8 de janeiro de 2020

BASTIDORES DA POLÍTICA: Oposição de São Paulo do Potengi em avanço nas articulações com o MDB

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Janeiro, período em que muitas pessoas estão em suas casas de praia curtindo o verão, recebendo os velhos amigos, tomando aquela velha cachaça envelhecida e jogando conversa fora. Mas janeiro também é o período em que os escritórios de políticos estão lotados…

As articulações para a campanha eleitoral vindoura já começa a tomar forma nos bastidores, ficando em segundo lugar nas eleições passadas o engenheiro Pacelli que vem trabalhando seu nome e segurando a bandeira da oposição em São Paulo do Potengi tem registrado suas idas ao gabinete do deputado Walter.

Como todos sabem, o MDB local deverá ter o comando do líder da oposição. Informações que tivemos nos bastidores é que em breve acontecerá a convenção que homologará Pacelli como presidente do diretório municipal e pré-candidato nas eleições que se aproximam…

Enquanto isso, as articulações não param…. Aguardemos os próximos capítulos da política Potengiense.

Rio Potengi “descendo” com cheia

Fotos: Chaguinha Net

Informações que tivemos da cidade de Barcelona, devido as chuvas que caíram na tarde desta quarta (08) em nossa região, o Rio Potengi vem descendo com uma boa cheia. Acredita-se que a cheia chegue na Barragem Campo Grande. Segundo informações, choveu 110mm na comunidade de Formigueiro, Cotovelo 100mm e no Centro da cidade 80mm.

Aisha Avelar – 2020-01-08 18:12:03

Lucasthavares, Gerencie, Adminstre suas redes socias e impusione suas vendas e engajamento sem ter que contratar alguém para isso.

Conheça nosso curso focado em empresários e comerciantes que irão agilizar seu aprendizado.

https://www.mktdir.com/redesocial

Bons estudos!

Heloisa Gobatto – 2020-01-08 18:07:06

Mecanicalinhares, Gerencie, Adminstre suas redes socias e impusione suas vendas e engajamento sem ter que contratar alguém para isso.

Conheça nosso curso focado em empresários e comerciantes que irão agilizar seu aprendizado.

https://www.mktdir.com/redesocial

Bons estudos!

Senador Jean visita município de Lagoa de Velhos

O senador Jean Paul Prates, acompanhado pelo Presidente Estadual do PT, visitou na tarde desta terça-feira, 07, a Prefeitura Municipal de Lagoa de Velhos.

Na ocasião, foi recebido pela prefeita Sonyara Ribeiro, pelo vice-prefeito Nildo Galdino, pelos vereadores Aldemir, Nilda, Eliana, Marcelo e alguns auxiliares.

Após ser recebido na sede do Poder Executivo, Jean Paul caminhou pelas ruas da cidade e foi a pé até a lagoa que dá nome ao Município, o parlamentar veio pessoalmente confirmar a indicação de uma emenda de sua autoria para a urbanização do local.

“É muito gratificante recebermos um senador em nosso Município. Jean Paul é um homem muito simples e veio pessoalmente dar boas notícias para nossa cidade”, afirmou a Prefeita.

Município de São Tomé registra 8 casos de raiva animal em 2019, aponta Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), atualizou os dados sobre a ocorrência de casos de raiva animal no Rio Grande do Norte. Até 30 de dezembro de 2019, foram confirmados, por diagnóstico laboratorial, 91 animais com a doença: 81 morcegos, cinco raposas, dois bois, dois cães e um equino.

Os casos foram registrados em 29 municípios do RN, entre os quais se destacam, por maior ocorrência, Santo Antônio (15), Caicó (12), Parnamirim (10), São Tomé (8) e Macaíba (7).

Orientações
A raiva é transmitida pela saliva do animal infectado – principalmente, cão e gato, ou de animais silvestres, como morcego e sagui – através da pele ou mucosas, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura. A principal forma de prevenção é a vacinação de animais domésticos e de pessoas que foram expostas ao risco.

A orientação da Sesap é para que as vítimas de mordeduras lavem o local com água corrente e sabão e procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima. O vírus rábico é muito sensível a agentes externos e ao lavar o ferimento com água corrente e sabão, ou outro detergente, isso diminui, comprovadamente, o risco de infecção.

