abril 2025

Curari Domi: operação do MPRN apura fraudes em ações de home care no Estado

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quarta-feira (30) a operação Curari Domi, que apura a existência de esquema criminoso relacionado a ações judiciais que pleiteiam a prestação de serviços de internação domiciliar (que denominam home care) em face do Estado do Rio Grande do Norte.

A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão nas residências e empresas dos investigados, nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi e Mossoró. Também houve apreensão de armas e munições.

A ação teve apoio da Polícia Militar. Ao todo, 2 Procuradores de Justiça, 13 promotores de Justiça, 52 servidores do MPRN e 56 policiais militares trabalharam no cumprimento dos mandados.

A investigação do MPRN teve início a partir da constatação do aumento expressivo de ações judiciais requerendo internação domiciliar custeada pelo Estado do Rio Grande do Norte.

Entre 2015 a 2024, foram identificados 976 novos processos, com o objetivo de obrigar a Administração Pública a arcar com os custos de internação domiciliar, com pedido de tutela de urgência mesmo quando os usuários SUS já estavam desospitalizados, estáveis e sob cuidados familiares.
Em 2024, foram gastos pelo Estado do Rio Grande do Norte, aproximadamente, R$ 60.000.000,00.

Além do aumento do número de ações, observou-se coincidência de laudos médicos subscritos por determinados profissionais para usuários SUS distintos; coincidência e contratação de advogados por usuário SUS hipossuficiente; representação da empresa prestadora de serviço pelo mesmo advogado que ajuizou a ação em nome do usuário SUS.

Outras irregularidades apuradas na prestação dos serviços incluem preços superfaturados; diferença entre os valores faturados e os efetivamente prestados; declaração de visitas não realizadas e inclusão de insumos, medicamentos e equipamentos não utilizados ou não prescritos.

O esquema envolve a atuação ilícita e coordenada de empresários do setor, com indícios de participação de advogados, médicos e servidores públicos, visando beneficiar indevidamente grupos específicos de prestadores de serviço.

Todo o material apreendido será analisado pelo MPRN, a fim de averiguar o envolvimento de outras pessoas no esquema criminoso.

Deputado João Maia participa da oficialização da maior estrutura partidária do país, a União Progressista

O deputado federal João Maia (PP/RN) participou, nesta terça-feira (29), em Brasília, do evento de oficialização da Federação entre o União Brasil e o Progressistas, batizada de União Progressista. A nova federação nasce como a maior estrutura partidária do país, reunindo força política em todos os níveis de representação.

A direção nacional da União Progressista será compartilhada, até dezembro deste ano, por Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (Progressistas). Após esse período, uma nova composição será eleita para comandar a federação.

João Maia destacou a importância do momento para o fortalecimento da representação política no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil. “A União Progressista consolida uma frente ampla e coesa, com grande capilaridade e capacidade de articulação. No RN, teremos uma atuação ainda mais forte e unida em prol do desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o parlamentar.

No Rio Grande do Norte, a nova federação reunirá nomes de peso. Pelo Progressistas, além do deputado João Maia, integram o grupo o deputado estadual Neilton Diógenes e um expressivo número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, com a expectativa de adesão do deputado federal Robinson Faria. Pelo União Brasil, a composição inclui o ex-senador José Agripino, os deputados federais Benes Leocádio e Carla Dickson, os prefeitos Paulinho Freire (Natal) e Allyson Bezerra (Mossoró), os deputados estaduais Ivanilson e Taveira Júnior, entre outras lideranças municipais.

A União Progressista nasce com forte representatividade nacional:

13 senadores (segunda maior bancada do Senado);

109 deputados federais (maior bancada da Câmara);

1.343 prefeitos (maior número de prefeitos do Brasil);

12.443 vereadores (maior número de vereadores do país).

João Maia reafirmou seu compromisso com a nova estrutura, ressaltando que a federação é uma oportunidade histórica para consolidar avanços nas pautas econômicas, sociais e de infraestrutura que impactam positivamente a vida dos brasileiros.

Guarda Municipal de Parnamirim realiza Operação Alvorada Segura nas paradas de ônibus

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) e Comando da Guarda Municipal, está executando de segunda a sexta-feira nas paradas de ônibus da cidade a Operação Alvorada Segura. Os agentes da Guarda Municipal monitoram os pontos de embarque das 5h às 7h da manhã, quando a movimentação dos comércios ainda não começou.

