21 de maio de 2025

Senador Rogério Marinho pode ser vice de Michele Bolsonaro, revela reportagem

Rogério Marinho e Michele Bolsonaro | Foto: Divulgação

O nome do senador potiguar Rogério Marinho (PL), líder da oposição no Senado Federal, voltou a ser envolvido em especulações nacionais sobre a disputa pela presidência da República em 2026.

Atualmente pré-candidato ao Governo do RN, Marinho foi citado em reportagem de Wilson Lima, do portal O Antagonista, como potencial vice numa chapa encabeçada pela ex-primeira dama Michele Bolsonaro.

A notícia afirma que, “apesar dos acenos feitos pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), integrantes do PL admitiram que é cada vez menor a chance de Jair Bolsonaro dar as suas bênçãos a uma eventual candidatura do ex-ministro da Infraestrutura à Presidência da República. Por essa razão, começa a ser ventilada dentro do PL a composição de uma chapa pura em 2026: Michelle Bolsonaro tendo como vice o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho”.

Vale lembrar que o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro já havia sinalizado pela preferência ao nome de Rogério Marinho. Em entrevista a Jovem Pan, em abril, o ex-presidente afirmou que estava “namorando” um nome do Nordeste para ser candidato a vice dele. Rapidamente, o nome de Marinho foi citado nas especulações, pela relação dos dois.

Ainda de acordo com O Antagonista, “o entorno do ex-presidente tem ficado incomodado pela forma como a chamada ‘grande mídia’ tem defendendo o nome de Tarcísio para uma eventual disputa presidencial em 2026.”

Portal da 96 FM

Parnamirim irá realizar caminhada contra o abuso e exploração sexual infantil

Na próxima sexta-feira (23), a Prefeitura de Parnamirim através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), convida a todos para a Caminhada “Parnamirim Faz Bonito”, que será realizada em alusão ao Mês e Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, com concentração às 15h na Churrascaria do Arnaldo, localizada na Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal.

A Caminhada está dentro das ações realizadas na campanha do Maio Laranja – Mês de Conscientização Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que contará ainda com blitz educativa sobre o tema, além de panfletagem em vários pontos da cidade.

A campanha é importante para a promoção, construção e efetivação de políticas públicas voltadas para a proteção integral de crianças e adolescentes, onde a responsabilidade pela garantia dos seus direitos é compartilhada entre Estado, sociedade e família.

Vista sua camisa laranja e participe conosco!

Confira abaixo toda a programação da campanha:

23/05 | 15h – Caminhada “Parnamirim Faz Bonito” (Concentração em frente à Churrascaria do Arnaldo, Cohabinal);

24/05 | 08h – Panfletagem na Feira de Santos Reis pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil);

25/05 | 08h – Panfletagem nas Feiras do Parque Industrial e da Coophab pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS);

27/05 | 09h – Blitz alusiva ao tema “18 de Maio – Faça Bonito”, no Centro de Parnamirim (em frente à Igreja Matriz de N. S. de Fátima);

30/05 | 09h – Blitz alusiva ao tema “18 de Maio – Faça Bonito”, na praia de Pirangi (concentração em frente ao SCFV Pirangi, Praça São Sebastião).

Ubaldo Fernandes destaca importância histórica da capela de Santa Rita

Autor do projeto de lei aprovado nesta terça-feira (20) pela CCJ da Assembleia Legislativa (ALRN) que reconhece a capela de Santa Rita de Cássia, município de Santa Cruz, como patrimônio cultural, religioso, histórico e arquitetônico do RN, o deputado Ubaldo Fernandes citou a importância histórica da construção de 1820.

“O então presidente da província do RN, Basílio Quaresma Torreão, promulgou a lei, em 27 de março de 1835, tornando a pequena capela uma igreja matriz, dedicada a Santa Rita de Cássia”, lembrou o deputado. Na justificativa do projeto, Ubaldo citou trechos da história da paróquia-santuário que é atualmente referência no turismo religioso do RN.

“A festa mobiliza o povo do RN. A festa de Santa Cruz duplica a população local. A procissão que ocorrerá agora dia 22, tem a participação de mais de 80 mil fiéis do RN e da Paraíba. E isso é muito importante para o turismo do RN”, afirmou.

Ubaldo historiou as reformas pelas quais a paróquia passou e disse que está prestes a ser criada a Diocese de Santa Rita, congregando vários municípios do Trairi. O deputado parabenizou toda a equipe da paróquia, na pessoa do padre Vicente. “Parabéns todos que atuam nas festividades da paróquia pela grande festa realizada ano a ano”, disse.

Abastecimento de Água

Ainda durante a sessão desta terça-feira, o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) fez pronunciamento alertando para “a grave crise hídrica enfrentada pelo município de São Miguel”, no Alto Oeste potiguar, e cobrou medidas emergenciais da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para garantir o abastecimento da população.

