Pandemia restringe festas de réveillon pelo país
Pelo menos 20 capitais cancelaram a realização de shows/ Foto: Reprodução Fernando Maia O surgimento da variante Ômicron do novo coronavírus restringiu as festas de réveillon em todo o país. Pelo menos 20 capitais cancelaram a realização de shows e eventos artísticos para evitar a aglomeração de pessoas. No entanto, em algumas capitais, a queima de fogos foi mantida.
Em Recife, está programada somente a queima de fogos na praia de Boa Viagem, com 17 minutos de duração, e em outros bairros da cidade. Quatro balsas estão espalhadas pela orla da cidade para garantir o espetáculo, que será realizado com fogos sem ruídos. Um decreto municipal proibiu a utilização de artefatos que provoquem poluição sonora em eventos promovidos pelo governo local.
Além de não realizar a festa de réveillon neste ano, a prefeitura de Fortaleza publicou um decreto para fixar o limite de público em festas privadas. Pelas regras, eventos de grande porte em locais fechados deverão cumprir a capacidade de até 2,5 mil pessoas. Em locais abertos, serão permitidas até 5 mil pessoas.
A festa também foi cancelada em Porto Alegre. A comemoração seria realizada na Orla do Guaíba em homenagem aos 250 anos da capital. Diante da disseminação da variante Ômicron, a prefeitura decidiu não promover shows para evitar aglomeração de pessoas na região da Usina do Gasômetro, onde a festa seria realizada.
Em Boa Vista, a festa não foi cancelada. A prefeitura divulgou na semana passada a programação musical para o dia 31. Os shows ocorrerão no Parque do Rio Branco, a partir das 17h.
No Rio de Janeiro, estão previstos dez pontos de queima de fogos pela cidade. Em Copacabana, a queima terá 16 minutos e será acompanhada de um espetáculo piromusical, no qual a história da cidade será contada por meio de música ambiente. Foram instaladas torres de som na orla. Para evitar aglomerações, no entanto, a prefeitura impôs várias restrições à circulação de pessoas, como o fechamento das estações de metrô, próximo à praia de Copacabana
Em Balneário Camboriú (SC), um dos destinos preferidos no Sul do país, a festa da virada do ano terá um show pirotécnico de 15 minutos. A contagem regressiva será realizada na roda gigante, um dos cartões postais da cidade. O governo local espera que a rede hoteleira tenha ocupação de 100% dos quartos disponíveis.
De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, divulgado ontem (28), o Brasil registrou 77 casos da variante Ômicron.
Com informações da Agência Brasil
Feriados e pontos facultativos de 2022 no Rio Grande do Norte são definidos em decreto do governo; veja calendário
Governo do RN publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) pontos facultativos e feriados de 2022. — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi O Governo do Rio Grande do Norte decretou oito pontos facultativos válidos para órgãos e entidades da administração pública estadual no ano de 2022. A publicação com as datas foi feita no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (29).
O primeiro ponto facultativo será no dia 7 de janeiro, uma sexta-feira que o estado vai “imprensar” com o feriado do Dia de Reis, celebrado em Natal no dia 6 de janeiro.
Também haverá pontos facultativos no carnaval. No dia 2 de março, a quarta-feira de cinzas, o estado decretou expediente a partir das 14h.
Segundo o decreto, os feriados municipais das cidades do interior do RN serão observados pelas repartições da administração pública estadual direta, autarquias e fundações em cada município onde estão localizadas.
Caberá ainda aos órgãos a decisão de manter o funcionamento dos serviços considerados essenciais.
No caso do feriado da Paixão de Cristo, a data é prevista nacionalmente para 15 de abril, porém o decreto do governo do estado aponta o feriado no dia 2 – data em que o feriado foi celebrado em 2021.
O g1 questionou o governo se a data será corrigida, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.
Veja abaixo a lista completa de pontos facultativos e feriados.
Calendário de pontos facultativos
7 de janeiro (sexta-feira) – válido para as repartições da Administração Pública estadual direta, autarquias e fundações no âmbito do município de Natal;
28 de fevereiro (segunda-feira) Carnaval;
1 de março (terça-feira) Carnaval ;
3 de junho (sexta-feira), Corpus Christi;
29 de junho (quarta-feira), Dia de São Pedro;
28 de outubro (sexta-feira), Dia do Servidor Público;
24 de dezembro (sábado), véspera de Natal;
31 de dezembro (sábado), véspera de ano novoCalendário de feriados
1º de janeiro (sábado), Dia da Confraternização Universal – feriado nacional;
6 de janeiro (quinta-feira), Dia de Santos Reis – feriado municipal;
2 de abril* (sábado), Paixão de Cristo – feriado nacional;
21 de abril (quinta-feira), Tiradentes – feriado nacional;
1º de maio (domingo), Dia Mundial do Trabalho – feriado nacional;
7 de setembro (quarta-feira), Dia da Independência do Brasil – feriado nacional;
3 de outubro (segunda-feira), Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú – feriado estadual;
12 de outubro (quarta-feira), Dia de Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional;
2 de novembro (quarta-feira), Dia de Finados – feriado nacional;
15 de novembro (terça-feira), Dia da Proclamação da República – feriado nacional;
21 de novembro (segunda-feira), Dia de Nossa Senhora da Apresentação – feriado municipal;
25 de dezembro (domingo) Natal – feriado nacional.Com informações do G1 RN
Blog Lucas Tavares – Marcas & Negócios
Antes de tudo, para mim, é uma alegria escrever sobre marcas e negócios aos leitores do Blog do Lucas Tavares. E , aproveito o momento, para desejar saúde e sucesso a todos neste ano novo.
