13 de fevereiro de 2025

Governadora Fátima participa de encontro que reúne prefeitas e gestores públicos para ampliar investimentos nos municípios

Governadora Fátima participa de encontro que reúne prefeitas e gestoras públicas de todo o país – Foto: Fábio Duarte

Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas – Fortalecendo os Municípios, promovido pelo Governo Federal em Brasília (DF), reúne prefeitos e prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias, técnicos e técnicas, gestores e gestoras para conhecer programas para ampliar parcerias e investimentos federais nas cidades brasileiras. A governadora Fátima Bezerra marcou presença nesta quarta-feira (12) no evento, onde ressaltou a importância dos investimentos federais para o desenvolvimento dos estados e municípios.

O evento iniciou suas atividades no dia 11 de fevereiro, e se estende até o dia 13 do mesmo mês. Seu objetivo é fortalecer o diálogo federativo e incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal. Realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os visitantes poderão participar de mais de 100 Conferências e de 60 Oficinas.

Em visita ao estande do Novo PAC do Governo Federal, Fátima Bezerra destacou os investimentos do programa para o Rio Grande do Norte: “Habitação, escolas, aquisição de novas UBS, e 100% da transposição das águas do Rio São Francisco – o Ramal Apodi. Bem como a duplicação da BR 304, e o Hospital Metropolitano”, declarou. “Só em João Câmara são duas UBS”, confirma a prefeita Aize Bezerra. “São duas UBS em Baraúna também, e uma creche infantil”, complementa a prefeita Divanize Oliveira.

“Ontem o presidente Lula anunciou a nova etapa do PAC Seleções. São mais R$ 50 bilhões em investimentos. Mais UBS, mais creche, mais ambulância, mas Minha Casa Minha Vida, um monte de coisa boa”, informou Juliana Carneiro, Secretária-Executiva Adjunta do Ministério das Relações Institucionais (SRI). São mais recursos e oportunidades para os municípios cadastrarem suas propostas.

Mesa redonda “Encontro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais”

Com foco na construção e fortalecimento de ações e políticas que possam diminuir as desigualdades e a violência contra as mulheres nos municípios, prefeitas, vice-prefeitas e gestoras municipais de todo o país participaram da mesa redonda que discutiu soluções para os problemas que ainda permeiam a vida de muitas mulheres brasileiras. A mesa faz parte da programação do encontro de prefeitos e prefeitas, e a governadora Fátima Bezerra participou da discussão convocando as gestoras para a união de forças em um pacto federativo.

“É inadmissível que a cada 8 minutos uma mulher brasileira seja violentada. Segundo a Rede de Observatórios da Segurança, em 2023, pelo menos oito mulheres foram vítimas de violência a cada 24 horas. É urgente que, juntas, façamos um pacto federativo para combater a violência de gênero que ainda impera em nosso país”, declarou a governadora norte rio-grandense, que em seu primeiro mandato foi a única governadora mulher do país, e que agora, em seu segundo mandato, compartilha com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o fato de serem as únicas mulheres frente ao executivo estadual do Brasil.

Durante o debate, Fátima Bezerra destacou a desigualdade na presença de mulheres em espaços de poder e de tomada de decisões políticas: “a baixa representatividade feminina em nosso país ainda é brutal e está abaixo dos padrões internacionais”, afirmou.

A chefe do Executivo Estadual apresentou os avanços do Rio Grande do Norte no combate à violência de gênero. Entre muitos, destacou a criação de sete novas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), todas em pleno funcionamento em diversos municípios do estado. Outro destaque foi o contrato para a construção da Casa da Mulher Brasileira em Natal, que só foi possível após a retomada do programa Mulher Viver sem Violência em 2023, do Governo Federal.

Ônibus bate, derruba poste e deixa quase 7 mil consumidores sem energia elétrica na Zona Leste de Natal

Foto: Reprodução

Um ônibus bateu e partiu poste ao meio na madrugada desta quinta-feira (13) no bairro Petrópolis, Zona Leste de Natal. O acidente ocorreu por volta das 3h40 na Rua Joaquim Manoel em frente a um prédio residencial no sentido bairro/Centro.

Com o acidente o poste ficou partido e sobre o ônibus, que ficou com parte do teto danificada. A Neoenergia Cosern divulgou nota informando que registrou a colisão de um ônibus contra um poste da rede de média tensão que sustenta um transformador na Rua Coronel Joaquim Manoel. Segundo a companhia, foi interrompido o fornecimento de energia para 6.842 unidades consumidoras em parte dos bairros de Petrópolis, Mãe Luiza, Tirol, Areia Preta e Cidade Alta.

Moradores da região ouviram um estrondo mas não sabem informar o que de fato ocorreu. Testemunhas relataram que aquela seria a última viagem do transporte público. Até o início da manhã não havia informações se houve feridos e sobre as possíveis causas do acidente.

Equipes técnicas estão trabalhando no local para restabelecer o fornecimento para 567 unidades consumidoras, incluindo o Hospital Harmony Medical Center, no menor prazo possível, respeitando as condições de segurança exigidas pela ocorrência.

Novo Notícias

Ex-vereadora Júlia Arruda assume Secretaria das Mulheres no Governo Fátima

Júlia Arruda (PCdoB) assume a pasta pela segunda vez no Governo de Fátima Bezerra (PT). Foto: Francisco de Assis

A governadora Fátima Bezerra nomeou a ex-vereador Júlia Arruda (PCdoB) para ocupar o cargo de secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). A nomeação foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (13).

Ela assume a pasta no lugar de Olga Aguiar, que estava no cargo desde de 2023 e havia integrado a equipe do governo Fátima no primeiro mandato com passagens pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).

Será a segunda vez que Arruda assume o comando da Semjidh na gestão Fátima Bezerra. Ela ocupou a pasta durante a primeira gestão em 2021, após a exoneração de Eveline Guerra e deixou o cargo no ano seguinte para ser candidata a deputada estadual. Nas eleições, Júlia obteve 14.558 votos e ficou como primeira suplente da federação Brasil da Esperança, composta por PT, PC do B e PV.

Formada em Publicidade e Propaganda, Júlia Arruda foi vereadora no município de Natal por quatro mandatos e não conseguiu se reeleger para mais uma legislatura nas eleições municipais de 2024. Assim como no pleito estadual de 2022, ela também ficou como primeira suplente da federação.

Tribuna do Norte