Com retroescavadeiras e segurança reforçada, empresa começa a demolir Hotel Reis Magos, em Natal

Tiago Rebolo / Agora RN

Com o uso de duas retroescavadeiras e reforço de guardas municipais para garantir a segurança no local, foi iniciada na tarde desta quarta-feira, 8, a demolição do Hotel Reis Magos, na Praia do Meio, em Natal. A autorização para a derrubada do prédio foi dada nesta manhã, pela Justiça. Todo o trabalho deve durar até sete dias.

Com o alvará para a demolição, a empresa Hoteis Pernambuco S/A,
proprietária do imóvel, deu início ao processo de derrubada.

O prefeito Álvaro Dias acompanhou o início dos trabalhos da empresa contratada para a demolição. Para ele, o prédio abandonado estava prejudicando a cidade.

“Na minha opinião, que é corroborada por estudos técnicos, os escombros do Hotel Reis Magos eram entrave para o desenvolvimento. Agora, ele vai vir baixo, para alegria e felicidade da população. Com isso, vamos poder permitir o avanço. A participação da Prefeitura neste processo se explica por ter expedido o alvará de demolição, após a decisão da Justiça e das informações dos órgãos técnicos [Iphan e os conselhos Municipal e Estadual de Cultura]”, explicou.

“Este monstrengo não coaduna com a cidade do Natal. Deve vir ao chão para permitir o desenvolvimento e o progresso. Não perdemos patrimônio histórico. Isso aqui [o hotel] é um atentado à vida humana”, detalhou.

Ainda pela manhã, a Prefeitura do Natal iniciou a articulação para demolir o Hotel Reis Magos, após o Governo do Estado não se posicionar sobre o tombamento do prédio.

O desembargador Vivaldo Pinheiro, do TJRN, havia determinado, em dezembro de 2019, prazo de 15 dias para que o Governo do RN finalizasse o processo administrativo em que é discutido o tombamento do prédio.

Na liminar, informava que caso o Estado não se pronunciasse no prazo determinado, a Prefeitura do Natal estaria autorizada a expedir o alvará para que o Grupo Hotéis Pernambuco, proprietário da estrutura, fizesse a demolição.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, devido à complexidade do debate em torno do tombamento do Hotel Internacional Reis Magos, com a consequente manutenção ou não da estrutura predial, seria impossível uma deliberação no prazo concedido pela decisão judicial.

O advogado da empresa Hoteis Pernambuco S/A, João Vicente Gouveia, afirma que o processo de demolição vai durar sete dias. “O grupo Duarte [empresa contratada para demolir a estrutura] vai realizar a demolição do prédio, a retirada dos entulhos e a destinação final dos resíduos. O prazo será de sete dias, mas a retirada de todo o material vai durar 90 dias”, diz.

Segundo ele, a derrubada da estrutura era aguardada por toda a população da capital. “É um sentimento de alívio, de dever cumprido, pois estamos fazendo um bem para a cidade. A população queria a demolição, e também quer que aqui seja erguido um novo empreendimento, que vai gerar empregos e novos negócios. O novo empreendimento vai gerar, sobretudo, a modernização desta área da cidade [zona Leste] que precisa ser revitalizada”, detalha.

Sobre a utilização do espaço, a empresa pernambucana diz que vai esperar a votação do Plano Diretor de Natal para deflagrar um novo empreendimento para a área do antigo hotel. “Temos interesse no espaço, mas ainda não temos um projeto, pois o plano diretor ainda está sendo discutido. Não há ainda os parâmetros construtivos desta área. Não sabemos até que gabarito podermos construir, se será comercial, residencial ou misto”, detalha.

O hotel

O Hotel Internacional Reis Magos foi construído em 1965. O projeto foi elaborado por uma equipe de arquitetos pernambucanos, composta por Waldecy Pinto, Antônio Didier e Renato Torres. A estrutura turística funcionou como hotel de luxo em Natal entre os anos de 1965 e 1995, quando foi desativado.

O complexo contava com 63 apartamentos, uma suíte presidencial, recepção, salões nobres, elevadores, parque aquático, sauna, playground, restaurante, estacionamento com aproximadamente 50 vagas, salão de beleza, áreas de lazer, lojas de artesanato e serviço médico.

Agora RN

Deputado federal aceita disputar Prefeitura de Natal no partido de Bolsonaro

Deputado federal aceita disputar Prefeitura de Natal no partido de Bolsonaro

Deputado federal de primeiro mandato, o general Girão Monteiro – de saída do PSL para o novo Aliança pelo Brasil – disse que topa ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro a prefeito de Natal nas eleições que se aproximam. O parlamentar enfatizou ainda que esta definição será tomada por todos os integrantes do grupo, e que outros nomes com mais condições podem surgir.

