22 de agosto de 2024

Blogueiragem Pacellista faz politicagem com problema sério e esquece que de nada vale um portal no paredão de uma barragem seca


O fato de a prefeitura ter concedido uma autorização para a construção de uma adutora que retirará água da barragem Campo Grande vem causando repercussão em São Paulo do Potengi.

O grupo do prefeito anda preocupado com o fato novo.

Fazendo politicagem, a Blogueiragem Pacellista, acusou de politicagem os cidadãos potengienses, do verde e do vermelho, que não desejam ver a Barragem seca de novo.

O blogueiro pacellista alegou que a população não vê o lindo portal que a prefeitura construiu no paredão da Barragem.

Mas o blogueiro pacellista esqueceu de dizer que de nada valerá um belo portal no paredão de uma barragem seca.

Bombeiros do RN retiram fechadura presa a dedo de trabalhador em Mossoró

Militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte foram acionados, na noite desta quarta-feira (20), por um cidadão que solicitou auxílio para a remoção de um objeto incomum. O homem, ao tentar entrar em casa após a fechadura da porta quebrar, ficou com um acabamento de fechadura preso em seu dedo.

Acostumados a lidar com a remoção de todos os tipos de anéis, os Bombeiros utilizaram uma microrretífica no início do procedimento e para finalizar o corte com segurança e evitar danos maiores ao dedo indicador da vítima, uma serrinha foi empregada com precisão.

Graças à perícia dos profissionais, o incidente foi resolvido sem complicações, e a vítima foi liberada sem ferimentos graves.

O Corpo de Bombeiros reforça que está preparado para lidar com situações diversas e inusitadas, sempre priorizando a segurança da população.

Polícia Civil prende suspeitos de estelionato, fabricação e uso de documentos públicos falsos em São Paulo do Potengi

Foto: reprodução

Policiais civis da 1ª Delegacia Regional de São Paulo do Potengi (1ª DR) e da 33ª Delegacia de Polícia Civil (DP) de São Paulo do Potengi prenderam em flagrante, na tarde de quarta-feira (21), dois suspeitos, pela prática do crime de estelionato, fabricação e uso de documentos públicos falsos. As prisões ocorreram no município de São Paulo do Potengi, interior do RN.

As investigações revelaram que a dupla havia utilizado os RGs falsificados para realizar a abertura, reconhecimento de firmas e procurações públicas em cartórios de São Pedro e São Paulo do Potengi. Os agentes abordaram os suspeitos próximo ao cartório da cidade, onde foram encontrados várias cédulas de identidade falsas, documentos de veículos adulterados e materiais utilizados na fabricação desses documentos.

A dupla foi presa em flagrante e, em seguida, conduzida à Delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente em encaminhados ao sistema prisional, onde permaneceram à disposição da Justiça.

A Polícia Civil pede à população que continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Campus promove cerimônia de premiação para participantes de Olimpíadas de Matemática

O Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu, no dia 14 de agosto, uma cerimônia de premiação para os estudantes que foram premiados nas Olimpíadas de Matemática Canguru, Titãs e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Durante o evento, gestores do Campus e parte da equipe de matemática estiveram presentes. Para o professor Eduardo Santos, “as olimpíadas abrem portas na trajetória dos alunos”.

Estudantes premiados
Na Olimpíada Canguru, o estudante José Luiz Caetano levou a medalha de prata e Daniel Lucas Azevedo ficou com a medalha de bronze. Na Olimpíada Titãs, José Luiz também recebeu a medalha de prata.

Daniel, que é estudante do curso de edificações, destacou a importância da medalha para seu futuro acadêmico: “Acredito que este prêmio vai auxiliar muito na minha trajetória acadêmica, pois mesmo estando no primeiro ano, além de me tornar mais conhecido pelos docentes, isso irá me abrir diversas oportunidades nessa área da matemática, como por exemplos grupos de estudo ou até mesmo projetos dentro dessa área acadêmica”.

Durante a cerimônia também houve a entrega de menções honrosas pela participação na Obmep 2023, que premiou os estudantes Renan Avelino de Lima Farias, Iara Borges Bezerra e José Luiz Caetano.

Para José Luiz, estudante de Edificações e participante das três olimpíadas, as provas também foram um momento de aprendizado: “O conhecimento que eu adquiri no processo de estudo para a prova, e também no momento em que eu fiz ela, a questão de olhar a correção, de fazer a correção também, ajudou muito na questão de adquirir conhecimento”, disse.

A secretaria de agricultura e pesca de São Paulo do Potengi não se preocupa nem com agricultores nem com pescadores


Conforme já publicado aqui no blog, a prefeitura de São Paulo do Potengi autorizou a construção de uma adutora para retirar água da Barragem Campo Grande, a fim de ser utilizada por uma mineradora.

