8 de maio de 2025

Americano Robert Prevost é anunciado como novo papa e escolhe nome Leão XIV

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.16.51

A Igreja Católica elegeu o americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, como novo papa. Passados 16 dias da morte de Francisco, a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h08 (18h08 em Roma) desta quinta-feira 8, no segundo dia do Conclave para eleger o substituto do Papa Francisco.

O cardeal americano escolheu o nome Leão XIV. Seu perfil é visto como equilibrado, com reputação por construir pontes entre conservadores e progressistas. Prevost Nasceu em 1955 em Chicago, nos Estados Unidos, em uma família de origens europeias. Ele também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino.

Agora RN

Direita ventila senador Rogério Marinho como novo nome para disputar eleições em 2026

Diante da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o nome do senador Rogério Marinho (PL) tem sido trabalhado pela direita como uma alternativa para concorrer à Presidência da República em 2026. As informações são do O GLOBO.

De acordo com o jornal, a articulação passou a ser trabalhada devido à resistência de aliados de Jair Bolsonaro ao governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), apontado como o principal cotado para o Palácio do Planalto. A ideia é que o nome de Rogério Marinho surja como uma nova opção para o ex-mandatário.

Para uma ala da direita, o senador seria o mais alinhado e aberto ao comando de Bolsonaro do que Tarcísio. A avaliação feita é que Marinho está no meio do mandato parlamentar e que não teria grandes perdas, caso não fosse eleito.

Nos bastidores, Bolsonaro vem sinalizando que suas opções para representá-lo no pleito do ano que vem são Tarcísio e a esposa, Michelle Bolsonaro. Familiares do ex-presidente têm pontuado que não há espaços para outros nomes além da ex-primeira-dama e do governador.

Bahia.ba

Secretário de Comunicação do RN participa de sessão na Câmara em homenagem aos 15 anos da lei da publicidade oficial

Solenidade aconteceu em Brasília e contou com a presença de parlamentares e representantes do setor de comunicação todo o país

O secretário de Comunicação do Rio Grande do Norte, Daniel Cabral, participou nesta quarta-feira (7) de sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, para comemorar os 15 anos da promulgação da Lei nº 12.232/2010. A norma regulamenta as licitações e contratações de serviços de publicidade por órgãos públicos.

Atual secretário-geral do Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (Cnsecom), Cabral representou a entidade ao lado do secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares. A cerimônia reuniu parlamentares, representantes do setor e profissionais da área de comunicação.

Durante o evento, foi destacado o papel da Lei 12.232 na profissionalização da comunicação pública, ao estabelecer critérios técnicos e objetivos para as contratações. “A lei trouxe segurança jurídica, garantindo com eficiência o cumprimento do direito constitucional à informação de todo brasileiro, bem como assegurou aos administradores públicos transparência na divulgação dos gastos”, disse Daniel Cabral.

Embora tenha reconhecido as contribuições da legislação para a segurança jurídica nas ações de comunicação institucional dos governos, o secretário estadual de comunicação defendeu a necessidade de evolução da Lei 12.232/2010, como atuação dos gestores públicos nas plataformas digitais.

“A discussão não deve se limitar apenas ao meio político das casas legislativas, mas que também envolver gestores da comunicação e representantes do mercado para que os aspectos técnicos, absolutamente essenciais, sejam considerados”, ressaltou Cabral.

Ainda segundo ele, o avanço das redes sociais e a disseminação de desinformação reforçam a importância da publicidade oficial para a gestão pública. “Instrumentos jurídicos como a Lei 12.232 renovam o otimismo no nosso trabalho de publicizar ações, prestar contas, levar informação ao cidadão com transparência e zelo e combater fake news”, pontuou.

Durante a solenidade, os participantes também reforçaram a necessidade de valorização contínua da norma, diante das transformações tecnológicas e sociais.

Wendel Palhares destacou a função pública da comunicação governamental. Para ele, a publicidade institucional é um instrumento de inclusão, ao permitir que os cidadãos tenham acesso às informações sobre políticas públicas.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e faz parte da programação comemorativa dos 15 anos da lei, organizada por entidades do setor e parlamentares que participaram de sua elaboração.