Como acontece em todas as grandes cidades, parte da população precisa sair de casa muito cedo, inclusive antes do amanhecer, para pegar o transporte público e ir ao trabalho. A ausência da luz do sol aliada ao pouco movimento nas ruas é um cenário propício para a ocorrência de delitos, como o roubo de celulares. Atenta a essa particularidade, a Operação Alvorada Segura é uma iniciativa da Prefeitura que visa combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população. Diversas equipes da Guarda Municipal são designadas diariamente com essa missão.

As paradas de ônibus e pontos de patrulhamento são escolhidos de acordo com fatores como a quantidade de passageiros aguardando, movimentação de veículos e do comércio e as particularidades de cada bairro. Um dos pontos de embarque mais movimentados da cidade fica na Avenida Dr. Átila Paiva, em frente à Casa do Sofá, na Cohabinal. Ciente da atuação das equipes de segurança, a própria população que mora nas imediações prefere aguardar em pontos atendidos pela Alvorada Segura, onde naturalmente a segurança é maior.

De acordo com o Comando da Guarda Municipal, os locais escolhidos mudam semanalmente para que a operação consiga atender diversos bairros. Alguns dos pontos atendidos são as paradas em frente ao Condomínio Aquarela, em Rosa dos Ventos, próximo à rotatória do CT do América, em Santa Tereza, Parnamirim Shopping, no Centro da cidade, e Superfácil Atacado, em Emaús. “Nossa missão é garantir a segurança da população de Parnamirim que precisa acordar muito cedo para ir ao trabalho. A Guarda Municipal está sempre à disposição para servir a sociedade da melhor forma possível”, disse o comandante Dias.

São Paulo do Potengi é alvo de operação do MPRN que investiga esquema de fraudes em internações domiciliares

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quarta-feira (30) a operação Curari Domi, que apura a existência de esquema criminoso relacionado a ações judiciais que pleiteiam a prestação de serviços de internação domiciliar em face do Estado do Rio Grande do Norte.

A investigação do MPRN teve início a partir da constatação do aumento expressivo de ações judiciais requerendo internação domiciliar custeada pelo Estado. O esquema investigado envolve a atuação de empresários do setor, com indícios de participação de advogados, médicos e servidores públicos.

A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão nas residências e empresas dos investigados, nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi e Mossoró.

A ação teve apoio da Polícia Militar. Ao todo, 2 procuradores de Justiça, 13 promotores de Justiça, 52 servidores do MPRN e 56 policiais militares trabalharam no cumprimento dos mandados.

João Maia discute investimentos em infraestrutura no RN com diretor-geral do DNIT

O deputado federal João Maia (PP/RN) esteve reunido, nesta terça-feira (29), com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, na sede do órgão, em Brasília.

Durante o encontro, o parlamentar tratou de dois temas importantes relacionados à infraestrutura viária no interior do Rio Grande do Norte: o contorno viário do município de Jucurutu e a instalação de redutores de velocidade na cidade de Upanema.

João Maia destacou a importância das demandas para a segurança e mobilidade da população local. “Foi uma reunião muito produtiva. Estamos confiantes de que obteremos avanços concretos nessas diretrizes que são tão relevantes para o desenvolvimento de nossas cidades”, afirmou o deputado.

O parlamentar segue articulando junto aos órgãos federais por mais investimentos que melhorem a infraestrutura e a qualidade de vida no interior potiguar.

“Não estou me lançando candidato a nada, mas estou pronto para disputar qualquer cargo”, diz Ezequiel Ferreira

Presidente da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), Ezequiel Ferreira - Foto: João Gilberto / ALRN

Durante uma comemoração surpresa organizada por servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), afirmou estar pronto para disputar qualquer cargo eletivo no estado. O evento ocorreu em alusão ao aniversário do parlamentar, celebrado no próximo dia 3 de maio.

“Não estou me lançando candidato a nada, mas estou pronto para disputar qualquer cargo eletivo do Estado do Rio Grande do Norte. E graças a vocês, nós podemos mostrar o que é gestão com Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Muito obrigado a todos vocês”, disse Ezequiel em discurso, segundo o blog da jornalista Thaísa Galvão.

