26 de agosto de 2024

[URGENTE] Justiça Eleitoral barra candidatura de ex-vereador de Natal condenado na Operação Impacto

O juiz José Armando Ponte Dias Junior, da 69ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte, atendeu a um pedido do Ministério Público e decidiu nesta segunda-feira (26) indeferir o pedido de registro da candidatura de Carlos Santos (MDB) a vereador de Natal. Ainda cabe recurso da decisão.

Na sentença, o juiz acatou os argumentos do MP e concluiu que Carlos Santos ainda está inelegível por ter sido condenado pela prática de corrupção passiva na Operação Impacto – investigação que apurou um esquema em que vereadores teriam recebido vantagens indevidas para votar a favor de interesses privados na revisão do Plano Diretor em 2007. Na época, Carlos Santos era vereador de Natal.

Quem também foi condenado no mesmo processo foi Salatiel de Souza, atualmente candidato do PL à Prefeitura de Parnamirim. Por causa disso, ele é igualmente alvo de ação de impugnação de candidatura apresentada pelo Ministério Público. O processo aguarda julgamento.

Em abril de 2024, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu decisão reconhecendo a “prescrição da pretensão punitiva” da ação da Operação Impacto, beneficiando Salatiel e Carlos Santos, entre outros alvos, mas isso não foi considerado o suficiente pelo juiz José Armando Ponte Dias Júnior.

“Contudo, referida decisão ainda não transitou em julgado, haja vista que está pendente de análise, nos próprios autos do ARE 1461653/RN, um Agravo Regimental interposto em face da mencionada decisão, como mostra o documento de id 122488723”, escreveu o juiz.

Que complementou: “A vida pública pregressa do requerente, dessarte, não se coaduna ao comando constitucional que exige moralidade para o exercício do mandato eletivo, de maneira que sua pretensão de se candidatar a Vereador de Natal fulmina o direito fundamental dos cidadãos à moralidade das candidaturas, estabelecido no art. 14, §9º, da Constituição Federal.”

Jaime Calado comanda carreata histórica pela Zona Rural de São Gonçalo e encerra com onda azul em Poço de Pedra

O candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, comandou, neste domingo (25), uma carreata histórica pela Zona Rural de São Gonçalo do Amarante, não apenas por centenas de veículos que fizeram parte da Caravana da Mudança de forma voluntária, mas pela excelente receptividade do povo.

Com sorrisos, acenos de mão, cartazes levantados, mãos espalmadas fazendo o símbolo do 55, os moradores das comunidades de Maçaranduba, Serrinha, Olho D’água do Chapéu, Campinas, Bela Vista, Genipapo e Poço de Pedra reagiram em demonstração de apoio à candidatura do ex-prefeito Jaime Calado e do candidato a vice o vereador Flávio Henrique. A senadora Zenaide Maia, a deputada Terezinha e dezenas de candidatos, também, participaram da caravana.

“Nossa carreata foi um sucesso acima do esperado e eu fico muito emocionado com esse carinho que tenho recebido do povo São Gonçalo. É uma campanha muito difícil, contra adversários desesperados e usando a máquina de forma irresponsável, sem limites. Mas me fortaleço todos os dias porque temos o povo ao nosso lado. As pesquisas só confirmam o que as ruas estão nos dizendo”, afirmou Jaime.

Essa foi a primeira carreta feita na zona rural pela coligação São Gonçalo Melhor e Mais Feliz que reúne os partidos PSD, Solidariedade, PL, Podemos, União Brasil e ainda conta com o apoio do PP, Rede Sustentabilidade e candidatos a vereador do PSDB. O movimento partiu de Maçaranduba e encerrou com grande ato em Poço de Pedra.

“Essa é caravana da esperança, essa é caravana da mudança de São Gonçalo do Amarante, essa é a caravana do povo do nosso município, a caravana do 55. O povo está aqui. Que recepção maravilhosa que a zona rural nos deu. Poço de Pedra que nos recebeu tão bem e não podia ser diferente porque aqui existe o legado muito forte das gestões de Jaime e Paulinho que sempre olharam com amor pela nossa zona rural”, enfatizou Flávio Henrique, candidato a vice-prefeito.

NILDA DESABAFA: “Prefeitura virou máquina contra o povo e instrumento de poder”

A professora Nilda fez uma denúncia e um desabafo hoje nas redes sociais.

Denunciou que a Prefeitura de Parnamirim está sendo usada como uma máquina contra o povo e instrumento de poder.

O desabafo é contra as perseguições e ataques asquerosos que vem sofrendo e que agora migraram também para pessoas que não gostam da má gerência administrativa da cidade.

Nilda vem sendo atacada ferozmente por uma organizada turma de influenciadores, alguns nem moram em Parnamirim, que distribuem uma narrativa sem lastro de verdade tentando dividir o povo de Parnamirim.

Nilda é ficha limpa, não tem processos de corrupção ou enriquecimento ilícito nem é alvo de pedido de impugnação. Ela quer unir a cidade em um projeto onde não cabe corrupção nem perseguições e isso só se consegue colocando povo na Prefeitura.

As pessoas de Parnamirim querem alguém que faça tudo diferente do que a atual gestão vem fazendo.

Bastidores da Política: Vetinho foi passado para trás em São Paulo do Potengi


Depois que foi retirado da Câmara Municipal, Vetinho iniciou uma reaproximação com o grupo do prefeito Pacelli.

Uma vez reaproximando, coube a Vetinho articular a nominata da Federação PT, PV e PCdoB, o que João Cabral não estava conseguindo fazer.

Vetinho construiu a nominata, com a maioria dos nomes do PV, partido que preside.

Iniciada a campanha, chegou ao Blog que João Cabral, embora saiba que a nominata da Federação só elege ele, montou uma aliança com “Edmilson da Cifop”, para fazer de Rosenildo Cavalcante o segundo mais votado da nominata.

Além disso, Vetinho vem sendo atacado pela primeira-dama, Célia Mara, sua antiga rival. Célia vem tomando os apoiadores de Vetinho e direcionando a para o seu candidato pessoal, Carlinhos do Hospital.

Conhecido como o principal articulador político do Potengi, que bota qualquer um no bolso, agora foi Vetinho que foi colocado no bolso.

Os bastidores da política Potengiense estão agitados…