Passa e Fica – Prefeito Flaviano Lisboa realiza leitura de mensagem anual à câmara municipal

Prefeito Flaviano Lisboa

Na noite da última quarta-feira (15), o Prefeito de Passa e Fica, Flaviano Lisboa esteve na Câmara Municipal onde realizou a leitura da Mensagem Anual na abertura do Ano Legislativo 2022. Na oportunidade o Prefeito apresentou bem mais que sonhos e metas, deu ênfase nas realizações no ano de 2021 e relacionou as ações que estão por vir.

“Retorno à Casa do Povo para, pela segunda vez, realizar a leitura da Mensagem Anual e, com muita honra, abrir os trabalhos legislativos municipais deste ano de 2022.

Confesso que, desta vez, venho com o espírito muito mais leve do que na primeira porque trago a bagagem recheada de resultados para apresentar ao nosso amado povo.

Esse último ano foi, pra mim, um dos períodos de maior aprendizado que já vivi. Ter a oportunidade de poder contribuir para melhorar a vida das pessoas, de ajudar a realizar sonhos, de suprir as necessidades dos mais carentes, tem me feito crescer muito enquanto pessoa, enquanto profissional e enquanto ser humano.

Estamos fazendo um governo propositivo e inovador. Participativo e democrático. Ouvimos a todos, sem qualquer tipo de distinção. Não olhamos cor partidária nem histórico pessoal. Se a demanda é do povo, é o povo que tem que ser atendido. É o povo que tem que ser respeitado!

Isso que estou dizendo pode ser confirmado inclusive pelos senhores vereadores e vereadoras aqui presentes. Vocês são testemunhas dessa nossa forma de trabalho. Nunca deixei de ouvir a nenhum dos senhores e das senhoras. Atendemos, na medida do possível, todas as demandas que são trazidas a nós, não importando quem seja a pessoa que as traga.” Afirmou o Prefeito Flaviano Lisboa.

Em seguida, o Prefeito continou a leitura da mensagem anual de forma setorizada onde apresentou dados das Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação, Infraestrutura, Esporte e Lazer, Saúde, Juventude e Turismo. Além da prestação de contas, o prefeito fez um gesto de gratidão aos amigos que sempre estiveram dispostos a ajudar através de seus mandatos o município, enviando recursos para o desenvolvimento de Passa e Fica.

Acompanhe:

“Muito do que conseguimos fazer no ano passado e muito do que iremos realizar este ano somente foi possível graças a uma parceria extremamente proveitosa que temos mantido com o Governo Federal. E aqui gostaria de deixar consignado, nos registros dessa Casa, o nosso agradecimento especial, em nome do povo de Passa e Fica, aos ministros conterrâneos Rogério Marinho e Fábio Faria, dois excelentes quadros do governo Bolsonaro que têm olhado de uma forma muito especial para nossa terra.

Mas não só a eles.

Como reflexo da nossa forma de trabalho, a qual mencionei no início desta Mensagem, de priorizar sempre o benefício para a população sem olhar para bandeiras partidárias, nós conseguimos acesso a emendas parlamentares junto a diversos parlamentares federais, desde o deputado Benes Leocádio, passando pelo deputado General Girão, pela deputada Carla Dickson, pelo senador Styvenson, chegando até mesmo ao senador Jean Paul Prates. Todos estes destinaram recursos federais para nossa cidade. A todos eles nosso muito obrigado.

Na esfera estadual, merece uma menção especial o nosso amigo e irmão de todos os passa-fiquenses, o deputado Tomba Farias, que dispensa apresentações. Presente todo o tempo, o tempo todo. Nunca conseguiremos retribuir todo o bem que o deputado Tomba tem feito para nossa cidade.

E também ao nosso amigo, conterrâneo de agreste e ex-governador Robinson Faria que, mesmo sem estar atualmente com mandato, tem contribuído imensamente para abrir portas e fazer pontes junto ao governo federal.