Apesar de negar oficialmente uma candidatura, o nome de Ezequiel tem sido ventilado como possível pré-candidato ao Governo do Estado. No evento, uma servidora chegou a chamá-lo de “governador”, e o deputado disse que é movido a desafios.

Ezequiel Ferreira está em seu sexto mandato como deputado estadual e preside a Assembleia Legislativa desde 2015. Foi eleito pela primeira vez com 32 mil votos e, na última eleição, alcançou 70 mil.

Agora RN

Leo Souza celebra parcerias em Brasília e defende novo marco do transporte

Leo Souza (8)

De volta a Natal após uma semana intensa em Brasília, o vereador Leo Souza (Republicanos) comemorou os avanços conquistados em reuniões políticas e reafirmou a necessidade urgente de um novo marco legal para o transporte coletivo. Em balanço gravado ainda no deslocamento de Brasília para o Rio Grande do Norte, Leo afirmou que a semana foi extremamente produtiva e trouxe não apenas novas perspectivas de investimentos para Natal, mas também conhecimento prático para ser aplicado no mandato. “Voltando pra Natal com a mala cheia, sobretudo de conhecimento”, disse.

Durante sua passagem pela capital federal, Leo participou de uma palestra com o prefeito de Chapecó (SC), onde conheceu de perto um modelo de gestão que aumentou em 400% a arrecadação municipal com uma política de isenção fiscal voltada à atração de indústrias, sem aumento de impostos para a população. “Isso por si só já foi muito bom”, comentou o vereador, destacando que políticas públicas inteligentes podem gerar desenvolvimento econômico sem penalizar o contribuinte.

O ponto alto da viagem, no entanto, foram as reuniões realizadas no Senado Federal. Leo relatou que se reuniu com os senadores Rogério Marinho (PL), Zenaide Maia (PSD) e Styvenson Valentim (PSDB) para discutir o novo marco legal do transporte coletivo, tema que considera urgente para reestruturar o setor em Natal e no Rio Grande do Norte. “Eu pude explicar a importância do marco legal do transporte coletivo”, afirmou, defendendo que a modernização da legislação é vital para garantir serviços de qualidade e tarifas justas à população.

O vereador também destacou a parceria firmada com o senador Styvenson Valentim para garantir investimentos na Zona Norte de Natal, uma das regiões que mais sofrem com a precariedade do transporte e a falta de infraestrutura urbana. Leo elogiou a atuação de Styvenson no cenário nacional, ressaltando que o senador potiguar, atualmente membro da mesa diretora do Senado, tem se destacado pela capacidade de atrair recursos para o estado. “O senador Styvenson é hoje o político potiguar melhor posicionado no cenário nacional, e isso reflete em ações que não são pra benefício dele, mas do nosso estado”, frisou.

Ainda segundo Leo, a liderança de Styvenson em Brasília abre portas para investimentos em áreas essenciais como estradas e hospitais, reforçando a necessidade de manter boas articulações com a bancada federal. “Obrigado pelo trabalho, senador. E a gente segue firme do lado de cá”, finalizou.

O balanço da viagem, registrado em tom de entusiasmo, evidencia o esforço de Leo Souza para ampliar o diálogo institucional em favor de Natal e trazer resultados concretos para a cidade, especialmente na busca por soluções estruturantes para o transporte público.

Polícia Civil dará prioridade à investigação sobre ameaças e injúrias racistas contra prefeita de Parnamirim

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou, por meio de nota oficial, que dará tratamento prioritário à investigação das ameaças de morte e ofensas racistas dirigidas à prefeita de Parnamirim, Professora Nilda.

O caso, que gerou forte comoção e repulsa, será conduzido pela recém-criada Delegacia Especializada no Combate a Crimes Raciais, Intolerância e Discriminação (DECRID), reforçando o compromisso da instituição com o combate à violência e ao preconceito.

Segundo a nota, a gravidade dos fatos exige uma resposta célere e rigorosa das autoridades. A Polícia Civil também destacou que denúncias relacionadas ao caso podem ser feitas de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

A prefeita já havia registrado boletim de ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia de Parnamirim e medidas de segurança foram adotadas para garantir a sua integridade e a dos servidores municipais.

