Notícias

  • PESQUISA BG / BRÂMANE / SENADO ESTIMULADA: Carlos Eduardo tem 25,5%, Rogério Marinho vem com 21,6% e Rafael Motta com 11,1%

    Ainda dentro da pesquisa eleitoral, o instituto Brâmane também trouxe números da corrida eleitoral pela cadeira que o Rio Grande do Norte tem no Senado Federal. No cenário estimulado, onde os eleitores são apresentados aos nomes dos pré-candidatos, Carlos Eduardo e Rogério Marinho estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro amostral da pesquisa. Numericamente, o ex-prefeito de Natal tem 25,5% das intenções de voto e Rogério Marinho tem 21,6%.

    O deputado federal Rafael Motta vem logo em seguida com 11,1% das intenções de voto. O ex-senador Ney Lopes aparece em quarto com 2,1% da preferência do eleitorado.

    Os demais nomes não atingiram a margem de erro. Indecisos corresponderam a 27% do eleitorado. Brancos e nulos somaram 10,9%.

    Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Brâmane entrevistou 2.000 eleitores potiguares entre os dias 14 e 17 de junho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,19% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03991/2022 e BR-02343/2022.

    BG

  • Governo suspende execução de parceria com a Casa da Ribeira e instala apuração

    Conclusão da auditoria ocorrerá dentro do prazo de 30 dias

    Foto: Ney Douglas

    A Controladoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte iniciou um procedimento de auditoria relativa às duas pactuações firmadas entre o Governo do Estado e a Casa da Ribeira, cuja conclusão ocorrerá dentro do prazo de 30 dias. O secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), Getúlio Marques, determinou a suspensão da execução do Plano de de Trabalho do Acordo de Cooperação firmado com a Casa da Ribeira.

    A gestão do equipamento Complexo Rampa passa à responsabilidade da Fundação José Augusto, conforme estabelecido em decreto nº 31.598, de 10 de junho de 2022. O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através da 60ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal, expediu recomendação para a suspensão imediata da execução do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação celebrado pelo Governo com a entidade Espaço Cultural Casa da Ribeira, com vistas à implantação do Museu da Rampa e complexo cultural.

    Anteriormente, o Governo do Estado já havia se pronunciado sobre o assunto, dizendo que havia recebido “com tranquilidade” a informação sobre a apuração. ” Importante reiterar que o acordo de cooperação questionado não envolve transferência direta de recursos públicos, e que confia na probidade das condutas adotadas pelos secretários das pastas envolvidas”, disse a nota oficial.

    O MPRN apura a legalidade dessas contratações e o suposto direcionamento por parte do Governo do Estado na contratação da Casa da Ribeira para o projeto museológico e expográfico. Segundo o órgão, o acordo está com uma série de irregularidades, o que envolve auxiliares de extrema confiança da governadora Fátima Bezerra. Há nos autos da recomendação “a eventual falsificação do memorando que inaugura o processo de contratação e define a Casa da Ribeira como entidade dotada de notoriedade para o objeto da contratação, com aposição de assinatura digital da Coordenadora de Articulação e Ordenamento da Secretaria de Turismo, servidora que alega que não praticou o ato, não conhece a casa da ribeira, desconhece a sua notoriedade para o que se propunha, e não tem conhecimento sequer deste processo de contratação específico.” E o MPRN indica que deve “ser investigada em sede de inquérito policial”.
    Além da possível falsificação documental, há outros indícios de irregularidades como favorecimento ao Espaço Cultural Casa da Ribeira por valores que envolvem mais de R$ 7,5 milhões para gerir o Museu da Rampa. Com base neste indícios, agora, o MPRN marcou uma audiência pública com o objetivo de colher informações, sugestões, críticas ou propostas que auxiliem a 60ª Promotoria de Justiça de Natal, com atribuição na defesa do patrimônio público, no inquérito civil instaurado para o controle de legalidade nessas operações feitas pelo Estado.

