26 de fevereiro de 2025

Deputado Tomba Farias apresenta Voto de Pesar pelo falecimento do ex-prefeito de São Paulo do Potengi, Geraldo Macêdo Costa

O deputado estadual Tomba Farias (PL), secretário geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, apresentou na manhã desta quarta-feira, 26, Voto de Pesar pelo falecimento do ex-prefeito de São Paulo do Potengi, Geraldo Macêdo Costa, que faleceu no último dia 20 de fevereiro em Natal, aos 80 anos. Além de ex-prefeito, Geraldo Macêdo também era agropecuarista e empreendedor.

“Geraldo Macêdo Costa foi ex-prefeito de São Paulo do Potengi por dois mandatos, ocupando o cargo de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Durante seu tempo à frente do Executivo municipal, dedicou-se ao desenvolvimento da cidade e à melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, deixando um legado significativo na política local e na história de São Paulo do Potengi. Além de sua atuação política, Geraldo Macêdo foi um grande incentivador da cultura e das tradições nordestinas, notadamente a vaquejada, contribuindo para a preservação e valorização desse patrimônio cultural”, lembrou o parlamentar.

Destacando que o ex-prefeito também foi um dos fundadores do Parque Potengi, um espaço que simboliza a integração da comunidade e a promoção de eventos que fortalecem a cultura local, Tomba revelou que o Voto de Pesar será encaminhado para a viúva Célia Azevedo Costa.

Geraldo Macêdo era pai de Alan de Azevedo Cruz (in memoriam), Alex de Azevedo Cruz, Jeruza de Azevedo Costa Rodrigues e Geraldo Macedo Filho. “Que a família encontre conforto nas memórias e no legado deixados por este grande homem. Manifestamos, portanto, nossa solidariedade a todos que foram tocados por sua vida e seu trabalho”, finalizou.

Prefeitura de Parnamirim participa de encerramento da Operação Verão e lançamento da Operação Carnaval

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, e os secretários municipais Gilney Góis (Turismo) e Givanildo Gomes (Segurança) participaram nesta terça-feira (25) do evento que marcou o encerramento da Operação Verão e o lançamento da Operação Carnaval 2025.

O evento marcou o fim de uma etapa de ações integradas de segurança pública e de mobilidade urbana em parceria com os municípios do litoral potiguar. A Operação Carnaval tem o objetivo de garantir tranquilidade para a população que vai curtir a festa em todo o estado. O trabalho das forças de segurança começa nesta sexta-feira (28) e vai até a quarta-feira de cinzas (5).

A presença da Prefeitura de Parnamirim no evento demonstra o compromisso da gestão municipal com a segurança e bem-estar da população, especialmente neste momento, quando Parnamirim se prepara para receber turistas e moradores com alegria e hospitalidade. “A interação que existe entre o governo do estado e Parnamirim é muito importante. Os foliões podem vir a Pirangi que estamos preparados para recebê-los da melhor forma possível”, disse o titular da pasta da Segurança e Mobilidade Urbana, Givanildo Gomes.

Lula demite Nísia Trindade e confirma Alexandre Padilha como novo ministro da Saúde

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, deixa o cargo nesta terça-feira (25) | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destravou a reforma ministerial e fez mais uma troca no seu governo. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, deixa o cargo nesta terça-feira (25). O ministro da Secretaria das Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, assumirá o posto. Em janeiro, Lula já tinha substituído o titular da Secretaria de Comunicação Social (Secom) – tirou Paulo Pimenta e colocou Sidônio Palmeira no lugar.

Com o deslocamento de Padilha da SRI, que ficava no Palácio do Planalto, Lula abre espaço para uma nova troca justamente na área que trata da relação com o Congresso Nacional. Padilha foi alvo de ataques de parte de deputados e chegou a ter embates com o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

Na manhã desta terça, Nísia assinou os últimos atos como ministra numa solenidade no Planalto com a presença de Lula. Ela assinou portarias referentes à produção de vacinas em cerimônia marcada por constrangimento. Nísia fez um longo discurso, em tom de despedida, e cumprimentou vários integrantes de sua equipe.

