13 de agosto de 2024

Pacelli subirá no palanque de Bolsonaro em Santa Maria?


Em São Paulo do Potengi, Pacelli recebe o apoio do PT, inclusive de deputados do PT.

Mas, nos círculos internos, todos sabem que Pacelli é, na verdade, bolsonarista.

Sua esposa, inclusive, é presidente do PL local.

Cabe fazer duas perguntas:

A primeira, Pacelli subirá no palanque de Bolsonaro em Santa Maria?

A segunda, caso suba, o PT estadual continuará fazendo vista grossa para a aliança do PT de São Paulo do Potengi com um prefeito bolsonarista?

É somente uma pergunta.

Arte meramente ilustrativa, do ano de 2022, quando Pacelli apoiou publicamente bolsonaro.

Para tristeza da Blogueiragem Potengiense Pacelista, Naldinho tem registro de candidatura no DivulgaCand oficializado

A Blogueiragem Potengiense Pacelista (BPP) andou muito preocupado nos últimos dias, pelo simples motivo: o registro da candidatura de Naldinho não havia sido oficializada no site do DivulgaCand.

Para tristeza de uns e felicidades de outros, saiu o registro da candidatura no site. Agora, a Blogueiragem usará de outra tática para descredibilizar Naldinho.

Podem dormir tranquilos, cuidado com a BPP.

Com a visita do ex-presidente ao RN, região Potengi ganhará destaque nacional

Com a chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte nesta semana, a região Potengi será alvo de grande atenção nacional. Bolsonaro visitará o estado nos dias 15 e 16 de agosto, data que marca o início oficial da propaganda eleitoral. Este será o pontapé inicial para a campanha eleitoral municipal do ex-presidente.

Na sexta-feira, 16 de agosto, durante sua ida ao município de Mossoró, onde será recebido por Genivan Vale (PL), candidato a prefeito, Bolsonaro participará de um evento de lançamento da campanha. A agenda inclui um grande movimento do Alto de São Manoel e um comício em frente ao Banco Bradesco. Antes de chegar a Mossoró, o ex-presidente fará uma parada em Santa Maria.

Em Santa Maria, Bolsonaro terá um palanque onde discursará e manifestará apoio aos candidatos do PL na região Potengi. Espera-se a presença de um grande número de candidatos, incluindo o empresário e candidato a prefeito, Alex Azevedo, que também subirá ao palanque. Segundo informações, o ex-presidente deverá declarar seu apoio à candidatura de Alex.

O prefeito de São Tomé, Babá Pereira, conhecido por sua forte articulação política e liderança na região, é o principal coordenador e organizador do evento no Potengi. Sua atuação é vista com potencial para o sucesso da visita e fortalecimento das bases do PL na região.

A visita de Bolsonaro promete movimentar a agenda política do RN, atraindo a atenção dos meios de comunicação e potencializando as candidaturas alinhadas ao ex-presidente. Com a proximidade das eleições municipais, esses eventos poderão desempenhar um papel decisivo nas dinâmicas políticas locais e regionais.

NWADV lança campanha em homenagem ao Dia do Advogado

Com o tema “Conexões Jurídicas”, a campanha explora inovações e o futuro do Direito

Para comemorar o Dia do Advogado, em 11 de agosto, a Nelson Wilians Advogados (NWADV) está promovendo a campanha ‘Conexões Jurídicas’. Durante todo o mês, o escritório realizará uma série de ações internas, podcasts e artigos, destacando como as conexões humanas e tecnológicas impactam positivamente a história de clientes e a evolução do Direito.

“A campanha ‘Conexões Jurídicas’ valoriza o advogado por meio de uma série de ações que vão destacar como as conexões humanas e as novas tecnologias impactam no trabalho desses profissionais, criando formas de relacionamentos e de prestação de serviços. Uma discussão importante para hoje e para o futuro dos advogados, que precisam estar conectados com as novas tendências do mercado”, comenta Luciana Gomes, sócia-diretora da Filial em Natal, do Nelson Wilians Advogados.