O mais interessante é que a autorização foi feita na surdina, sem discutir o assunto com os maiores interessados: pescadores e agricultores.

Onde estava o prefeito? Onde estava o Secretário de Agricultura e Pesca?

Em São Paulo do Potengi a Secretaria de Agricultura e Pesca é contra agricultores e pescadores.

VÍDEO: Superlotado, Hospital Walfredo Gurgel fecha três salas de cirurgia para abrigar pacientes

Três das sete salas de cirurgia do Hospital Walfredo Gurgel foram fechadas para abrigar pacientes internados. A maior unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte, localizada em Natal, está superlotada, segundo denunciou o Sindicato dos Servidores da Saúde.

A situação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública. Ao todo, sete pacientes ocupam as salas, que deixaram de receber procedimentos cirúrgicos. Nas salas de pós-operatório, há outros 14 pacientes à espera de um local adequado para internação.

Segundo o sindicato, a situação foi provocada pela superlotação, que é um problema recorrente na unidade e voltou a se agravar desde o início da semana. Ambulâncias chegam e saem com pacientes a todo momento no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.

“São salas aptas para cirurgia, ou seja, isso causa um retardo para os pacientes que estão nos corredores aguardando um procedimento cirúrgico, além da sobrecarga e do adoecimento dos profissionais, porque aumenta a quantidade de pacientes, mas não aumenta o número de profissionais para atender”, afirmou Rosália Fernandes, coordenadora do sindicato.

A cuidadora de idosos Silene Borges viajou de São José do Mipibu a Natal com o marido, que voltou ao hospital. Ele se recupera das sequelas de um acidente de moto na praia de Barreta há um ano.

Na noite de quarta-feira (21), a unidade chegou a ficar com 45 pacientes nos corredores no pronto-socorro, segundo o sindicato.

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o problema e atribuiu o problema à alta demanda. Em julho, o hospital registrou recorde de atendimentos, com mais de 6.400 pessoas recebidas no pronto-socorro. Casos de AVC aumentaram quase 28% e os de ortopedia subiram mais de 10%.

O número de acidentes com motociclistas também bateu recorde, chegando a 860 pacientes, um aumento de 13,6% em relação ao mês anterior.

Em nota, a direção do hospital informou que segue trabalhando para desafogar a unidade. Entre as providências a unidade informou que transferiu mais de 40 pacientes para outras unidades da rede estadual, a partir da disponibilidade em cada uma delas, entre a noite de segunda-feira (19) e esta quarta (21).

g1-RN

Homem é preso em flagrante após jogar pedra e quebrar vidros de prédio da Governadoria

Um homem ainda não identificado foi preso em flagrante após jogar uma pedra que quebrou vidros do prédio da Governadoria, no Centro Administrativo. O incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (22).

Segundo informações repassadas à reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o suspeito foi preso no local pela polícia e encaminhado à delegacia.

Ninguém se feriu durante o ato de vandalismo e ficaram os danos materiais no local.

Tribuna do Norte

Prefeitura de SPP se reunia com mineradora há mais de um ano, mas nunca realizou reuniões com povo para discutir a questão da água da barragem

Vem repercutindo em São Paulo do Potengi o fato de que a prefeitura autorizou a construção de uma adutora para retirar água da Barragem Campo Grande, a fim de que seja utilizada pela Mineradora Fomento do Brasil.

Que publicizou a informação foi a própria mineradora, por meio de uma publicação no seu Instagram oficial.

O mais interessante é que, olhando as publicações mais antigas do perfil da mineradora, percebe-se que a prefeitura se reunião com a empresa, pelo menos, desde julho de 2023, ou seja, há mais de um ano (imagem acima).

Durante mais de um ano a prefeitura se reuniu com a mineradora para discutir a retirada de água da barragem.

Nesse período, quantas vezes o prefeito chamou a população para discutir o assunto? Quantas audiências públicas foram realizadas? A primeira audiência realizada, ontem, 21, foi realizada já após a prefeitura autorizar a construção da adutora para tirar a água, e só porque teve repercussão.

Qual o interesse de tirar água da barragem sem que o povo saiba?

Gestão Taveira briga na Justiça para não oferecer mais mamografias e preventivos a mulheres de Parnamirim

A gestão do prefeito Rosano Taveira está travando uma disputa na Justiça para não ter de ampliar serviços públicos de saúde para as mulheres de Parnamirim.

Em uma ação que corre no Judiciário, o Ministério Público Estadual cobra que a prefeitura oferte mais exames de mamografia e preventivos, também chamados de papanicolau. Mas a prefeitura é contra e alega intromissão indevida do MP na gestão.

