janeiro 2023

São Tomé: vereador Jean Makson vai assumir uma Secretaria Municipal

Informações vinda diretamente de São Tomé, dão conta de que o vereador Jean Makson irá se licenciar para assumir Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo da cidade. Jean é um ótimo parlamentar, tem serviço prestado no município, com toda certeza fará uma excelente administração à frente da Secretaria.

A sua suplente, Francileide Bezerra tomará posse na próxima sexta-feira, às 09h. Nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, o Diário Oficial dos Municípios já irá trazer a nomeação de Jean.

Erro no Google mostra Rogério Marinho como presidente do Senado antes da votação; entenda

Um erro no sistema de notícias do Google está mostrando a manchete “Rogério Marinho é eleito presidente do Senado” para diversos usuários nesta terça feira (31), sem que o político tenha sido eleito à presidência da casa.

A expectativa é que Marinho (PL – RN) dispute o cargo com o atual representante, Rodrigo Pacheco (PSD – MG), que tenta reeleição, em votação na quarta-feira (1º).

No Twitter, usuários compartilharam prints que mostram o erro no site de buscas e alegam que a notícia falsa pode contribuir para desinformação e mais polarização política:

O mesmo erro aparecia até às 14h45 desta tarde, em testes realizados pela equipe Byte. Quando o nome de Pacheco era pesquisado, nenhuma mensagem similar aparecia.

O Byte tentou contato com a plataforma para entender o que poderia estar causando o erro e saber o que o Google faria a respeito, mas, até o momento desta publicação, a empresa não havia respondido aos pedidos de comentário nem emitido posicionamento oficial sobre o ocorrido.

Com informações do Terra

Theodorico Netto ficará só no cheirinho do Senado

Desde do dia em que Jean Paul Prates renunciou ao mandato de Senador pelo RN, o seu suplente Theodorico Netto já estava na articulação para assumir a vaga. Netto chegou até viajar para Brasília (aonde permanece até hoje) na expectativa de assinar sua posse.

Ocorre que Theodorico ficará só no cheirinho do senado, doido para assumir. Acho improvável Rodrigo Pacheco dá posse. Faltando apenas um dia para os 27 senadores eleitos em outubro tomarem posse.

Durante sua estadia em BSB, Netto já visitou vários setores do Senado acompanhado da sua esposa, Cayla Rodrigues.

Imagem noticia-detalhe
Reprodução: Blog Gustavo Negreiros

Moro diz que votará em Rogério Marinho na eleição do Senado

Foto: Lauriberto Pompeu

Na véspera da eleição do Senado, o senador eleito Sérgio Moro (União-PR) afirmou que votará em Rogério Marinho (PL-RN). O ex-juiz da Lava-Jato afirma que fará oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Apoiarei Rogério Marinho para a Pres do Senado. Nada contra o Sen Rodrigo Pacheco.Meu voto será a favor da oposição firme ao Gov do PT.Sou contra radicalismos e a favor de uma alternativa democrática para o país, com economia liberal, políticas sociais e o combate à corrupção”, afirmou Moro, em uma rede social.

Moro disse que sua decisão se deu após ouvir seus eleitores. “Não foram poucos os que me pediram esse posicionamento”, completou.

Nos últimos dias, o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro afirmou ter se reunido com Marinho, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Eduardo Girão (Podemos-CE), os outros nomes na disputa.

O União Brasil está dividido na disputa pelo comando do Senado. O líder do partido na Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), tenta garantir a maioria pró-Pacheco e conter os votos em Marinho.

O Globo

Bastidores da Política: a caixinha de sugestões será pequena primeira-dama

Não é de hoje que sempre tenho feito críticas a atual gestão, como também tenho feito várias matérias sugerindo a solução dos problemas existentes. Vendo o Instagram, me deparei com um vídeo nas redes sociais da atual Secretária da Assistência Social de nossa cidade e primeira-dama.

A caixinha será pequena viu diante de tantos feedback que a população terá. Boa iniciante, está de parabéns, se através das redes sociais o feedback é constante, avalie depositando um papel na caixinha. Isso mostra a participação da população com a gestão.