Prefeitura de Lagoa de Velhos entrega kits para gestantes em ação de acolhimento

Pode ser uma imagem de 11 pessoas e a texto

Na noite desta quarta-feira (07), a Prefeitura de Lagoa de Velhos realizou a entrega de 15 Kits Gestante no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A iniciativa, que reafirma o compromisso da gestão municipal com o cuidado e o bem-estar das futuras mamães, contou com a presença do prefeito Nildo, do vice-prefeito Ivanaldo, das secretárias Adriane e Sônia Ribeiro, do secretário de Assistência Social, Diego, e da equipe do CRAS.

A ação integra os projetos de assistência social do município e visa oferecer suporte para um início de vida mais seguro e acolhedor para os recém-nascidos, fortalecendo o vínculo entre o poder público e as famílias de Lagoa de Velhos.

Natal está fora da lista de sedes da Copa do Mundo Feminina

A próxima Copa do Mundo de futebol feminino não vai ter jogos disputados na Arena das Dunas, em Natal. A confirmação das cidades-sede do próximo mundial, que será disputado em 2027, foi divulgada no início desta noite pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Apesar de Natal ficar de fora da lista, a região Nordeste contará com presença expressiva no evento com três sedes. Todas as três cidades também sediaram o mundial masculino de 2014.

  • Recife (Arena Pernambuco)
  • Fortaleza (Arena Castelão)
  • Salvador (Arena Fonte Nova)

A lista completa contempla outros cinco estádios espalhados pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Todos os estádios escolhidos agora já receberam jogos da Copa do Mundo de 2014.

Confira todas as cidades escolhidas

Belo Horizonte (Mineirão)
Brasília (Mané Garrincha)
Fortaleza (Arena Castelão)
Porto Alegre (Beira-Rio)
Recife (Arena Pernambuco)
Rio de Janeiro (Maracanã)
Salvador (Arena Fonte Nova)
São Paulo (Neo Química Arena)
A FIFA aponta, no cronograma inicial da competição, que o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, receberá a partida de abertura e a grande final.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, foi o responsável por anunciar quais cidades vão receber o mundial. Ele disse que a escolha foi feita após um processo criterioso e competitivo.

“Parabéns a todos os envolvidos nessas cidades e um grande agradecimento a Belém, Cuiabá, Manaus e Natal — a escolha foi muito difícil, pois todas as candidaturas apresentaram um nível excepcional.”, disse o mandatário em publicação nas redes sociais.

Infantino completou falando sobre a expectativa para a Copa do Mundo.

“Uma jornada empolgante e inesquecível nos espera e, com o futebol feminino se unindo pela primeira vez na América do Sul graças ao Brasil, estou entusiasmado para trabalhar junto com todas as cidades para fazer desta uma experiência memorável, que tenha um impacto positivo e duradouro.”.

Quatro sedes de 2014 ficaram de fora

Das 12 cidades que receberam a última Copa do Mundo disputada no Brasil, em 2014, quatro ficaram de fora desta nova edição. Além de Natal, não participarão do evento as cidades de Cuiabá (MT), Curitiba (PR), e Manaus (AM).

Novo Notícias

Fumaça preta no Vaticano: segunda votação do conclave ainda não define novo papa

A fumaça preta voltou a subir da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8), indicando que a segunda votação do conclave terminou sem a escolha de um novo papa. Os 133 cardeais reunidos no Vaticano ainda não chegaram ao consenso necessário para eleger o sucessor de Francisco.

Para ser eleito, o candidato precisa obter ao menos dois terços dos votos. Enquanto esse número não for alcançado, a tradição se mantém: fumaça preta sinaliza impasse; fumaça branca, a eleição de um novo pontífice.

As votações acontecem dentro da Capela Sistina. Apesar da indefinição até agora, a expectativa é que o processo não se prolongue por muito tempo. Os últimos dez conclaves foram resolvidos em apenas alguns dias.

O cronograma do conclave prevê quatro votações por dia: duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, o público só verá dois momentos de fumaça preta: 7h e 14h (horário de Brasília).

Tribuna do Norte