O PT vai insistir para que a deputada federal Natália Bonavides seja a candidata do partido à Prefeitura do Natal nas eleições de 2020, mesmo com a parlamentar já tendo declarado que não pretende concorrer.
Ex-vereadora em Natal e deputada federal mais votada na cidade em 2018 – com quase 44 mil votos, Natália tem afirmado que não quer disputar a sucessão do prefeito Álvaro Dias e que deseja cumprir os quatro anos de mandato na Câmara dos Deputados antes de pensar em disputar uma eleição majoritária.
No entanto, segundo o presidente do Diretório Estadual do PT, Júnior Souto, a direção da legenda vai trabalhar para convencer Natália a ir para a disputa. De acordo com ele, até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá entrar em campo para estimular a deputada a ser candidata.
“Nós precisamos conversar. O presidente Lula deve conversar com ela propriamente em um prazo muito breve sobre essa questão, sobre essa demanda. A presidente Gleisi (Hoffman) – deputada federal e presidente nacional do PT – fez uma conferência recentemente e disse que vai insistir para que os mandatários disponibilizem seus nomes. Haverá pressão para que essa compreensão que parte do partido tem possa ser atendida por ela”, afirmou Júnior, em entrevista nesta quarta-feira, 18, ao programa “Manhã Agora”, da rádio Agora FM (97,9).
O presidente do PT no Rio Grande do Norte ressaltou que o nome de Natália Bonavides tem a preferência interna no partido e que os correligionários tentarão demovê-la da ideia de não participar das eleições de 2020. Júnior Souto, porém, pediu cautela nesse trabalho, pois, segundo ele, “ninguém pode liderar o processo de disputa de uma capital sem estar determinado para isso”. Ele defendeu que não haja uma “imposição” para que a deputada seja candidata, e sim que ela seja “convencida”.
“Em momento algum, a gente teve situações semelhantes de impor uma candidatura à revelia. A ideia é tentar o convencimento. Não acho que cheguemos a esses termos (impor candidatura)”, acrescentou.
Júnior Souto declarou que, caso a pressão sobre Natália não surta efeito, o partido avaliará nomes de outros petistas que têm mandatos. Ele explicou que há uma resolução nacional do PT que orienta os atuais detentores de mandatos a concorrerem nas eleições municipais das capitais e maiores cidades dos estados. No RN, as prioridades deverão ser Natal e Parnamirim.
Entre as opções do partido além de Natália para a disputa da capital potiguar, o PT avalia os nomes do senador Jean Paul Prates e do médico Alexandre Motta – que concorreu ao Senado nas eleições de 2018. “O companheiro Alexandre é um nome conceituado, muito bem avaliado. Não existe resistência ao nome dele no partido. É bem aceito. Há conversas entre nós. Há vozes achando que ele pode ser o nosso candidato”, acrescentou.
Ainda de acordo com Júnior Souto, Lula deverá participar ativamente das eleições municipais no RN e em outros estados. O ex-presidente é aguardado pelo menos em Mossoró, onde o PT deverá lançar a candidatura da deputada estadual Isolda Dantas à Prefeitura. “Ele (Lula) tem mostrado muita disposição em construir política e fazer a disputa eleitoral de 2020. Certamente, no momento oportuno, ele fará agendas. Ele deverá ter um papel importante, andar no Brasil inteiro”, encerrou.
Agora RN
Compartilhe nas redes sociais