Tem que ouvir o povo mesmo. Sugiro que tenha em todas as secretarias, e não apenas na Prefeitura, Secretaria de Saúde e Assistência Social.

Para entender do que se trata, basta olhar o Instagram da primeira-dama.

Iniciativa boa! Parabéns.

Exatus/Agora RN: Vereadora Nina a mais atuantes de Natal

Em pesquisa divulgada nesta terça-feira, 31 de janeiro, trouxe dados sobre o cenário político de Natal. A pesquisa Exatus/Agora RN perguntou aos entrevistados a seguinte pergunta: “De uma maneira geral, quem o senhor classifica, entre os atuais vereadores da Câmara Municipal de Natal, como o que mais trabalha para o povo?”.

A vereadora Nina ficou entre as mais citadas com 0,39%. Sem sombra de dúvidas, Nina é uma vereadora muito atuante, tem trabalhado incansavelmente pelo desenvolvimento de Natal. Se você pesquisar, Nina tem grandes ações e realizações nos vários bairros da cidade. Nina é umas das mulheres mais respeitada da política Natalense e do Estado.

Parabéns vereadora Nina pelo excelente trabalho que faz por Natal.

A pesquisa Exatus/Agora RN entrevistou presencialmente 1.030 pessoas nos dias 27 e 28 de janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.

Candidatura de Marinho avança e Planalto atua para conter traições

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Ao longo desta segunda-feira (31) houve uma mudança de cenário na disputa pela Presidência do Senado que obrigou o Palácio do Planalto a sinalizar com a liberação de cargos e estruturas, principalmente para o União Brasil, partido que vem sendo cortejado tanto por Rogério Marinho (PL-RJ) quanto por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Ontem, vários parlamentares que eram tidos como votos certos em Pacheco mudaram de posição, tais quais os senadores Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Marcos do Val (Podemos-ES).

Nas contas dos aliados de Pacheco, ele teria entre 50 e 55 votos garantidos de senadores do MDB, PT, PSD, União Brasil e votos avulsos em PP e PL; nas dos aliados de Marinho, porém, o atual presidente do Senado tem apenas 36 votos garantidos. Os entusiastas da candidatura de Marinho somam 34 apoios hoje – 23 deles já declarados nas redes sociais.

De olho justamente nas traições, o Planalto iniciou uma operação para reter votos, principalmente no União Brasil e PSD. A ideia é destravar a liberação de cargos no segundo e terceiro escalões quanto antes para conter dissidências nas duas siglas.

Emissários de Pacheco também já procuraram parlamentares como Professora Dorinha (União-TO) e Efrain Filho (União-PB) prometendo espaços na mesa diretora. Os dois são apontados hoje como votos contrários a Pacheco justamente por divergências com um dos seus principais cabos eleitorais, o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP).

Por O Antagonista

Associação de Cabos e Soldados da PM cobra que policiais se abstenham de tirar diárias operacionais em razão da falta de pagamento no RN

Por meio de uma nota divulgada nesta segunda-feira (30), a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACS-PMRN) recomendou que os policiais militares se abstenham de tirar diárias operacionais em razão da falta de pagamento.

Através de um vídeo publicado nas redes sociais, o próprio presidente da entidade, Soldado Cortez, que fez campanha para Fátima Bezerra, também cobrou posicionamento do secretário de Segurança, Coronel Araújo.

Confira a nota na íntegra:

ACS-PM/RN recomenda que policiais militares se abstenham de tirar diárias operacionais em razão da falta de pagamento.

A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN, vem a público denunciar a falta de pagamento das diárias operacionais referente aos meses anteriores, bem como, a falta de uma previsão objetiva de uma data para o respectivo pagamento.

Nesse contexto, a entidade recomenda aos seus associados que se abstenham de tirar as diárias operacionais enquanto perdurar o inadimplemento do pagamento das diárias operacionais vencidas.

Destacamos que a diária operacional é tirada voluntariamente pelos policiais militares sacrificando o seu já escasso período de descanso, o que é feito visando prover um melhor conforto financeiro ao planejamento familiar dos militares.