    Pela recomendação, Estado teria que deflagrar concurso para formulação de plano museológico
    A recomendação do MPRN às Secretarias Estaduais de Educação e de Turismo é que suspendam imediatamente a execução do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação celebrado com o Espaço Cultural Casa da Ribeira para a implantação do Museu da Rampa e complexo cultural. A medida deve ser acompanhada da interrupção de qualquer pagamento à entidade contratada no prazo de 48h.

    Na recomendação, o MPRN também orienta que os gestores rescindam o acordo de cooperação e assumam o objeto pactuado em relação às parcelas adimplidas e já pagas pelo Poder Público, inclusive zelando pela manutenção dos bens eventualmente entregues à custa dos recursos públicos oriundos de incentivos fiscais.

    Para a formulação de um plano museológico, o Estado deverá deflagrar um certame público, respeitando a legislação e sua implementação, para o Museu da Rampa, com possibilidade de ampla participação de qualquer interessado do setor cultural do RN e do país, em respeito ao princípio da impessoalidade.

    Por fim, o MPRN recomenda que o Estado assuma a administração do equipamento público designado Complexo Cultural da Rampa, inclusive para fins de manutenção, até que seja definida, por meio de certame público cabível, a pessoa jurídica que irá gerir o espaço.

    O MPRN concluiu que houve o direcionamento da contratação, por inexigibilidade de licitação, para elaboração dos projetos museológico e expográfico e, posteriormente, também, do acordo de cooperação para implementação desses projetos.

    Via Agora RN

  • Flamengo perde para o Bragantino e vê crise aumentar

    Bragantino derrotou o Flamengo por 1 a 0 /Foto: Ari Ferreira

    Com um gol de Luan Cândido, o Bragantino derrotou o Flamengo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (8) no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    Após esta derrota o Rubro-Negro permanece com 12 pontos e vê aumentar a pressão sobre o técnico Paulo Sousa, que tem tido o trabalho muito contestado pela torcida. Já o Massa Bruta chega aos 13 pontos e se afasta do Z4.

    O único gol da partida saiu aos 16 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Artur levantou a bola na área adversária em cobrança de falta, Andreas Pereira desviou de cabeça e a bola sobrou para Luan Cândido, que não perdoou.

    Dragão triunfa
    Outra equipe a vencer em casa foi o Atlético-GO, que bateu o Avaí por 2 a 1, no estádio Antônio Accioly, graças a gols de Wellington Rato e Baralhas. Bissoli descontou para o Leão da Ilha.

     

  • Bolsonaro diz que não será possível dar reajuste a servidores em 2022

    Presidente Jair Bolsonaro (PL) / Foto: Reprodução Isac Nobrega

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (7/6) que não dará reajuste a servidores em 2022. Segundo o chefe do Executivo, a previsão de aumento de 5% para as carreiras custaria em torno de R$ 7 bilhões, o que “atrapalharia o funcionamento do Brasil”.

    “Algumas categorias pedem reestruturação. Agora, quando você fala em reestruturar uma carreira, as outras não admitem sem que a delas também seja reestruturada. Não tem recurso para tal. E se você dá esses R$ 7 bilhões agora, que seria 5% de reajuste, você vai para R$ 16 bilhões dentro do teto. Você vai pegar o Ministério da Infraestrutura, por exemplo, vai demitir daqui a 20 dias 20 mil pessoas e as obras vão parar. Você vai ter um corte que vai atrapalhar o funcionamento do Brasil”, apontou durante entrevista ao SBT.

    “Então, eu lamento. Pelo que tudo indica, não será possível dar nenhum reajuste para servidor no corrente ano. Mas já está na legislação nossa, a LOA, que, para o ano que vem, teremos reajustes e reestruturações”, concluiu.