Os dois exames são fundamentais para a prevenção ou diagnóstico precoce dos tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o de mama e o de colo do útero.

A prefeitura já sofreu derrota em duas instâncias. Em ambos os casos, a Justiça deu razão ao MP e decidiu que a prefeitura deve providenciar a ampliação dos serviços.

O que decidiu a Justiça?

A ordem da Justiça é para garantir “a realização de exame citopatológico do colo uterino em todas as mulheres com a vida sexual ativa, independentemente de idade, bem como a realização de mamografia por diagnóstico para mulheres sintomáticas de qualquer idade e rastreamento por mamografia bilateral, para as mulheres assintomáticas com idade entre 50 a 69 anos, ou a partir dos 35 anos de idade, para mulheres de grupo de risco (com histórico familiar), com o máximo de dois anos entre os exames”.

Para isso, o Município deverá adquirir um mamógrafo próprio a ser instalado em alguma unidade de saúde.

Em um recurso, a gestão de Taveira alegou intervenção indevida do MP, alegando que o órgão não observou a “análise econômica e não considera as regras orçamentárias”.

No mês passado, a juíza convocada Martha Danyelle, do Tribunal de Justiça do RN, voltou a impor uma derrota a Taveira.

“Negar a proteção perseguida nas circunstâncias dos autos, omitindo-se em garantir o direito fundamental à saúde às mulheres do Município de Parnamirim, viola o dever constitucional erigido nos dispositivos antes mencionados e atenta contra a vida e a dignidade da pessoa humana, pois o direito à saúde não pode ser relativizado, haja vista a primazia do bem da vida nele garantido”, escreveu a juíza.

PM anuncia reforço na segurança e avalia colocar agentes dentro dos ônibus após motorista ser assassinado em Natal

Foto: Sintro / Reprodução

A Polícia Militar anunciou nesta quinta-feira (22) que vai intensificar a segurança no transporte público de Natal. A decisão acontece após um motorista de ônibus ter sido assassinado a caminho do trabalho na semana passada no bairro Planalto, na Zona Oeste da capital potiguar. O latrocínio despertou uma série de mobilizações de trabalhadores do transporte, que cobram mais segurança no setor.

O anúncio da medida aconteceu durante reunião na Escola de Governo entre representantes da cúpula da Segurança Pública do Estado e do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN). O secretário estadual de Segurança, coronel Araújo Silva, participou do encontro.

O coronel Antônio Marinho, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), disse que a reunião foi importante para que a Polícia Militar tenha conhecimento das áreas com maior incidência de crimes.

“Com essa reunião, a gente fica sabendo dos locais e horários em que ocorrem os crimes. Vamos intensificar o policiamento nos locais que foram passados hoje. Vamos intensificar o policiamento para prevenir o delito ou reprimir com prisões”, afirmou o comandante.

Secretário-geral do Sintro, Arnaldo Dias afirmou que os rodoviários querem prioridade no patrulhamento nos bairros do Alecrim e do Planalto. Segundo ele, apenas em agosto foram pelo menos 20 assaltos a ônibus nessas áreas, cometidos provavelmente pelo mesmo grupo de bandidos.

PMs dentro dos ônibus

Coronel Marinho disse, ainda, que a Polícia Militar estuda implantar a Operação Viagem Segura em outras regiões da cidade. A ação consiste em incluir policiais dentro de ônibus para coibir a atividade criminosa. A operação já foi realizada anteriormente nas zonas Leste e Norte, com resultados considerados positivos.

O secretário de Segurança enfatizou a importância do diálogo com os rodoviários. “Eles fizeram a exposição dos problemas e nós ouvimos. Estamos adotando medidas para dar maior segurança a eles, motoristas, e aos usuários”, destacou.

Os detalhes da investigação sobre a morte do motorista de ônibus no Planalto também foram apresentados aos rodoviários. O diretor de Polícia Civil da Grande Natal, Marcos Vinícius dos Santos, afirmou que a apuração está em fase inicial. O delegado acrescentou que testemunhas estão sendo ouvidas para tentar chegar à identificação do criminoso.

Caso Tamiris

O motorista de ônibus Tamiris Dantas de Souza, de 60 anos, foi morto a tiros após reagir a um assalto na madrugada da última sexta-feira (16) no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal. A vítima foi abordada por um assaltante quando estava a caminho do trabalho.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN/RN) tem como linha de investigação o crime de latrocínio, ou seja, o roubo seguido de morte.

Na semana passada, em protesto contra a morte do colega, motoristas chegaram a paralisar as atividades durante cerca de 1 hora para chamar atenção das autoridades. Após a manifestação, a reunião desta quinta-feira foi agendada.

Portal 98Fm