Bom, já dizia um velho ditado popular “O Brasil não é para amadores” e com isso, tomo a liberdade para recriar essa frase para os dias de hoje, em meio às tantas dificuldades que enfrentamos e aos poucos estamos superando. Sendo assim seria: “O Brasil é para os Empreendedores”. Isso mesmo, o Brasil é para os empreendedores!
E ser empreendedor nesse país é sinônimo de ânimo, coragem e iniciativa.Foram dois anos desafiadores para todos os brasileiros, mas, observando o lado das micro e pequenas empresas, em meio a tantas dificuldades, apresentaram um saldo positivo de 2.094.812 empregos com carteira assinada, o que significa 71,8% das vagas criadas no País nos últimos 12 meses (Sebrae, 2021). É preciso reconhecer e parabenizar os empreendedores que com ânimo, coragem e iniciativa batalham para construir, manter e sustentar seus próprios negócios.
Em breve, iniciará mais um novo ciclo na vida dos empreendedores brasileiros, que tiveram nesses dois anos dificuldades que serviram para estruturar-se e terão o ano de 2022 para fortalecer os métodos e processos.
Cleiton Barros | Diretor brandandbi Marcas & Negócios.
Quem é vivo sempre aparece: Henrique Alves em São Paulo do Potengi
Ontem, 28, no lançamento do livro de Monsenhor Expedito escrito por Dom Jaime, além das várias autoridades presentes, quem veio prestigiar foi o ex-deputado Henrique Eduardo Alves a convite do vereador Getúlio.
Mesmo envolvido na organização do evento, este jornalista por várias vezes ouviu pessoas falando a respeito da presença do mesmo no evento.
Henrique já tem começado a andar o RN em busca de consolidar seu nome para as eleições de 2022.
Comitiva de Lagoa de Velhos prestigia lançamento do livro de Dom Jaime
Uma comitiva formada pela prefeita Sonyara Ribeiro prestigiaram na noite desta terça-feira, 28, do lançamento do livro de Dom Jaime Vieira Rocha que conta sobre a história de Monsenhor Expedito.
O evento aconteceu em São Paulo do Potengi e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas a Secretária de Administração do município de Lagoa de Velhos, Sônia; do secretário de Assistência Social, Diego; do ex-prefeito Severino e Anderson, chefe de Gabinete.
Na foto acima, está presente o prefeito de Lagoa Nova, Luciano; presidente da Câmara de São Paulo do Potengi, Getúlio; Secretário de agricultura, Neilson; vereador Rodrigo de Luiz Antônio; vice-prefeito de São Paulo do Potengi, João Maria; Engenheiro Tarcísio; ex-deputado Henrique e o deputado tomba.
Garibaldi e Walter Alves prestigiam lançamento do livro de Dom Jaime sobre Monsenhor Expedito
O ex-senador Garibaldi Filho e o deputado federal Walter Alves, ambos do MDB-RN, participaram, na noite de ontem (28), do lançamento do livro “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: um arauto da dignidade humana no sertão potiguar”, do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O evento foi realizado na praça na igreja de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi.
Ao discursar, o ex-senador Garibaldi se emocionou e lembrou de como o trabalho de Monsenhor Expedito foi decisivo para viabilizar uma das obras hídricas mais importantes no Rio Grande do Norte: as adutoras. “Monsenhor Expedito sempre se preocupava com o povo mais sofrido. Em uma das reuniões com autoridades para falar sobre o problema de desabastecimento de água, ele fez questão de pedir à organização que não servisse água aos convidados, para que todos sentissem na pele o que o sertanejo sentia em casa”, lembrou Garibaldi.
Já o deputado Walter Alves aproveitou o momento para prestar contas das ações de seu mandato em benefício de São Paulo do Potengi. “É uma alegria estar em São Paulo do Potengi neste momento do lançamento de um livro tão significativo que conta a história de Monsenhor Expedito. E é satisfatório poder olhar nos olhos das pessoas e contar que o nosso mandato já destinou R$ 1,7 milhão para obras neste município”, disse Walter.
O lançamento do livro contou com a presença da governadora Fátima Bezerra; prefeito Pacelli Souto; deputado estadual Tomba Farias, prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos; prefeita de Lagoa de Velhos, Sonyara Ribeiro; vereadores de São Paulo do Potengi; ex-prefeitos da região e membros da Arquidiocese de Natal.