    Ontem (6/6), o Ministério da Economia informou que o segundo bloqueio nos gastos dos ministérios será de R$ 6,96 bilhões, menor que os R$ 8,2 bilhões anunciados em maio. A redução foi possível porque o governo federal desistiu de reserva R$ 1,74 bilhões destinados ao pagamento de reajuste de servidores.

    Além disso, o montante oferecido anteriormente pelo governo aos servidores públicos não foi aceito por estar abaixo do esperado pelas categorias que vêm deflagrando greves e paralisações desde o começo do ano.

  • Ufersa lança edital de concurso com 6 vagas para professor efetivo

    Ufersa/ Foto: Arquivo

    A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) lançou um edital de concurso para seleção de seis professores efetivos do Magistério Superior.

    São cinco oportunidades para o Campus Angicos e uma vaga para o Campus Sede, em Mossoró, conforme os perfis dos candidatos e os regimes de trabalho estabelecidos.

    A inscrições para o concurso começam no dia 15 de junho e vão até 11 de julho. A inscrição deve ser feita na página da Comissão Permanente de processo Seletivo (CPPS) no Portal Ufersa, na qual também está disponível a íntegra do edital e toda a documentação necessária.

    O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 12 de julho.

  • Linha 33-B terá frota ampliada a partir da próxima segunda-feira (6)

    A linha 33-B, que transporta os usuários do Planalto e de Cidade Satélite, via BR-101, até o entorno do Midway, vai ter um aumento na sua frota a partir da próxima segunda-feira (6). Dois ônibus adicionais vão passar a operar no trajeto, com reforço, sobretudo, nos horários de pico, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).

    Ônibus da linha 33-B

    Hoje a linha opera com dois veículos. “É uma iniciativa da STTU junto às empresas de ônibus para proporcionar aos usuários o dobro das viagens no horário em que a população mais precisa, que é justamente nos horários de pico, tanto pela manhã quanto a tarde”, disse o secretário adjunto de Transportes de Natal, Lincoln Werner.

    Via Tribuna do Norte

  • Rio Grande do Norte segue sem confirmação de óbitos por COVID-19 nas últimas 24h

    No decorrer deste mês, apenas 1 óbito foi confirmado e não houve nenhum novo registro nas últimas 24h.

    Dados divulgados pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), informam que a taxa de letalidade registrada no mês de maio até o momento é de 0,72%.

    Também nas últimas 24h, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), já foram somados 66 novos casos.

  • Comerciantes do “Pingo da Mei Dia” e “Boca da Noite” têm até hoje para realizar credenciamento

    Para o “Pingo da Mei Dia”, será permitida a instalação dos equipamentos a partir das 18h do dia 1º de junho até as 6h do dia 4 de junho. Foto: Arquivo

    A Prefeitura de Mossoró, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (Seimurb), reforça aos vendedores cadastrados e habilitados para comercializar no “Pingo da Mei Dia” e “Boca da Noite”, que por algum motivo não compareceram para realizar o credenciamento, que o prazo para efetivar e concluir o processo, visando receber autorização de utilização de espaço público, segue até segunda-feira 23.

    Os habilitados ao credenciamento deverão comparecer até segunda-feira 23, das 8h às 17h, à Biblioteca Municipal Ney Pontes para recebimento das autorizações para uso temporário de área pública no evento. Os comerciantes devem apresentar RG e CPF (ou CNH) e número do protocolo de cadastramento.

    Para o “Pingo da Mei Dia”, será permitida a instalação dos equipamentos a partir das 18h do dia 1º de junho até as 6h do dia 4 de junho. Referente ao “Boca da Noite”, a instalação deve ser feita a partir das 18h do dia 21 de junho, até às 12h do dia 25 de junho.