Lembramos que boa parte do serviço diário da Polícia Militar é feito com base no policiamento extraordinário pago com diárias operacionais,o que fica mais significativo no período da operação verão, e que a falta desse policiamento compromete a sensação de segurança da população potiguar.

A entidade reforça a cobrança junto ao governo do Estado que honre os compromissos financeiros com os policiais militares que saem diariamente às ruas arriscando suas vidas para prestar segurança à população.

Blog do BG

Motorista de caminhão passa mal e colide com carro forte em avenida movimentada de Natal

Maurício Teixeira/TV Ponta Negra

O motorista de um caminhão baú passou mal e colidiu com carro forte na Avenida Tomaz Landim, BR-101 Norte, na Zona Norte de Natal, na manhã desta terça-feira (31). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e estava desmaiado.

Ninguém do carro forte ficou ferido. O acidente ocorreu por volta das 10h10 da manhã. O trânsito ficou interditado por cerca de 1h para que o motorista do caminhão fosse atendido.

Com informações de Ponta Negra News

RN tem mais de 800 pessoas na fila para transplante de órgãos

Divulgação/Ministério da Saúde

Apesar de ocupar o quarto lugar em doações de órgãos entre os estados da região Nordeste, o número de pessoas que aguardam transplante no Rio Grande do Norte se aproxima de 1000. Ao todo, o Estado potiguar tem 541 pessoas à espera por córneas, 309 para rins, 20 para medula óssea e duas pessoas para coração. Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap), para que mais pessoas consigam ter a chance de uma doação, é fundamental que cada cidadão com desejo de ser doador comunique aos familiares.

Rogéria Medeiros, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte, esclarece que o andamento da fila depende diretamente da doação que, por sua vez, exige a autorização dos familiares. Esse ato, reforça, impacta não apenas a nível local, mas também a nível Brasil, dado que os órgãos podem ser enviados para outros estados com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo dados da Sesap, apenas em 2022 foram realizados, no Estado, 133 transplantes de córneas, 160 de medula óssea, dois de coração e 36 doações de múltiplos órgãos. Ao todo, 116 famílias foram entrevistadas sobre a aceitação da doação de órgãos de seus parentes. Apesar dos números, o Rio Grande do Norte segue precisando de mais doadores.

Para se voluntariar basta que cada pessoa expresse o desejo em vida aos seus familiares, não sendo necessário nenhum documento oficial. As famílias de possíveis doadores são assistidas por três equipes: a encarregada de realizar o diagnóstico de morte encefálica, a equipe de captação e a de transplante, garantindo assim a imparcialidade dos procedimentos.

“Quando acontece algum trauma, algum motivo que leve à morte encefálica do paciente, a equipe especializada do hospital vai procurar e conversar com a família sobre a possibilidade da doação de órgãos. Isso acontece quando o paciente já tem o diagnóstico médico de morte encefálica”, complementa. A partir disso, a equipe entrevista a família sobre o desejo e a permissão de doar os órgãos do familiar. Na sequência, a família assina um documento para formalizar a autorização da doação.

Após 6 horas do diagnóstico médico de morte encefálica, outro médico avalia o paciente para confirmação da ocorrência. Depois desse procedimento, é realizado um exame confirmatório, por meio de eletroencefalograma ou doppler transcraniano, para confirmar a inexistência de atividade cerebral e fechar o protocolo de morte encefálica. Em seguida, é realizada uma entrevista com a família, para comunicar o diagnóstico e saber se é possível fazer a doação.

Logo após essas etapas, uma equipe captadora, composta por cirurgiões, irá avaliar o paciente e proceder com a captação dos órgãos. Esses órgãos são encaminhados para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), no qual são inseridos numa lista e no ranking para saber quem receberá os órgãos doados.

O Rio Grande do Norte faz captação de órgãos por meio do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal. Também já foi realizada captação no Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó, em 2021. As ações são organizadas pela Central de Transplantes do RN e todas as captações são custeadas pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Com informações de Tribuna do Norte