“O açude do Bonito, principal fonte de abastecimento do município, encontra-se com nível alarmantemente baixo, muito próximo ao seu volume morto, comprometendo seriamente a oferta de água para a população micaelense”, declarou o parlamentar.

Câmara de Natal reaprova título de cidadão natalense a Bolsonaro

Com o voto favorável de 19 dos 29 vereadores, a Câmara Municipal de Natal (CMN) reaprovou, no intervalo de 41 dias, a segunda concessão do título de cidadania natalense ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que contou com cinco votos contra e uma abstenção, enquanto cinco vereadores estavam ausentes à votação, ocorrida na sessão de terça-feira (20) da Casa legislativa.

O título honorífico de cidadão natalense a Bolsonaro, que presidiu o país entre 2019/2022, é uma proposta do vereador Subtenente Eliabe (PL), que justificou: “Esta honraria é justa e merecida por tudo que o presidente Bolsonaro representa para Natal e para Rio Grande do Norte, pela relação que ele tem com a nossa cidade. E para além disto, o presidente Bolsonaro, na história da presidência da República, foi o presidente que mais enviou recursos para a cidade do Natal, para obras estruturantes, como o complexo turístico em Mercado da Redinha, a requalificação da avenida Felizardo Moura, a engorda de Ponta Negra, que é e uma obra que a oposição ao PT não reconhece”.

Além disso tudo, o subtenente Eliabe o apoio dado por Bolsonaro, “justamente no período da pandemia de Covid-19, que os petistas criticam tanto. enquanto a governadora o Estado se omitiu, o legado que ela deixou foi o desaparecimento de R$ 5 milhões com o escândalo dos respiradores através do Consórcio Nordeste”.

O subtenente acrescemtou que o ex-presidente “teve a sensibilidade e o único hospital de campanha construído na cidade do Natal foi justamente com recursos enviados por Jair Messias Bolsonaro. De modo que nós nos sentimos muito honrados com esta deferência”.

Militantes de esquerda protestaram contra a aprovação do título, inclusive portanto cartazes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), mas tiveram uma reprimenda do autor da proposta: “É inadmissível que as pessoas venham pra cá, causar tumulto, fazer baderna e atrapalhar o trabalho dos vereadores aqui, inclusive ameaçando vereadores e vão cobrar de Fátima Bezerra, que pague o piso salarial dos professores “.

Antes, a CMN havia aprovado título honorífico para Bolsonaro em 10 de abril, o qual seria entregue no dia 12 do mesmo mês por ocasião de evento político do Partido Liberal em Pau dos Ferros, o que acabou não ocorrendo em virtude do ex-presidente ter adoecido em Bom Jesus, durante sua viagem para a região Oeste do Rio Grande do Norte.

Agora o título será entregue dia 12 de junho, em frente a Assembleia Legislativa, durante cumprimento de agenda política de Bolsonaro no Estado, informou Eliabe. Por se tratar de um decreto legislativo, não será necessário submeter a matéria à sanção do prefeito prefeito Paulinho Freire (União Brasil), que assinada pelo presidente da Casa, vereador Ériko Jácome, deve sair publicada no “Diário Oficial do Município” desta quarta-feira (21).

A vereadora Samanda Alves (PT) também havido obtido ação na Justiça anulando a primeira votação do título de cidadania em virtude da matéria não ter passado por deliberação na Comissão de Educação da Câmara.

“O Regimento da casa foi desconsiderado, desrespeitado. Por isso que nós, em defesa da Casa, entramos na justiça, ganhamos um liminar que obrigou a Casa a cancelar o rito e a andar com o ritmo que prega o Regimento Interno. Por isso que essa discussão foi prorrogada, porque tentaram aprovar aqui uma legislação de forma urgente, sem respeitar o Regimento”.

Placar da votação do título de cidadão a Bolsonaro
A favor
Aldo Clemente (PSDB)
Anne Lagartixa (Solidariedade)
Camila Araújo (União)
Chagas Catarino (União)
Cleiton da Policlínica (PSDB)
Daniel Rendall (Republicanos)
Daniel Santiago (PP)
Matheus Faustino (União)
Irapoã Nóbrega (Republicanos)
João Batista Torres (DC)
Kleber Fernandes (Republicanos)
Fúlvio Saulo (Solidariedade)
Leo Souza (Republicanos)
Luciano Nascimento (PSD)
Preto Aquino (Podemos)
Robson Carvalho (União)
Tércio Tinoco (União)
Subtenente Eliabe (PL)
Tony Henrique (PL)

Contra
Brisa Bracchi (PT)
Daniel Valença (PT)
Pedro Henrique (PP)
Samanda Alves (PT)
Thabatta Pimenta (Psol)

Abstenção
Cláudio Custódio (PP)

Ausentes
Eribaldo Medeiros (Rede)
Eriko Jácome (PP)
Herberth Sena (PV)
Tárcio de Eudiane (União)

Fonte – CMN