  • ‘PT e PSB não votam em Carlos Eduardo’, diz Fernando Lucena

    Lucena: “PSB terá muita força no governo e não pode ficar fora da disputa no RN”. Foto: José Aldenir

    “Conheço bem o PT, a militância não quer votar em Carlos Eduardo. No PSB, a mesma coisa. Ou seja, PT e PSB não votam em Carlos Eduardo”, afirmou o ex-vereador de Natal Fernando Lucena (PSB), ao explicar o motivo do partido reivindicar espaço na chapa majoritária de Fátima Bezerra, com a inclusão do nome de seu presidente estadual, deputado federal Rafael Motta, como pré-candidato a senador pelo Rio Grande do Norte. “O PSB compreende e entende que é o partido da vice-presidência da República, na chapa Lula/Alckmin, que terá muita força do governo federal e não pode ficar de fora da disputa estadual. Já têm Alves demais na chapa governista”, disse, em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta terça-feira 03.

    Lucena revelou que o PSB nacional tem priorizado as candidaturas ao Senado e o fato de Rafael aparecer com 5% de intenções de voto, de forma espontânea e sem anunciar seu nome, é um ótimo sinal. “E tem Carlos Eduardo, derretendo como gelo em Mossoró. Ou seja, a melhor forma de Rogério Marinho ganhar a eleição é manter Carlos Eduardo candidato. Ele não traz voto nenhum ao PT, pelo contrário, tem outro candidato a presidente (Ciro Gomes – PDT) e não unifica, pois tem rejeição do PT e do PSB”, comentou.

    Para ele, o PT e o PSB precisam de um candidato com postura vinculada às legendas, que tenha votado fechado com os partidos de esquerda em situações como as reformas Trabalhista e da Previdência, sem rejeição ou problemas junto ao eleitorado potiguar. “Temos um dos melhores deputados do Estado, com 5% nas pesquisas sem fazer anúncio sobre o Senado e é atuante. Ele e Natália Bonavides são os dois melhores, que nos orgulham. Isso tudo reflete na hora que o eleitor pensa em quem votará”, afirmou.

    Lucena disse ainda que há 22 prefeitos no Rio Grande do Norte apoiando a pré-candidatura de Rafael ao Senado, além da estrutura partidária de uma sigla que terá a vice-presidência da República. “Aguardamos isso. O nome de Rafael Motta está posto pelo PSB e vamos para cima, porque compreendemos que ele é um candidato fortíssimo da juventude e unifica toda a esquerda do RN”.

    E continuou: “Contamos com o apoio e a compreensão da governadora e do PT, porque Rafael agrega muito mais votos que qualquer outro candidato. Vamos discutir a questão do Senado com o PT, o PCdoB e partidos aliados, para unificar e garantir a vaga para as forças democráticas. A disputa aqui será entre Lula e Bolsonaro. Nossa proposta é unificar as forças de esquerda e progressistas e esse nome é Rafael Motta”, finalizou.

    *Com informações do Agora RN

  • Pela 3ª vez seguida, Brasil fica de fora dos convidados para cúpula do G7

    Presidente Jair Bolsonaro (PL) / Foto: Reprodução Isac Nobrega

    A Alemanha deixou o Brasil de fora da lista de convidados para a reunião do G7, grupo com as sete maiores economias do mundo. O país europeu anunciou, nesta segunda-feira (2/5), que quatro nações em desenvolvimento foram chamadas a participar do encontro, que ocorrerá entre 26 e 28 de junho.

    Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia são os convidados da rodada. O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit. Desta vez, Berlim ocupa a presidência rotativa do grupo. É uma tradição do G7 chamar os países com maior relevância no momento do evento.

    Desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a nação tupiniquim não recebe o convite. O chefe do Executivo pode ser o primeiro da história da Nova República a nunca ter participado de uma rodada com os países mais industrializados do mundo.

    O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O convite à Índia tem o intuito de isolar a Rússia diplomaticamente, apesar de o premiê indiano Narendra Modi não condenar as ações dos russo e, inclusive, aumentar a importação de petróleo daquele país.

    *Com informações do Correio Braziliense