Com 25 anos de existência, celebrados este ano, a Nelson Wilians Advogados se destaca como uma das referências em seu segmento. Todo o material da campanha estará disponível nas redes sociais do escritório.

Programação

Podcasts

Experiência do Cliente (CX) e novas abordagens para a satisfação do cliente
O episódio vai discutir como a experiência do cliente está impactando as práticas jurídicas, a importância de implementar estratégias de CX e as novas abordagens na satisfação do cliente. Será abordado como essas áreas estão transformando a prática do direito na era 4.0 e como os profissionais e empresas podem se preparar para essas mudanças.

Legal Ops: Otimizando a Operação Jurídica

Neste bate-papo será discutido como as operações jurídicas (Legal Ops) estão transformando a gestão e a eficiência dos departamentos jurídicos, por meio de estratégias que visam otimizar processos, reduzir custos e implementar tecnologias avançadas.

Direito e Tecnologia: Inovação Digital

No vídeo, a discussão central é como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está impactando as práticas jurídicas, além da importância do Compliance Digital e as novas abordagens no Contencioso Digital. Foi abordado como essas mudanças estão transformando a prática do direito e como os profissionais e empresas podem se preparar para as novidades.

Novos Profissionais: O Direito do Amanhã

Para fechar o especial, este episódio explora como os novos profissionais do Direito precisam se preparar para enfrentar os desafios futuros, incluindo a adaptação às inovações tecnológicas, e o desenvolvimento de habilidades que vão além do conhecimento jurídico tradicional.

Artigos

As Novas Áreas do Direito: Gaming Law, Experiência do Cliente e LGPD

No texto é explorado como essas novas áreas estão emergindo e transformando o cenário jurídico.

ESG na Antiga e na Nova Advocacia

Neste artigo, são abordados os princípios do ESG Environmental, Social and Governance, e como eles têm sido incorporados na prática jurídica, tanto nas abordagens tradicionais quanto nas modernas.

Como as Empresas Precisam Ter um Olhar Atento Diante das Novas Tecnologias e Ter um Processo Claro de Compliance

No conteúdo é tratado sobre a importância da transformação digital nas empresas e a necessidade de um processo de compliance eficaz, que impacta diretamente nos riscos e operações.

Gerenciando a Nova e a Antiga Geração no âmbito de Trabalho: Como Foi, Como É e Como Será

O artigo aborda como a interação entre diferentes gerações de profissionais tem moldado e continua a influenciar o ambiente profissional jurídico.

Sobre a Nelson Wilians Advogados

Com 25 anos de atuação no mercado, a Nelson Wilians Advogados (NWADV) está hoje em todas as capitais brasileiras e cidades estratégicas do interior do país, totalizando 29 escritórios, e conta também com representação em países da América Latina, América do Norte e Europa. Essa característica possibilita proporcionar aos clientes uma atuação jurídica ágil, moderna e eficaz nas mais variadas áreas do Direito, como direito empresarial, direito trabalhista, tributário, societário, penal estratégico, imobiliário, do agronegócio e com ações relacionadas à LGPD, entre outros. A NWADV conta hoje com aproximadamente 1.100 advogados contratados e cerca de 657 mil processos ativos sob sua responsabilidade.

Cleiton Lima, jovem de São Paulo do Potengi, lança livro de autoajuda ‘Cruamente Real’ e marca presença na FLIP Potengi

O jovem Cleiton Lima, residente da comunidade Boa Vista dos Lopes, na zona rural de São Paulo do Potengi e estudante do 3º Ano A do Ensino Médio na Escola Estadual Maurício Freire, está prestes a lançar seu primeiro livro de autoajuda, intitulado Cruamente Real. O lançamento marca uma conquista significativa para o jovem autor, que encontrou na escrita uma forma de expressão durante um período desafiador.

Em uma entrevista concedida na última sexta-feira, 9 de agosto, na Biblioteca Aluísio Azevedo da Escola Estadual Maurício Freire, Cleiton compartilhou o processo criativo por trás de seu livro. Segundo ele, a ideia para Cruamente Real surgiu durante a pandemia de Covid-19, quando o isolamento social e a suspensão das aulas proporcionaram um tempo inusitado para reflexão e escrita. Cleiton começou a compor frases motivacionais e realistas, que eventualmente deram origem ao livro.

