Neoenergia Cosern vem a público pedir desculpas e dizer que lamenta, profundamente, os transtornos causados em um momento importante na vida das pessoas como o réveillon. A distribuidora se solidariza com os potiguares e visitantes, sobretudo, das localidades do Litoral Sul do estado. Como empresa prestadora de um serviço essencial, a distribuidora reforça sua responsabilidade e o seu compromisso de sempre empenhar todos os esforços para assegurar a qualidade do fornecimento de energia em toda a sua área de concessão.

Especificamente em relação às ocorrências em áreas do Litoral Sul, a Neoenergia Cosern esclarece que registrou um aumento na demanda por energia de 33% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em decorrência dessa elevação incomum, houve atuação automática dos sistemas de proteção da rede elétrica, evitando riscos para população e, consequentemente, provocando desligamentos.

Ao constatar as ocorrências, imediatamente, a empresa colocou em prática o plano emergencial para atender aos chamados com a maior brevidade possível. Em alguns casos, o tempo de atendimento foi prejudicado em razão da dificuldade de deslocamento das viaturas na ocasião, somado à complexidade dos reparos.

Comprometida com a prestação de um serviço de qualidade, adicionalmente, a Neoenergia Cosern reforçou o plano de inspeção e manutenção da rede elétrica, executado desde julho de 2023 em todo o litoral. O Plano Verão se estenderá até o carnaval e tem a finalidade de reforçar a confiabilidade do sistema elétrico potiguar.

Por fim, a Neoenergia Cosern reitera, novamente, o compromisso na prestação dos bons serviços que os potiguares merecem e se coloca à disposição da sociedade.

Blog do BG

Bastidores da Política: a chegada do novo ano e os rumos políticos de São Paulo do Potengi

À medida que 2024 se estabelece como o ano da renovação política em São Paulo do Potengi, um elenco de figuras notáveis emerge como potenciais protagonistas para as eleições vindouras. Tais como: Guilherme Dantas, ex-secretário, se destaca como uma opção com bagagem e experiência na administração pública. Sua visão estratégica e conhecimento das demandas locais o posicionam como nome novo capaz de conduzir a cidade por caminhos inovadores.

Por outro lado, o ex-prefeito Naldinho ressurge como uma força reconhecida. Ainda enfrenta alguns desafios por parte do eleitorado, até mesmo do próprio grupo político. Tais pesquisas mostram a crescente rejeição.

Entretanto, a arena política também traz o nome do atual vice-prefeito João Maria e o gestor em exercício Pacelli Souto. João Maria tenta emplacar seu nome, não soube politicamente fazer (seu nome) despontar como o preferido, não tem ainda o traquejo político.

Por outro lado, vem o atual gestor, que vai tentar sua reeleição. Alguns dizem que não irá, outros apostam com unhas e dentes que ele é reeleito novamente. Só o tempo irá nos dizer…

Aguardemos!

À medida que a eleição se desenha, os cidadãos de São Paulo do Potengi se veem diante de uma escolha complexa, entre a experiência consolidada, a inovação promissora e as propostas de continuidade. A diversidade de candidatos promete uma campanha eleitoral vibrante, onde as diferentes visões para o futuro da cidade serão debatidas e avaliadas pelo eleitorado. Onde os eleitores irão buscar por uma liderança comprometida com o progresso e o bem-estar coletivo.

Vamos aguardar os fatos.

2024 chegou…