Notícias

  • OMS decreta fim da emergência de Covid-19, após quase 7 milhões de mortes pela doença

    Emergência de saúde da Covid-19 foi declarada há mais de três anos – Foto: Reprodução

    A Covid-19 não representa mais uma emergência de saúde global, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (5), um grande passo para o fim da pandemia que matou mais de 6,9 milhões de pessoas, paralisou a economia global e devastou comunidades.

    O comitê de emergência da OMS declarou pela primeira vez que a Covid-19 representava seu nível mais alto de alerta há mais de três anos, em 30 de janeiro de 2020. O status ajuda a concentrar a atenção internacional na ameaça à saúde, além de reforçar a colaboração em vacinas e tratamentos.

    Retirar a declaração é um sinal do progresso que o mundo fez nessas áreas, mas a Covid-19 veio para ficar, disse a OMS, mesmo que não represente mais uma emergência.

    Pelas regras da OMS, não existe uma declaração oficial do fim da pandemia. Assim como a Aids, a Covid-19 continuará a ter o status de pandemia. O regulamento sanitário criado pelos governos há quase 20 anos apenas permite que os cientistas anunciem o início de uma emergência global ou seu ponto final.

    A taxa de mortalidade diminuiu de um pico de mais de 100.000 pessoas por semana em janeiro de 2021 para pouco mais de 3.500 na semana até 24 de abril, segundo dados da OMS.

    Portal 98 FM

  • Empreendedor potiguar desenvolve startup voltada à transformação social de diaristas

    Iniciativa; que também opera na Paraíba, em Pernambuco e São Paulo; promove a valorização do empreendedorismo feminino

    A ideia surgiu em 2019 e definiu os rumos profissionais do engenheiro químico Lucas Mateus Dantas Maia, natural de Natal. O objetivo era criar um aplicativo que pudesse viabilizar a prestação de serviços e promover a transformação social de diaristas. A startup oferece um ambiente de capacitação, qualificação e fonte de renda para as mulheres cadastradas no aplicativo, denominadas como ‘Embaixadoras do Bem-estar’.

    Lucas concluiu Engenharia Química na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2017, e durante o curso aproveitou as oportunidades. “Fui muito curioso, participei de tudo que me ofereciam, como: laboratórios, chão de fábrica com estágio, intercâmbio e Empresa Júnior. Neste último, comecei a adquirir a aptidão por empreender. Em 2018, lançamos o primeiro protótipo da nossa empresa, mas a operação iniciou-se mesmo em janeiro de 2019”, lembra.

    Atualmente, a startup possui cerca de 170 diaristas vinculadas ao aplicativo desenvolvido por Lucas em parceria com o sócio e amigo de faculdade André Jales Henriques da Costa. A ideia inicial, inclusive, nasceu na casa do pai de André, em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. “Precisávamos de um encanador para consertar o chuveiro. Como não conhecíamos ninguém na cidade tivemos dificuldade de encontrar um profissional seguro e confiável. A partir disso, comecei a pensar em como as pessoas resolviam essa questão em Natal”, disse Lucas.

    Eles optaram pelo serviço de faxina porque perceberam que havia mais recorrência. “Imagina chegar em casa e ver louça pra lavar, casa pra arrumar? A sensação é completamente diferente quando depois de um dia cansativo e corrido, você só precisa tomar banho e deitar na sua cama arrumada, com a casa limpa”, destacou.

    O objetivo dos sócios era beneficiar de forma justa e segura os dois lados desta prestação de serviço. Todas as profissionais na plataforma da Tidmo garantem acesso a informação, tecnologia, cursos EAD e toda infraestrutura necessária para profissionalizarem seus serviços. Outros pontos importantes que trazem profissionalização e valorização são: padronização dos serviços, precificação justa e autonomia para escolher o dia e horário de trabalho.

    A plataforma digital da empresa permite que as prestadoras de serviço realizem o cadastro e acessem as oportunidades de trabalho. Após aprovadas, ficam disponíveis para os agendamentos das faxinas (com ou sem produtos de limpeza inclusos) e serviços de passar roupas, por exemplo.

    Em Natal

    Na capital do Rio Grande do Norte, a empresa possui pontos de apoio para as “Embaixadoras”, num coworking e no Sebrae, que oferece todo o suporte para essa relação. “Nesses espaços fazemos, também, a entrega de fardamentos e de produtos de limpeza”, disse Lucas. Segundo ele, há uma relação muito estreita entre a empresa e o Sebrae. “Por quatro anos consecutivos, conquistamos o edital de aceleração do Sebrae como uma das empresas de impacto social no Rio Grande do Norte”, comentou.

