Terremoto no Marrocos: pesquisadores potiguares passam bem

Pesquisadores potiguares foram ao Marrocos para participar da 10ª conferência mundial de geoparques da UNESCO

Uma delegação de representantes do Geoparque Seridó está no Marrocos para participar da 10ª conferência mundial de geoparques da UNESCO e presenciou o terremoto que atingiu o país africano na noite da última sexta-feira (8).

Hospedada em Marrakesh, capital marroquina, a diretora executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó, Janaína Medeiros relatou os momentos de terror à reportagem da Jovem Pan News Natal: “tivemos uma experiência que achei que nunca passaria na vida, que foi viver um terremoto. A sensação era que estávamos surfando em ondas, a terra começou a tremer e a gente correu para um lugar aberto e sem perigo de cair algo”.

Além de Janaína Medeiros, a delegação potiguar é composta por Silas Samuel, coordenador de comunicação, Matheus Lisboa, coordenador científico adjunto, e Marcos Nascimento, coordenador científico do grupo. De acordo com Janaína todos estão bem, sem ferimentos e até o momento não enfrentam restrições de acesso a serviços como água, alimentação, internet e transporte.

O coordenador científico do Geoparque Seridó, o geólogo Marcos Nascimento, relatou a cronologia dos acontecimentos: “o tremor foi de uma magnitude alta, 6,8 na escala e em toda a cidade histórica de Marrakesh foram registradas a queda de muros e outros tipos de acidente. Cerca de 19 minutos depois, tivemos um segundo tremor de 4,9”.

Janaína Medeiros fez questão de tranquilizar a todos e mandou uma mensagem de força aos marroquinos: “fiquem tranquilos porque todas as delegações dos geoparques mundiais da UNESCO estão bem. Rezem junto com a gente para que essa cidade volte a ser o lugar que nos apaixonou desde o primeiro dia. Um povo hospitaleiro, que lembra muito o Seridó na recepção, no acolhimento e eles estão cuidando da gente como se fossemos da família”.

A 10ª Conferência de geoparques mundiais da UNESCO reuniu cerca de 1500 representantes dos 195 geoparques espalhados pelo planeta. Cerca de 50 pesquisadores brasileiros que representam os 5 geoparques localizados no Brasil (Caçapava do Sul, Quarta Colônia, Araripe, Cânions do Sul e Seridó). Em entrevista à CNN Brasil, o embaixador do Brasil no Marrocos, Alexandre Parola, afirmou que não há brasileiros entre os mortos e feridos no terremoto.

Terremoto no Marrocos

Um forte terremoto atingiu o Marrocos na noite de sexta-feira (8) e deixou pelo menos 2.012 pessoas mortas e 2.059 feridos, de acordo com as informações mais atualizadas da mídia estatal. O número de vítimas, que já faz desse abalo o mais letal em 63 anos, ainda é preliminar, segundo o Ministério do Interior.

Geoparque Seridó

O geoparque Seridó abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados em seis municípios do Seridó potiguar (Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas), foi oficializado como um território de relevância mundial pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – em abril de 2022, durante uma assembleia geral em Paris.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.