Mas também não poderia deixar passar em branco o descaso com que o governo estadual tem tratado nosso município. Senhores vereadores, nunca antes na história de Passa e Fica tivemos um governo tão omisso e que tenha feito tão pouco caso dos passa-fiquenses. Quase nenhum serviço prestado pelo Governo do Estado em nosso município funciona. As estradas são eternamente esburacadas, a água não chega em quantidade suficiente nas torneiras, a segurança pública (e aqui abro um parênteses para agradecer aos policiais militares e civis que se viram nos trinta para nos proteger), mas ela somente funciona porque a gestão municipal presta total apoio às forças de segurança.

E agora mais recentemente, tivemos o descaso em um dos poucos programas estaduais que ainda funcionavam regularmente por aqui que era o Programa do Leite. De uma forma totalmente inexplicável, simplesmente pararam de mandar o leite para nossas crianças. A razão? Não sabemos. A resposta? Cabe ao povo dar.

Mas enfim… Quero me encaminhar para a conclusão dessa mensagem e direcionar meus sinceros agradecimentos.

Isso eu já aprendi há muito tempo: muito melhor do que pedir é agradecer!

Quero agradecer a cada um dos senhores e senhoras vereadores e vereadoras. De verdade, quero sempre ter vocês por perto. A todos vocês. Indistintamente. Que possamos trabalhar sempre juntos, pois sei que o desejo de todos nós é exatamente o mesmo: trabalhar pelo bem do nosso povo!

A meu vice-prefeito e parceiro de jornada, Ronildo, à minha equipe de secretários e secretárias, colaboradores e toda a equipe de trabalho do Poder Executivo. Sem vocês nada disso que relatei aqui seria possível. Vocês são o motor do desenvolvimento de nossa cidade. Sintam-se abraçados por mim.

E um agradecimento mais do que especial a cada amigo e cada amiga de Passa e Fica. Agradeço pelos elogios, pelas palavras de incentivo, e também pelas críticas, especialmente as construtivas. Saibam que ouço a todos e considero cada sugestão. É isso que me move e é assim que continuarei trabalhando.

Não existe sentimento melhor do que saber que você mudou o pensamento de alguma pessoa a seu respeito de forma positiva.

Como é bom ouvir de alguém que “você está me surpreendendo” ou então “você está fazendo a diferença”.

Hoje mesmo, mais cedo, chegaram a mim mensagens de um tradicional opositor político desejando sucesso na leitura desta Mensagem e torcendo para que ela fosse “repletas de coisas boas para a cidade e seus cidadãos”.

É esse o sentimento que quero despertar nas pessoas. O da união pelo bem do povo. Sem mesquinhez, sem egoísmos.

Juntos sempre seremos mais fortes. E será juntos que conseguiremos manter nossa amada Passa e Fica sempre em seu caminho de desenvolvimento, sendo referência para toda a região, abrindo os caminhos para o futuro, mas sem jamais desvalorizar o seu passado.

Agradeço a todos e a todas pela atenção e confiança.

Muito obrigado!”

Flaviano Lisboa – Prefeito de Passa e Fica

Confira também

  • Base Aérea de Natal testa lançamento de bombas do caça F-39 Gripen

    A Base Aérea de Natal sediou, nas últimas duas semanas, uma etapa decisiva do processo de desenvolvimento do caça F-39 Gripen. A aeronave passou por ensaios de separação segura de bombas, fase fundamental para a ampliação das capacidades de ataque ao solo do modelo que será utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

    Os testes fizeram parte da Operação Thor, realizada no Rio Grande do Norte, e tiveram como foco garantir que o armamento se desprenda de forma estável e previsível, sem riscos à aeronave ou ao piloto no momento da liberação.

    Segundo o coordenador da operação, coronel-aviador Alisson Henrique Vieira, o instante em que o piloto aciona o sistema de lançamento exige atenção máxima. “Há situações em que fenômenos aerodinâmicos podem interferir nesse processo e gerar riscos. Por isso, cada detalhe é analisado antes da validação para uso operacional”, explicou.

    Os ensaios foram feitos com a aeronave de matrícula 4100, pertencente ao Gripen Flight Test Center, em Gavião Peixoto, São Paulo. Parte dos voos foi conduzida pelo major-aviador Thiago Camargo, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que se tornou o primeiro piloto brasileiro a realizar lançamentos de bombas com o F-39 Gripen.

    De acordo com o coronel Alisson, apesar de os voos serem curtos, a complexidade técnica é elevada. “Há ajustes e configurações que fogem da rotina operacional, o que exige treinamento específico antes de cada missão”, afirmou.