No fim da solenidade, realizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, um repórter perguntou: “Presidente, o senhor vai fazer mudanças no Ministério?”. Lula se surpreendeu com o questionamento, houve silêncio no Salão Leste, mas ele não respondeu.

Lula se reuniu com Nísia nesta tarde e depois se encontrou com Padilha. O novo ministro tem 53 anos, foi eleito deputado federal pelo PT em São Paulo e é médico. Ele já foi ministro da Saúde na gestão de Dilma Rousseff.

Estadão Conteúdo

464 novos policiais militares são convocados no RN

Novos soldados apresentarão documentação e iniciarão curso de formação até o primeiro semestre de 2025

A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta terça-feira (25) a convocação de 464 soldados da Polícia Militar do RN. Eles farão parte da segunda turma do Curso de Formação de Praças (CFP), no concurso realizado pelo Governo do Estado em 2023. A solenidade teve a presença dos novos PMs que apresentarão as documentações necessárias para o início do curso.

A convocação para a realização da segunda turma (T2) do Curso de Formação de Praças (CFP) objetiva recompor o déficit de efetivo de soldados da PM que deverão iniciar patrulhamento das ruas após o período de formação, aumentando a segurança pública nos municípios do RN.

“Estamos fazendo renovação do nosso efetivo de forma gradativa e a convocação desses soldados é um grande exemplo que se soma às ações realizadas para a melhorias das condições de trabalho, como a renovação de 100% da nossa frota, o investimento da inteligência, do batalhão da polícia, do regimento da cavalaria, medidas que estão sendo reconhecidas pela população do Rio Grande do Norte e que trazem paz a nossa sociedade”, celebrou a governadora Fátima Bezerra.

SONHO REALIZADO

Em clima de intensa felicidade, os convocados presentes à solenidade agradeceram o empenho da governadora em chamar os aprovados no concurso. “É um sonho realizado para todos nós que pedimos muito à governadora que fizesse essa convocação. Estamos muito agradecidos a ela, porque não são apenas 464 pessoas beneficiadas. São 464 famílias agradecidas e sobretudo um RN que estará mais ainda seguro”, festejou o mossoroense Marcos Grex, um dos aprovados no concurso.

NOVOS CONCURSOS

O Governo do Estado, a partir do ano de 2019, interrompeu uma série de quase quinze anos sem que houvesse qualquer concurso para novos policiais militares. Situação semelhante ocorria com a Polícia Civil, que desde 2008 não realizava concurso público para delegado, escrivão ou agente investigativo. A sequência foi interrompida em 2021. Desde 2019 foram realizados nove concursos, repondo nos quadros da segurança pública pelo menos 4.600 novos policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, peritos e servidores para o ITEP, incluindo também novos policiais penais.

Somente na Polícia Militar, em 2024 ingressaram na corporação 131 novos oficiais e 1.079 novos praças (soldados). Na Polícia Civil, foram 366 novos agentes, escrivães e delegados nomeados e empossados este ano. Já no Corpo de Bombeiros Militar, a corporação ganhou 66 novos alunos praças e oficiais, que devem assumir seus postos no ano que vem. Por fim, no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), 16 novos servidores, entre agentes e peritos, foram convocados do último concurso para recompor vagas que surgiram ao longo do ano.

CAPITAL MENOS VIOLENTA DO NE

Dentre as nove capitais dos estados nordestinos, Natal é a menos violenta. Atualmente, a cidade possui a menor taxa de mortes violentas da região, com 16,50 assassinatos registrados para cada grupo de 100 mil habitantes. A média nacional é de 18,07. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e levam em consideração a taxa de mortalidade das capitais, que é calculada dividindo o total de mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes.

Participaram do momento o Coronel Francisco Araújo, secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social; o delegado Osmir Monte, secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social; Ana Cláudia Saraiva, delegada-geral da Polícia Civil do RN; o Coronel Luiz Monteiro, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares do RN; Antenor Roberto, procurador-geral do Estado; Pedro Lopes, secretário estadual de Administração; o deputado estadual Francisco do PT; e a vereadora de Natal, Samanda Alves.