    Tidmo

    O nome Tidmo vem da junção de duas palavras em inglês: Tidy (limpo ou arrumado) e Mood (bem-estar, humor, paz de espírito). “Isso está alinhado com uma de nossas propostas de valor, que é proporcionar, por meio de um ambiente limpo e organizado, uma experiência única de bem-estar físico e mental”, explicou Lucas.

    A plataforma surgiu e se estabeleceu em Natal, mas vem ganhando outros espaços, a exemplos de João Pessoa (PB), Recife (PE) e São Paulo (SP): “A Tidmo vem crescendo mês a mês em todos as 4 grandes regiões metropolitanas em que atua. A perspectiva é que estejamos em outras 12 capitais até o final de 2025”, disse o empreendedor potiguar.

  • Afinado com a governadora Fátima, vice Walter Alves emplaca Getúlio Batista na superintendência do DNIT no RN

    Dos postos federais polêmicos no Rio Grande do Norte dois já estão definidos, prego batido e ponta virada.

    Um é a Codevasf, que não será ocupada, de jeito nenhum, pelo ex-candidato a vice-governador Ivan Júnior.

    A indicação do presidente do União Brasil José Agripino foi vista como insulto ao governo Lula.

    Porém, a indicação do vice-governador Walter Alves, em comum acordo com a governadora Fátima Bezerra, do nome de Getúlio Batista para a superintendência, deu liga.

    E a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (05), reforçando a boa relação entre Fátima e Walter.

    Apesar de ter protagonizado ataques a Lula nas redes sociais, o presidente do PTB Getúlio Batista incluiu o partido entre os apoiadores da campanha de reeleição de Fátima.

    E vamos combinar: se até Agripino está indicando cargos para o governo de Lula – quem diria – por qual motivo Walter seria preterido.

    Ex-presidente do MDB, Henrique Alves até tentou evitar junto ao ministro Renan Filho, abortar a indicação de Walter.

    Renan não ouviu Henrique.

    Claro, seu aliado é Walter, vice-governador e presidente do MDB.

    Henrique hoje é PSB e não tem mandato.

    Confira a nomeação de Getúlio para a superintendência do DNIT no RN.

    Thaisa Galvão

  • Polícia Civil prende motorista do SAMU por tráfico de drogas no interior do RN

    A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu um motorista de ambulância por tráfico de drogas no município de João Dias, no interior do Rio Grande do Norte, durante uma operação nesta quinta-feira (04). O homem era motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Pau dos Ferros/RN e é suspeito de transportar, juntamente com mais uma pessoa, drogas de João Dias/RN para a cidade de Catolé do Rocha/PB. O funcionário também utilizava o veículo para vender entorpecentes.

    Heder Araújo de Freitas, conhecido como “Edi”, de 40 anos, motorista do SAMU, e Rony Evangelista de Sousa, de 45 anos, foram capturados em abordagem rural, no sítio Boa Vista, em João Dias.

    A polícia estava realizando diligências no local, quando encontrou dois indivíduos em atitude suspeita em uma motocicleta tentaram fugir. Na oportunidade, 23 embalagens de cocaína e maconha foram apreendidas. Na casa de “Edi”, foram encontrados os materiais utilizados para a venda de drogas, como embalagens e balança de precisão, além de uma arma. No local, ainda foi encontrado “loló”, com vários frascos para venda, bem como rádios comunicadores.

    A ação policial foi feita pela 72ª Delegacia de Polícia de Alexandria, com apoio do Grupo Tático Operacional (GTO/PMRN) e pela Polícia Militar de João Dias.

    A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

  • Lideranças comunitárias recebem Comenda Porta Voz do Povo na Câmara de Natal

    Nesta quinta-feira (04), a Câmara Municipal de Natal entregou a Comenda Porta Voz do Povo, instituída na casa em 2021, por projeto de resolução de autoria do vereador Milklei Leite (PV), para homenagear os líderes comunitários da capital.

    “Fui presidente de associação comunitária por 10 anos e participei de muitos outros órgãos comunitários. Hoje estou vereador e continuo procurando aproximar o poder público das comunidades. Este ano, procurei homenagear líderes que foram mais atuantes na luta pela melhoria da oferta de transporte público em seus bairros, pois foi uma questão que mobilizou muito a população de Natal ultimamente”, comentou o vereador propositor da sessão solene.