Segundo a Tribuna do Norte, Girão afirmou que está à disposição para uma eventual candidatura a prefeito da capital, mas ressaltou que tudo depende do que “o grupo político entender e decidir”. O deputado disse ser um “soldado, não um general” dentro da legenda, mas não afastou a possibilidade de disputar o Palácio Felipe Camarão. “Com certeza absoluta, ou qualquer outro que tenha capacidade de interferir ou de ser bem aceito pela população”.

Grande Ponto

São Paulo do Potengi registrou 5,0 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas, e interior foi a região mais “banhada”; veja boletim pluviométrico em municípios

O Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn) divulgou os locais que registraram chuvas nas últimas 24 horas.

Na região Oeste, destaque para 42 milímetros em Carnaubais; na região Central, São Bento do Norte com 85 milímetros, Lajes(60 mm) e Macau(56,8) foram as cidades mais banhadas; na região Agreste, Santa Cruz registrou 76 mm.

No Leste potiguar, Natal registrou 28,6 milímetros, com Extremoz alcançando 37,9 na região. Veja outros municípios:

OESTE POTIGUAR

Carnaubais(Emater) 42,0
Ipanguaçu(Base Fisica Da Emparn) 25,7
Parau(Prefeitura) 22,3
São Francisco Do Oeste(Prefeitura) 14,0
Portalegre(Particular) 13,0
Assu(Emater/st. Casa Forte) 11,0
Ipanguaçu(Emater) 10,3
Martins(Particular) 8,7
Coronel João Pessoa(Emater) 4,0
Upanema(Prefeitura) 1,4
Apodi(Prefeitura) 1,0

CENTRAL POTIGUAR

São Bento Do Norte(Prefeitura) 85,0
Lajes(Prefeitura) 60,0
Macau(Posto Nosso Barco) 56,8
Guamaré(Lagoa Doce) 37,0
São Fernando(Emater) 33,5
Jardim De Piranhas(Prefeitura) 16,4
Angicos(Prefeitura) 14,7
Parelhas(Emater) 12,8
Fernando Pedroza(Emater) 12,5
Jardim De Angicos(Emater) 6,2
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 6,1
Lajes(Olho D´água Dois Irmaos) 3,2
Carnaúba Dos Dantas(Emater) 2,3
Pedro Avelino(Particular) 2,3
Pedro Avelino(Base Física Da Emparn) 1,0

AGRESTE POTIGUAR

Santa Cruz(Emater) 76,0
São Bento Do Trairi(Prefeitura) 45,0
Coronel Ezequiel(Particular) 38,5
Monte Das Gameleiras(Emater) 30,0
Parazinho(Emater – Ex-particular) 15,6
Barcelona(Particular) 11,0
Sitio Novo(Prefeitura) 9,5
São Paulo Do Potengi(Emater) 5,0
João Câmara(Centro Saúde) 4,6
Campo Redondo(Policia Rodoviária) 4,5
Tangara(Emater) 2,4

LESTE POTIGUAR

Extremoz(Emater) 37,9
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 28,8
Natal 28,6
Pureza(Emater) 26,4
Pedra Grande(Emater) 19,0
São Gonçalo Do Amarante(Base Física Da Emparn) 0,3

Ministério da Saúde mira zerar fila de espera por cirurgias eletivas no país e destina, para o RN, mais de R$ 4,1 milhões

Fonte: Agência Brasil

O Ministério da Saúde reservou R$ 250 milhões a mais para aumentar o número de cirurgias eletivas a serem realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os repasses começam a ser feitos já em janeiro para diminuir as filas para 53 tipos de procedimentos que incluem catarata, varizes, hérnia, vasectomia e laqueadura, além de cirurgia de astroplastia de quadril e joelho, entre outras com grande demanda.

Os procedimentos com maior demanda são os oftalmológicos, para tratamento de catarata e de suas consequências, e para tratamento de doenças da retina, seguidos de cirurgia para correção de hérnias e retirada da vesícula biliar.

De acordo com o Ministério da Saúde a expectativa é zerar a fila de espera de pacientes que aguardam por esses procedimentos, que não têm caráter de urgência e são de média complexidade. Para o Rio Grande do Norte, foram destinados R$ 4.175.000,00.

Com acréscimo de informações da Agência Brasil.