27 de agosto de 2024

Prefeito de João Dias morre após atentado


O prefeito Marcelo Oliveira, candidato à reeleição pelo União Brasil no município de João Dias (RN), foi baleado na manhã desta terça-feira (27) em um atentado e há pouco, a polícia confirmou a sua morte.

O crime aconteceu no próprio município, que fica no Alto Oeste potiguar, localizado a cerca de 365 km de Natal.

No mesmo atentado, o pai do prefeito, Sandi Alves de Oliveira, também foi atingido e morreu no local. Ele foi baleado na cabeça.

Blog do BG

Goianinha testemunha maior adesivaço da história com Tuca e Renato

Neste domingo, a cidade de Goianinha viveu um dos momentos mais marcantes de sua trajetória política com o maior adesivaço da história do município. A atividade, que marcou oficialmente o início da da campanha de Tuca, candidata à Prefeitura, e seu vice Renato, começou às 9h e atraiu uma multidão de apoiadores ao longo deste domingo.

Após a mobilização inicial, a população seguiu em uma grande passeata e carreata pelo bairro Lagoa do Poço. A animação tomou conta da população, criando um cenário de intensa participação popular e demonstração de apoio.

O evento se estendeu por todo o dia, em meio a uma atmosfera de empolgação, amor e carinho do povo, que deseja ver uma mudança real em Goianinha. A presença de Dison, padrinho político da chapa, reforçou a união e força do grupo, sinalizando um novo capítulo de esperança e desenvolvimento para a cidade.

Prefeito do RN é baleado em atentado; pai dele é morto pelos criminosos


O prefeito de João Dias, Marcelo, foi baleado em um atentado ocorrido na cidade na manhã desta terça-feira (27). As informações ainda são imprecisas, mas apontam para a morte do pai dele, que estava junto no momento do ataque criminoso.

João Dias é uma das cidades mais polêmicas do RN no sentido de influência de organizações criminosas. Marcelo foi eleito ao lado de uma vice chamada Damares e pouco depois renunciou. Alguns meses depois, conseguiu voltar ao cargo, alegando que havia renunciado porque foi ameaçado por um grupo criminoso que pertence a familia da vice.

Lembrando que o município já teve vários atentados em 2019, 2020 e 2023

Blog do BG

[URGENTE] MP volta a pedir que candidatura de Salatiel seja barrada: “Evidente inelegibilidade”

O Ministério Público Eleitoral voltou a pedir o indeferimento do registro do candidato do PL à Prefeitura de Parnamirim, Salatiel de Souza. Em petição apresentada na noite desta segunda (26), a promotora Juliana Limeira Teixeira reafirmou que Salatiel está inelegível por ter sido condenado na Operação Impacto. O MP já havia impugnado a candidatura em 15 de agosto e agora reafirma o pedido.

A nova manifestação do MP Eleitoral ocorre um dia depois de a 69ª Zona Eleitoral barrar a candidatura de Carlos Santos (MDB) a vereador de Natal. Assim como Salatiel, Carlos Santos foi condenado na Operação Impacto, por corrupção passiva. Pela Lei da Ficha Limpa, condenados por corrupção ficam inelegíveis oito anos após a sentença.

Em abril de 2024, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu decisão reconhecendo a “prescrição da pretensão punitiva” da ação da Operação Impacto, beneficiando Salatiel e Carlos Santos, entre outros alvos, mas isso não foi considerado o suficiente pelo juiz José Armando Ponte Dias Júnior.

Nesta segunda, a promotora Juliana Limeira usou o caso de Carlos Santos para voltar a pedir o indeferimento do registro de Salatiel.

“A situação de Salatiel Maciel de Souza revela-se similar (se não idêntica), pois ele igualmente foi condenado por crime contra a administração pública, conforme consta da ação penal derivada da ‘Operação Impacto’. No caso de Salatiel, a partir do cumprimento da pena, após decisão condenatória irrecorrível, e declarada extinta, peremptoriamente iniciou-se o prazo de inelegibilidade de oito anos, que permanece em vigor, impedindo-o de concorrer nas eleições de 2024. Não há decisão judicial diversa desta condenação com trânsito em julgado”, escreveu a promotora.

A Operação Impacto foi uma investigação que apurou um esquema em que vereadores teriam recebido vantagens indevidas para votar a favor de interesses privados na revisão do Plano Diretor em 2007. Na época, Carlos Santos era vereador de Natal.

Juliana Limeira acrescentou que os argumentos da defesa de Salatiel para escapar da inelegibilidade não se sustentam: “A defesa do impugnado baseia-se em argumentos que não se sustentam diante da realidade jurídica e fática que rege o caso em tela. Torna-se imperativo, portanto, que a presente manifestação não apenas esclareça os pontos levantados, mas também reafirme a evidente inelegibilidade do impugnado Salatiel, conforme já demonstrado na petição inicial e, agora, repisado”.

MPRN recomenda medida para evitar maus-tratos a animais na Expolajes

veterinário consultando bode

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Lajes, publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16) uma recomendação para que a organização da Expolajes garanta a presença de um médico veterinário durante todo o evento, especialmente na disputa “pega-bode”. A medida visa evitar maus-tratos aos animais e assegurar seu bem-estar.

A recomendação foi motivada por uma denúncia recebida pelo MPRN sobre a prática do “pega-bode”, indicando que o evento causar sofrimento aos animais. Diante disso, o órgão instaurou um procedimento para apurar o caso e identificou a necessidade da presença de um responsável técnico buscando evitar ou até verificar maus tratos aos animais.

A Constituição Federal assegura a proteção da fauna e veda práticas que submetam os animais à crueldade. Além disso, a recomendação cita a Lei nº 9.605/98, que prevê pena de detenção e multa para quem praticar ato de abuso ou maus-tratos contra animais.

O MPRN ressalta que a recomendação não se trata de uma exigência, mas sim de uma medida para garantir a proteção dos animais e evitar a ocorrência de crimes ambientais. A organização da Expolajes deverá enviar um relatório sobre a disputa “pega-bode” em até 10 dias úteis após sua realização.