Cleiton citou uma de suas frases favoritas do livro: “A mudança vem de dentro de você, pois não adianta esperar que o mundo mude, se você não mudar primeiro.” Essa citação reflete o tom introspectivo e motivacional do trabalho.

Atualmente, o livro está disponível em pré-venda pelo valor de R$40. Interessados podem adquirir uma cópia entrando em contato com Cleiton pelo telefone (9) 9974-9534 ou acessando o site crualementeareal.systeme.io/prevenda.

O lançamento oficial de Cruamente Real será realizado durante a FLIP (Feira do Livro) Potengi, que ocorrerá na Escola Estadual Maurício Freire, em São Paulo do Potengi, nos dias 22 e 23 de agosto. O evento será uma oportunidade para o público conhecer o trabalho de Cleiton e celebrar sua contribuição à literatura de autoajuda.

‘Seria incoerente eu estar no palanque de Salatiel’, afirma Sargento Gonçalves

Deputado federal Sargento Gonçalves não deverá seguir orientação do PL em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante

Em entrevista à 98 FM na noite desta segunda-feira 12, Gonçalves voltou a dizer que não concorda com o rumo tomado pelo PL na cidade, apesar de o líder estadual da sigla, Rogério Marinho, ter aval do ex-presidente Jair Bolsonaro para ter tomado a decisão.

“O PL tem um candidato lá, que eu discordo, pelo histórico criminal. Tem uma condenação por corrupção. Seria incoerente eu estar no palanque de Salatiel, com todo respeito à pessoa dele”, declarou o deputado federal.

Apesar disso, Sargento Gonçalves declarou que não vai subir no principal palanque da oposição, encabeçado pela candidata Professora Nilda (Solidariedade).

“Para mim, é constrangedor. Não queria estar tratando, expondo. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Mas eu não estou tratando de salvação do homem não. Estou tratando do apoio político. Eu discordei. Bota um candidato que traz uma dificuldade para a gente”, afirmou Gonçalves.

Gonçalves acrescentou que a figura de Salatiel de Souza “diverge” da de Jair Bolsonaro. O deputado disse, inclusive, ter exposto o histórico do candidato ao ex-presidente durante uma reunião na semana passada da qual Rogério Marinho também teria participado.

“Rogério quis justificar, explicar que Salatiel não é um ‘descondenado’ como Lula, porque cumpriu a pena. E que não existe prisão perpétua no Brasil. Compreendo isso, mas para mim é uma decisão política. É pesado e não estou disposto a defender alguém justificando porque ele já cumpriu a pena”, disse. Segundo Gonçalves, o ex-presidente compreendeu a decisão.

“A maior defesa que temos feito, em um ano e meio do mandato, é o direito à liberdade, à defesa da nossa liberdade. Aqui não é um burro, um jumento, para estar com uma cangalha e não olhar para os lados. Eu tenho direito de pensar, de raciocinar. Meu voto é livre. O voto é meu. Eu devo satisfação ao meu eleitor”, emendou.

Além de Parnamirim, Sargento Gonçalves vai contrariar o apoio do PL em ao menos outras duas cidades estratégicas para o partido: Natal e São Gonçalo do Amarante. Em Natal, apesar de o partido apoiar a candidatura de Paulinho Freire (União Brasil), o deputado já declarou apoio a Carlos Eduardo (PSD). E em São Gonçalo, ele disse não apoiar a candidatura de Jaime Calado (PSD), nome que tem o apoio do PL na cidade. Em Mossoró, ele disse ainda não ter conhecimento suficiente sobre Genivan Vale, candidato do PL contra a reeleição do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil).