Rota 22 inicia agenda de atividades na região Central do Estado por Ipanguaçu

O projeto Rota 22 dá mais um passo importante para aproximar o Partido Liberal (PL) da população potiguar, com uma agenda estruturada de eventos na região Central do estado. A programação inclui oficinas em Ipanguaçu, nesta segunda-feira (28), e em Angicos, no dia 29, além de um seminário em Assu, no dia 9 de maio. As oficinas e o seminário servirão como espaços de debate e construção de propostas, fortalecendo o compromisso do PL com uma atuação baseada nas demandas reais da sociedade. A iniciativa está sendo realizada em parceria com o Instituto Álvaro Valle.

Em Ipanguaçu, o prefeito Jefferson Santos (PL) recepcionou os participantes da oficina na Câmara Municipal da cidade. Entre as sugestões que surgiram para a região Central, destacaram-se o incentivo ao empreendedorismo, a estruturação de um mercado público do peixe, a capacitação de mão de obra e melhorias na saúde pública e no sistema de ensino. Participaram dos debates, contribuindo com suas sugestões: Gleidson, prefeito de Carnaubais; Aloar Pessoa, ex-prefeito de Itajá (RN); Fábio de Lulu, vereador em São Rafael (RN); e Pedro Filho, vereador em Assu (RN).

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) palestrou ao final da oficina, reforçando projetos e parcerias nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e geração de emprego, pensando no futuro do RN. “Parabenizo o nosso senador Rogério Marinho, presidente do nosso Partido Liberal, pela iniciativa e organização do Rota 22 para o desenvolvimento de um Rio Grande do Norte mais forte e próspero”, afirmou.

Realizado pelo PL, em parceria com o Instituto Álvaro Valle e sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove oficinas e seminários em todas as regiões do Rio Grande do Norte com o objetivo de identificar demandas locais e fortalecer o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Fique conectado com o Rota 22 — Acesse o site https://plrota22.com.br e confira quando o Rota 22 estará em cada região do Estado. Você também pode acompanhar mais informações nas redes sociais pelos perfis @pl22rn e @plnacional22. Participe também do canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: https://canal.plrota22.com.br/.

As oficinas são realizadas em cidades-sede estrategicamente escolhidas, com duração de 3h30min cada, contemplando de dois a três encontros por região. Essas atividades são direcionadas a lideranças locais, representantes de setores produtivos e gestores públicos. Durante as oficinas, são abordados temas como os valores partidários do PL e soluções para as necessidades específicas de cada região, garantindo uma abordagem prática e conectada à realidade dos municípios.

Ao final da etapa de oficinas, cada região recebe um grande seminário aberto à população, mediante inscrição prévia, com a participação de lideranças nacionais do partido. O evento tem como objetivo consolidar as informações discutidas nas oficinas e promover debates sobre desafios e oportunidades regionais. Dessa forma, a agenda do Rota 22 se configura como um espaço de interação direta entre o partido e os cidadãos, permitindo um debate qualificado sobre as políticas públicas que nortearão o futuro do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Prefeita de Parnamirim é ameaçada de morte por perfil que diz que vai mata-la em até 10 dias

A prefeita de Parnamirim, Professora Nilda, foi alvo de ameaças de morte e injúria racial através de mensagens enviadas por WhatsApp por um perfil anônimo que se autodenomina “Suprema Grazi”. O número utilizado tem DDD 11, de São Paulo.

As mensagens são chocantes: a prefeita é chamada de “macaca” e outros insultos racistas.

O agressor afirma estar “contando as balas” e diz que invadirá o gabinete da gestora municipal para assassiná-la. Em tom de execução, afirma ainda que Nilda “vai morrer em até 10 dias”. A tentativa de intimidação não é apenas covarde, é criminosa.

A prefeita já registrou um boletim de ocorrência na Segunda Delegacia de Polícia de Parnamirim, e o secretário municipal de Segurança, Givanildo Gomes, comunicou o caso à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (SESED).

Medidas de segurança já estão sendo tomadas para proteger a prefeita Nilda e os servidores da prefeitura.

Blog do BG