    Os lançamentos foram monitorados em tempo real. No estande de tiro de Maxaranguape, uma equipe acompanhou a preparação dos alvos, a coordenação com a aeronave e o registro de imagens para análise do comportamento das bombas e do ponto de impacto.

    Encerrada na sexta-feira (6), a Operação Thor confirmou avanços importantes no programa Gripen. Para o chefe de Ensaios em Voo da Saab, Mikael Olsson, os resultados reforçam o protagonismo brasileiro no projeto. “Os dados mostram como a aeronave amplia significativamente a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira”, destacou.

    O F-39 Gripen deverá atuar, nos próximos anos, em missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento, consolidando-se como uma das principais plataformas de combate da FAB.

  • Trump publica vídeo ofensivo contra Barack e Michelle Obama e gera reação de democratas

    Donald Trump – Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na quinta-feira (5) um vídeo nas redes sociais que gerou forte repercussão política e críticas de lideranças democratas. O conteúdo associa o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama a imagens de macacos, em um trecho final da gravação.

    Divulgado na plataforma Truth Social, o vídeo tem cerca de um minuto e apresenta teorias conspiratórias sobre o sistema eleitoral norte-americano. Nos segundos finais, os rostos de Barack e Michelle aparecem sobrepostos a corpos de macacos, acompanhados da música The Lion Sleeps Tonight. Os Obamas não têm qualquer relação com as acusações feitas no vídeo.

    A publicação retoma alegações já desmentidas sobre suposta fraude nas eleições de 2020, envolvendo a empresa Dominion Voting Systems. Mesmo sem provas, o conteúdo alcançou milhares de interações nas primeiras horas após a divulgação.

    A reação veio rapidamente do Partido Democrata. O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, classificou a publicação como “repugnante” e cobrou posicionamento público de lideranças republicanas. Newsom é visto como um possível candidato à Presidência em 2028 e é um dos principais críticos de Trump.

    Barack Obama, primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, apoiou a candidata democrata Kamala Harris na eleição presidencial de 2024, disputada contra Trump.

  • Governo do RN define banca de concurso unificado com 175 vagas para Detran, Ipern e Ceasa

    O Governo do Rio Grande do Norte oficializou a escolha da banca organizadora do concurso público unificado que vai ofertar 175 vagas para três órgãos estaduais: o Detran, o Instituto de Previdência do Estado (Ipern) e a Central de Abastecimento (Ceasa).

    A contratação do Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6), por meio de dispensa de licitação. Segundo a Secretaria de Administração, a previsão é que o edital seja lançado em até 30 dias.

    O certame seguirá um formato semelhante ao do Concurso Nacional Unificado, permitindo que o candidato dispute vagas em mais de um órgão dentro do mesmo processo seletivo. O contrato firmado com a banca tem valor de R$ 3,3 milhões e inclui todas as etapas do concurso, desde a elaboração das provas até a divulgação dos resultados.

    Do total de vagas, o Detran concentra 80 oportunidades imediatas, além de cadastro reserva. São 24 vagas para Analista de Trânsito, de nível superior, e 56 para Assistente de Trânsito, de nível médio.

    O Ipern contará com 90 vagas, divididas igualmente entre níveis médio e superior. Serão 45 oportunidades para Agente Administrativo Previdenciário e outras 45 para Assistente Técnico Previdenciário, cargo que exige formação superior em qualquer área.

    Já a Ceasa ofertará cinco vagas de nível superior para o cargo de técnico em abastecimento.

    Até o momento, o governo estadual ainda não divulgou os valores de salários nem os benefícios previstos para os cargos.

  • Prefeitura promove prévia de carnaval com Natanzinho Lima e Wesley Safadão na Avenida da Alegria

    Prefeitura promove prévia de carnaval com Natanzinho Lima e Wesley Safadão na Avenida da Alegria

    Antes da entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, a Prefeitura do Natal promove uma prévia carnavalesca nesta sexta-feira (6) e sábado (7), na Avenida da Alegria, no bairro da Redinha. O espaço, consolidado como um dos principais polos da folia desde o Carnaval de 2025, receberá atrações locais e nacionais em trios elétricos, com acesso gratuito ao público, ações sociais e área inclusiva destinada a pessoas com deficiência (PCD).

