Uma delegação de representantes do Geoparque Seridó está no Marrocos para participar da 10ª conferência mundial de geoparques da UNESCO e presenciou o terremoto que atingiu o país africano na noite da última sexta-feira (8).
Hospedada em Marrakesh, capital marroquina, a diretora executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, Janaína Medeiros relatou os momentos de terror à reportagem da Jovem Pan News Natal: “tivemos uma experiência que achei que nunca passaria na vida, que foi viver um terremoto. A sensação era que estávamos surfando em ondas, a terra começou a tremer e a gente correu para um lugar aberto e sem perigo de cair algo”.
Além de Janaína Medeiros, a delegação potiguar é composta por Silas Samuel, coordenador de comunicação, Matheus Lisboa, coordenador científico adjunto, e Marcos Nascimento, coordenador científico do grupo. De acordo com Janaína todos estão bem, sem ferimentos e até o momento não enfrentam restrições de acesso a serviços como água, alimentação, internet e transporte.
O coordenador científico do Geoparque Seridó, o geólogo Marcos Nascimento, relatou a cronologia dos acontecimentos: “o tremor foi de uma magnitude alta, 6,8 na escala e em toda a cidade histórica de Marrakesh foram registradas a queda de muros e outros tipos de acidente. Cerca de 19 minutos depois, tivemos um segundo tremor de 4,9”.
Janaína Medeiros fez questão de tranquilizar a todos e mandou uma mensagem de força aos marroquinos: “fiquem tranquilos porque todas as delegações dos geoparques mundiais da UNESCO estão bem. Rezem junto com a gente para que essa cidade volte a ser o lugar que nos apaixonou desde o primeiro dia. Um povo hospitaleiro, que lembra muito o Seridó na recepção, no acolhimento e eles estão cuidando da gente como se fossemos da família”.
A 10ª Conferência de geoparques mundiais da UNESCO reuniu cerca de 1500 representantes dos 195 geoparques espalhados pelo planeta. Cerca de 50 pesquisadores brasileiros que representam os 5 geoparques localizados no Brasil (Caçapava do Sul, Quarta Colônia, Araripe, Cânions do Sul e Seridó). Em entrevista à CNN Brasil, o embaixador do Brasil no Marrocos, Alexandre Parola, afirmou que não há brasileiros entre os mortos e feridos no terremoto.
Terremoto no Marrocos
Um forte terremoto atingiu o Marrocos na noite de sexta-feira (8) e deixou pelo menos 2.012 pessoas mortas e 2.059 feridos, de acordo com as informações mais atualizadas da mídia estatal. O número de vítimas, que já faz desse abalo o mais letal em 63 anos, ainda é preliminar, segundo o Ministério do Interior.
Geoparque Seridó
O geoparque Seridó abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados em seis municípios do Seridó potiguar (Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas), foi oficializado como um território de relevância mundial pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – em abril de 2022, durante uma assembleia geral em Paris.
Tribuna do Norte