Com a chegada da tecnologia 5G a Natal, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, acredita que o turismo como um todo vai se beneficiar. “É uma evolução. Algo que, tenho certeza, logo que estiver em funcionamento e sendo bem trabalhado, vai potencializar e fortalecer o nosso turismo”, disse.
Segundo ele, muitos turistas utilizam o telefone celular para pesquisas na internet a respeito de locais para hospedagem e alimentação ou usar suas redes sociais para postar conteúdo dos momentos de lazer em Natal. “Com o incremento dessa tecnologia na capital, não duvido que nosso turismo tenha ganhos”, comentou.
Chalita se mostrou animado com o 5G começar a ser utilizado em Natal ano que vem, principalmente pela capital do RN ser a primeira do país a receber a tecnologia. “Temos visto o trabalho do Ministério das Comunicações para avançar na utilização dessa tecnologia o quanto antes em nossa cidade”, disse.
Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o 5G permite que haja conectividade para praticamente tudo e todos simultaneamente, incluindo máquinas, objetos e dispositivos, proporcionando novas experiências ao usuário e novos modelos de negócio.
A expectativa é que essa nova tecnologia esteja disponível em todas as 27 capitais do país até 2022.