    Na sexta-feira (6), a programação tem início às 20h, com apresentação do Bonde do Gragra, grupo potiguar criado em homenagem à banda Grafith e que reúne no repertório ritmos como forró, axé, swingueira e músicas tradicionais do Carnaval. Em seguida, por volta das 22h, o público confere o show do sergipano Natanzinho Lima, um dos fenômenos de popularidade do país, com repertório marcado pelo forró e pelo arrocha.

    Já no sábado (7), a folia começa às 19h com Wesley Safadão, que sobe ao trio elétrico levando ao público sucessos consagrados do forró eletrônico, como “Coração Machucado”, “Camarote”, “Ninguém é de Ferro” e “Solteiro de Novo”. Na sequência, o cantor Abiel, representante da nova geração da música potiguar, se apresenta com repertório autoral e clássicos carnavalescos, com forte influência do forró, encerrando a prévia na Avenida da Alegria.

    A programação integra o Carnaval de Natal 2026, que contará com atrações distribuídas em diferentes polos da cidade, reunindo artistas locais e nomes de destaque nacional. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

    Neste ano, a festa será realizada em quatro polos principais: Avenida da Alegria e Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte; Orla de Ponta Negra, na Zona Sul; e Largo do Atheneu, na Zona Leste.

    Entre as atrações já confirmadas para o Carnaval de Natal estão Banda Grafith, Capilé, Banda Mel, Raí Saia Rodada, Ricardo Chaves, Tony Salles, Cavaleiros do Forró, Xanddy Harmonia, Márcia Freire, Alceu Valença, Rafa e Pipo, Márcia Fellipe, É o Tchan, Jorge Aragão, Kadu Martins, Léo Foguete, Raça Negra, Carlinhos Brown, Mari Fernandez, Jonas Esticado, Olodum, Aduílio Mendes e Michele Andrade.

  • Campus São Paulo do Potengi abre inscrições para o Projeto Meninas de Luta

    SPP NEWS: Campus São Paulo do Potengi do IFRN oferta 216 vagas para ensino  técnico

    O Campus São Paulo do Potengi do IFRN, está com inscrições abertas para o Projeto Meninas de Luta. Iniciativa do Instituto e do Ministério das Mulheres voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência de gênero por meio de ações formativas em defesa pessoal, atividades socioeducativas e acompanhamento psicossocial, que ocorrerá no período de 3 de março a 3 de julho 2026. O processo seletivo é regido pelo Edital nº 01/2026 e oferta 40 vagas organizadas em duas turmas, cada uma composta por 20 duplas, compostas por uma estudante do Campus e sua mãe ou responsável, onde receberão bolsa mensal no valor de R$ 300.

    Inscrições, seleção e resultado
    As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 2 a 8 de fevereiro de 2026, exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico indicado no edital.

    A iniciativa é destinada, preferencialmente, a alunas do ensino médio integrado, incluindo mulheres cisgênero, mulheres trans e travestis, em situação de vulnerabilidade social e econômica, residentes em São Paulo do Potengi.

    A seleção ocorrerá por meio de avaliação socioeconômica, considerando critérios como renda familiar, escolaridade da estudante e local de moradia. O resultado preliminar está previsto para 11 de fevereiro, com resultado final a ser divulgado até 16 de fevereiro de 2026.

    Acesse

    Edital n° 1/2026

    Página do processo seletivo

  • Larissa Rosado não descarta ser vice de Cadu e diz que PSB tem nome para dobradinha com Fátima ao Senado

    Larissa Rosado (52)
    Presidente do PSB afirma que ex-prefeito Luizinho Cavalcante é pré-candidato ao Senado e pode fazer dobradinha com Fátima – Foto: José Aldenir/Agora RN

    A ex-deputada estadual Larissa Rosado, líder do PSB no Rio Grande do Norte, não descartou ser candidata a vice-governadora na chapa do pré-candidato Cadu Xavier (PT), atual secretário estadual da Fazenda. De acordo com ela, o PSB segue aliado do PT no Estado e deseja participar da formação da chapa majoritária que vai à disputa no pleito de outubro.