    A Comenda Porta Voz do Povo foi criada para ser outorgada em sessão solene na CMN, sempre na primeira semana de maio, preferencialmente no dia 5, data instituída pela Lei 11.287 de 2006, para celebrar o Dia Nacional do Líder Comunitário, personagem que representa as preocupações e vontades da população perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Para o propositor da solene na CMN, a Comenda proporciona aos vereadores de Natal a oportunidade de reconhecer, anualmente, as lideranças comunitárias pelos relevantes serviços prestados, dando sustentação às atividades parlamentares e tornando possível uma atuação mais legítima da casa. Este ano, oito vereadores indicaram 22 homenageados.

    Entre os homenageados estava Rogério Teixeira, liderança comunitária no loteamento Jardim Progresso, em Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal, há 18 anos. Para ele, receber a Comenda é uma forma de valorização pelas lutas diárias. Rogério conta que aprendeu com o bisavô a reivindicar os direitos de melhorias em educação, saúde e infraestrutura para a comunidade. “É uma tarefa árdua e muitas vezes incompreendida”, resume.

    Durante a solenidade, deputada estadual Eudiane Macedo representou a Assembleia Legislativa; o secretário adjunto do GAC, Ivanilson de Souza, o Governo do Estado, e o José Antônio, coordenador do Gabinete da Prefeitura de Natal, o prefeito Álvaro Dias. Completaram a mesa de autoridades, a presidente da Transcoop, Edileuza Queiroz, e Andrea Felix, representando todo movimento comunitário.

    2º Fórum de Lideranças Comunitárias de Natal

    No próximo sábado (06), o 2º Fórum de Lideranças Comunitárias de Natal vai abordar assuntos pertinentes à atuação das associações e conselhos de bairros, como segurança, saúde e empreendedorismo, a partir das 13h30, no Campus da Uern, na zona Norte da cidade. “Já temos mais de 300 inscrições”, revelou o vereador Milklei Leite.

  • Ministro de Minas e Energia “esquece” de convidar Jean Paul para reunião sobre a Petrobras

    Foto: Reprodução.

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), simplesmente esqueceu de convidar o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para uma reunião com o conselho deliberativo da estatal. O encontro está marcado para às 19h desta sexta-feira.

    Segundo a coluna do Estadão, “a convocação foi feita na última terça por meio de um email enviado pelo gabinete no Ministério de Minas e Energia, sem dizer a pauta do encontro. Conselheiros que perguntaram o motivo ouviram que se tratava de uma ‘apresentação institucional’”.

    “Prates foi informado da reunião por membros do colegiado, que é composto por representantes da União e escolhidos pelos acionistas minoritários, e não escondeu a insatisfação. Os dois travaram um duelo pelos nomes do conselho da estatal”, acrescenta o jornal.

    O Antagonista.

  • João Maia visita Extremoz e destina mais de R$ 2,5 milhões em emendas para município

    Na tarde desta quinta-feira (04), o deputado federal João Maia visitou a cidade de Extremoz, onde foi recebido pela Prefeita Jussara Sales e pelo vice-prefeito Izidoro Júnior. Durante a visita, o parlamentar fez a entrega de mais de R$ 2,5 milhões em emendas e conferiu obras que estão sendo realizadas no município.

    “Eu fico muito feliz em visitar as cidades do nosso RN e ver o zelo e carinho dos nossos prefeitos com seus municípios. Esse valor ajudará a melhorar a qualidade de vida do seu povo”, declarou João Maia, que também fez questão de conferir de perto a verdadeira reconstrução que a cidade vive através da administração de Jussara e Izidoro.

    João Maia conferiu in loco a construção da Escola de Educação de Tempo Integral das Malvinas, que ofertará educação de qualidade aos alunos.

  • Presidente Ezequiel recebe relatório de gestão do TCE-RN com ações de 2022

    Transparência, diálogo e gestão. Esses são os pilares encontrados no Relatório de Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2022 entregue nesta quinta-feira (04) na Assembleia Legislativa.

    O relatório foi entregue pelo presidente da corte, o conselheiro Gilberto Jales ao presidente do Poder Legislativo Estadual, Ezequiel Ferreira (PSDB). “Na Assembleia, as nossas ações são programadas no Planejamento Estratégico, feito ano a ano pela equipe talentosa de servidores”, comenta o presidente do Legislativo.

    O conselheiro Jales também ressaltou a importância do diálogo entre o TCE e a ALRN. “Viemos à Assembleia também reafirmar nossa parceria em ações e projetos por todo o RN”, destaca o presidente do TCE, Gilberto Jales.

    Além dos projetos, o relatório inclui números da atuação do Tribunal durante o ano de 2022, incluindo todas as atividades no âmbito de sua atuação de fiscalizar e julgar as contas dos poderes constituídos, municípios e Estado do Rio Grande do Norte.

