Dois meses após inauguração, Hospital Municipal de Natal segue em obras e sem pacientes

O novo Hospital Municipal de Natal (HMN), localizado na Avenida Prefeito Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, segue em obras dois meses após sua inauguração oficial

O novo Hospital Municipal de Natal (HMN), localizado na Avenida Prefeito Omar O’Grady, no bairro Pitimbu, segue em obras dois meses após sua inauguração oficial. Com investimento total estimado em R$ 140 milhões, a unidade foi entregue parcialmente pelo ex-prefeito Álvaro Dias em 30 de dezembro de 2024, quando foi inaugurada a primeira etapa da construção. Apesar da pompa, a unidade segue sem receber pacientes.

Entregar a obra até o fim do mandato era uma promessa do então prefeito de Natal desde o início do ano. Durante a leitura da mensagem anual de 2024, Álvaro disse que entregaria a 1ª fase até junho daquele ano. Apesar da pressa, a formalidade acabou acontecendo mesmo seis meses depois, às vésperas do fim do mandato dele.

“Com o descerramento da placa e a bênção do padre Edinaldo Virgílio, o hospital foi oficialmente entregue à cidade. Após a cerimônia, os presentes puderam conhecer as instalações”, disse a comunicação da Prefeitura de Natal, quando noticiou a cerimônia, evidenciando que aquele marcava a inauguração do novo HMN, que continua longe de ter as obras finalizadas

Dois meses após inaugurado, o espaço segue sem funcionamento, pois as obras continuam. Em ritmo visivelmente lento, a segunda etapa não tem muito avanço para ser contemplado ainda, além de algumas colunas levantadas no terreno por trás do prédio que fora entregue dois dias antes do novo prefeito assumir a gestão da cidade.

Na ocasião, o então secretário de Saúde de Natal, Chilon Batista, disse que estava entregando 100 leitos com a primeira fase da obra.

“Hoje a entrega desses 100 leitos que nós estamos fazendo aqui para a próxima gestão dar prosseguimento no atendimento à população é de uma importância fundamental para a cidade de Natal”, disse na época o gestor da SMS.

Até este momento, 27 de fevereiro de 2024, ainda não há registro sobre o início do funcionamento desses leitos, tampouco previsão para quando as atividades irão começar. O hospital foi considerado por Álvaro Dias como a maior obra de sua gestão.

O NOVO entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal para entender em que estágio a obra se encontra, e qual a previsão de conclusão e o consequente início das atividades médicas na unidade, contudo, até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Projeto do HMN

Em maio de 2023, pouco depois do início das obras do novo Hospital Municipal de Natal, a prefeitura divulgou que a unidade contará com sete pavimentos para atender a diversas especialidades, como ginecologia, obstetrícia e atendimento neonatal, Centro Cirúrgico e de Diagnóstico. No total serão 266 leitos de internação, sendo 40 de UTIs divididos entre UTI adulta geral (20), neonatal (10) e pediátrica (10), além de leitos específicos classificados como PPP – para pacientes de pré-parto, parto e pós-parto (10).

Atualmente, o Hospital Municipal de Natal funciona em um prédio alugado no bairro de Petrópolis, onde também se encontram os serviços da Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto.

Novo Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.