    “Nós defendemos que o PSB participe da chapa majoritária, que discuta quem serão os suplentes da governadora Fátima Bezerra para o Senado, que possa discutir quem será o vice-governador ou vice-governadora”, disse Larissa, em entrevista nesta quinta-feira 5 ao Central Agora RN, da TV Agora RN.

    A dirigente relatou ter recebido com naturalidade o fato de seu nome ser citado publicamente como opção para a vice, mas ponderou que decisões dessa natureza exigem construção coletiva. “Agradeço os elogios que Cadu fez a mim e compreendo que, quando ele traça o perfil de que seja uma mulher, de confiança, leal, de que possa fazer um trabalho junto com ele, eu agradeço que o meu nome tenha sido lembrado. Mas eu entendo que isso passa por uma composição e por uma discussão”, declarou.

    Ao tratar da chapa majoritária, Larissa Rosado também fez questão de sublinhar que o PSB trabalha uma candidatura própria ao Senado, com a ideia de fazer uma dobradinha com Fátima Bezerra (PT). Segundo ela, o nome colocado é o de Luizinho Cavalcante, ex-prefeito de Carnaubais. “É um militante do PSB histórico, é uma pessoa que tem total condição de fazer essa disputa no nosso partido”, afirmou.

    Na avaliação da líder socialista, a combinação da candidatura do PSB ao Senado com o projeto do PT para o governo e para a outra vaga ao Senado reforça a coerência política do campo governista. Larissa destacou a afinidade histórica entre os partidos e elogiou o desempenho de Cadu Xavier à frente da Secretaria de Fazenda.

    “A posição nossa, com certeza, é de apoio à candidatura de Cadu Xavier. Eu tenho o maior desejo de que o nosso partido possa fazer essa coligação, que a gente possa estar junto nessa luta”, afirmou. Para ela, há razões objetivas para sustentar esse alinhamento. “Acho que Cadu foi e é um grande secretário”, disse, ao citar resultados administrativos e investimentos realizados ao longo do atual governo.

    Disputa deverá ser polarizada, afirma ex-deputada
    Sobre o perfil da eleição, a líder do PSB projetou que a disputa deverá ser polarizada entre direita e esquerda. Ela avalia que o pleito deverá se concentrar em um enfrentamento entre Cadu Xavier e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos).

    Ao comentar sobre o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), Larissa Rosado afirmou que o eleitor valoriza clareza de posições. “Eu acho que o eleitorado gosta de quem tem posição, de quem dá a cara a tapa, de quem diz onde está de fato”, disse. Na sua avaliação, mais do que discursos genéricos, a população busca identificação com projetos e ideias. “A gente precisa ter posição, a gente precisa ter o nosso lado, a gente precisa dizer onde a gente está claramente”, completou.

    A dirigente também ponderou que, apesar das tentativas de setores ao centro de defender uma agenda menos ideologizada, a definição de lados tende a ganhar força.

    Partido trabalha construção de nominatas
    Larissa Rosado também falou sobre o projeto do PSB para a disputa proporcional, que envolve a formação de nominatas para a eleição de deputado estadual e deputado federal. Ela reconheceu que o cenário eleitoral impõe dificuldades adicionais aos partidos, sobretudo após o fim das coligações proporcionais.

    A dirigente explicou que o partido busca construir nominatas equilibradas, com condições reais de disputa para todos os candidatos. “O que a gente quer é formar uma nominata que seja acessível, que as pessoas concordem de fato, que disputem em pé de igualdade”, afirmou ela, comentando que o objetivo é evitar chapas com concentração excessiva de votos em poucos nomes.

    Larissa confirmou ainda que seu próprio nome está à disposição do PSB para a disputa de deputada federal. A expectativa, de acordo com a ex-deputada, é consolidar nomes e filiações até o limite estabelecido pela legislação eleitoral (4 de abril para filiações).

    Outro ponto destacado foi a relação com a direção nacional do PSB e a importância do apoio financeiro para viabilizar campanhas. Larissa afirmou que o partido no RN depende desse respaldo, como ocorre nos demais estados. A dirigente enfatizou que a discussão sobre viabilidade econômica faz parte do diálogo com possíveis filiados.

    Agora RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.