  • Câmara Municipal aprova projetos de impacto ambiental em Natal

    Dois projetos de lei focados no meio ambiente foram aprovados na sessão ordinária desta quinta-feira (04), na Câmara Municipal de Natal. O PL 328/2022, da vereadora Nina Souza (PDT), cria o Programa de Compostagem na rede pública de ensino, e o PL 239/2022, do vereador Milklei Leite (PV), institui a campanha Julho Sem Plástico.

    A compostagem é o processo de reciclagem do lixo orgânico. Ela transforma a matéria orgânica em adubo natural, substituindo o uso de produtos químicos e contribuindo para a redução do aquecimento global. O programa de compostagem aprovado hoje na CMN deverá “incentivar à compostagem dos resíduos orga?nicos e do processamento de alimentos em todas as unidades de ensino da rede pública que sirvam alimentação”. O PL também prever que o composto orgânico resultante da compostagem deve ser destinado às hortas comunitárias, à conservação da jardinagem em ambientes públicos da capital e aos eventuais projetos de agricultura familiar.

    “Com esse projeto, estamos contribuindo com a melhor forma de gerir os resíduos sólidos produzidos pelas unidades escolares de Natal e de combater os efeitos nocivos que a compostagem in natura e clandestina acarreta aos solos e aos recursos hídricos. O processo de compostagem, desse modo, traria um alívio ao impacto ambiental, que surge em função da grande produção de resíduos e dejetos, além de trazer benefícios para a sociedade, através do adubo orgânico”, reforçou a autora do PL, Nina Souza

    Da mesma forma, o projeto de lei 239/2022, do vereador Milklei Leite (PV), que institui a campanha Julho Sem Plástico em Natal, prevê que a Prefeitura realize e incentive ações para educar a população sobre o uso e o descarte corretos do material, bem como sobre alternativas de coleta seletiva e reciclagem, como uso do plástico para fins artesanais, e a substituição dele por materiais biodegradáveis no uso doméstico e comercial, em itens como copos, garrafas, sacolas, canudos e tantos outros.

    Foi a campanha mundial Plastic Free July, que inspirou o PL do vereador natalense. “O Projeto de Lei visa buscar conscientização e engajamento na causa ambiental, ao propor educar, ensinar, inspirar, estimular e conscientizar sobre o não uso do plástico”, ressaltou Milklei Leite, propondo que a população reflita sobre hábitos de consumo que estão afetando o futuro do planeta.

    Na mesma sessão também foi aprovado o projeto de lei 281/2022, do vereador Aroldo Alves (PSDB), criando o programa “Pequenos Atletas”, para o reconhecimento de crianças com habilidades esportivas, numa parceria entre o Município e clubes esportivos e/ou outras instituições privadas, para possibilitar que alunos e alunas de escolas municipais possam ter habilidades reveladas para patrocínio e competições, através de competições esportivas nas escolas da rede municipal.

    “Certamente, incentivar as práticas esportivas desde cedo, pode transformar realidades, notadamente de alunos de escolas públicas a serem reconhecidos “pequenos atletas”. Pois é este o principal propósito do projeto de lei em tela, fomentar a ideia das transformações que o esporte pode causar na vida de crianças ao serem incentivadas às práticas esportivas”, justificou o vereador.

  • Registro falso de vacinação de Bolsonaro em SP usa email com nome de Lula

    O registro falso de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a covid-19 em São Paulo teve um dado colocado com o nome do presidente Lula (PT).

    O email “[email protected]” foi registrado na ficha de vacinação, segundo o boletim de ocorrência feito pela Prefeitura de São Paulo.

    “Chama a atenção”, disse a prefeitura sobre o uso de um email com o nome de Lula. No sistema da prefeitura paulistana consta que Bolsonaro foi vacinado com o imunizante de dose única da Janssen contra a covid-19 na UBS do Parque Peruche, na zona norte da capital, em 19 de julho de 2021. O sistema do Ministério da Saúde validou a vacina.

    Na data da suposta aplicação, Bolsonaro estava em Brasília; ele passou quatro dias internado em São Paulo, mas recebeu alta no dia 18 de julho de 2021, quando voltou para o Distrito Federal.

    A prefeitura ainda constatou que a pessoa que teria aplicado a vacina nunca trabalhou na UBS indicada no sistema e o lote citado como aplicado não foi disponibilizado em São Paulo. A unidade também aponta que nunca atendeu Bolsonaro.

    A CGU (Controladoria-Geral da União) e a PF (Polícia Federal) investigam o caso.

    Com informações de UOL