Agora RN

Rosinaldo Luna: Lançamento virtual de livro e monólogo impactante em São Paulo do Potengi e Natal

O Potengiense Rosinaldo Luna, reconhecido por seu trabalho como ator, escritor e poeta, está prestes a encantar o público com duas importantes ocasiões culturais. No dia 22 de agosto, ele marcará presença na FLIP Potengi (Feira do Livro) na Escola Estadual Maurício Freire, em São Paulo do Potengi, para o lançamento virtual de seu livro de poesias, Cafucuzin. O autor aguarda a chegada da versão impressa do livro, que está prevista para dezembro, e convida todos a participar deste evento literário inovador.

O lançamento virtual será uma oportunidade para os interessados conhecerem as novas criações de Luna, com uma apresentação online que permitirá a interação com o autor e a discussão sobre suas poesias.

Em seguida, Rosinaldo Luna apresentará seu monólogo, INSIGHT INSANO, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, no dia 3 de setembro. O monólogo aborda a complexa temática da luta contra o suicídio e promete uma experiência profunda e impactante. As apresentações acontecerão em três horários: 9h, 14h30 e 19h.

Os alunos das escolas de São Paulo do Potengi, especialmente aqueles com 14 anos ou mais, terão a oportunidade de assistir ao espetáculo durante as sessões da manhã e da tarde, oferecendo uma importante experiência educativa e emocional.

MPRN consegue bloqueio de R$ 8,2 milhões para abastecimento do Hospital Walfredo Gurgel

Medida para esvaziar corredores do Walfredo Gurgel foi pedida no início de julho. Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve decisão judicial determinando o bloqueio de R$ 8.220.043,01 nas contas do Estado. A quantia deve ser revertida integralmente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para o abastecimento de medicamentos, insumos e material médico cirúrgico. O valor também se destina ao pagamento de dívidas de 2022 e 2023 junto a fornecedores.

No pedido de bloqueio, o MPRN apontou que o orçamento requerido pelo hospital à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para a compra dos itens mencionados alcançava o valor de R$ 45.498.672,37, quantia que, se dividida em 12 parcelas ao ano, daria uma média de R$ 3.791.556,031 mensal. O montante ainda inclui despesas com a manutenção dos contratos vigentes. No entanto, desde a abertura do orçamento de 2024, foi repassada a unidade de saúde somente a quantia de R$ 6.633.585,27 para o período de janeiro a maio do corrente ano. O valor é insuficiente uma vez que os dados da unidade demonstram que as contas chegam a R$ 18.957.780,16.

O MPRN detectou também que, em razão desse baixíssimo repasse orçamentário, o Walfredo Gurgel não consegue quitar os restos a pagar de exercícios anteriores. Desta maneira, solicitou e teve acatado pelo Juízo da Comarca o bloqueio de R$ 8.220.043,01 nas contas do Governo do Estado. A cifre é equivalentes à soma dos montantes inscritos em restos a pagar, respectivamente R$ 4.811.980,00 e R$ 3.408.063,01, decorrentes de obrigações contraídas com fornecedores em 2022 e 2023 e que não foram quitadas pela indisponibilidade financeira por parte do Estado.

Inspeção ministerial
O MPRN constatou a realidade ao fazer uma inspeção na unidade hospitalar em abril de 2024 para apurar as causas do desabastecimento de medicamentos e insumos médicos hospitalares. Na ocasião, também foram obtidos dados sobre os custos operacionais e as estatísticas de atendimento do Walfredo Gurgel.

Foram verificados os abastecimentos de materiais médico-hospitalares (luvas, gazes, ataduras, e outros), medicamentos (antimicrobianos, dipirona e outros) e saneantes (sabão). Em relação a sabão, luvas, álcool gel, dipirona e antibióticos, o hospital estava relativamente provido. Porém, apresentava falta de alguns desses itens essenciais.

Atendendo requerimento do MPRN, o hospital apresentou documentos sobre o efetivo abastecimento. Segundo os dados da direção do hospital, dos 700 itens cadastrados ativos 79 estão com estoque zerado, de modo que a unidade hospitalar apresenta um percentual de 11% de desabastecimento. Desses 79 itens faltantes, 53 itens apresentam baixo impacto na assistência uma vez que é possível a sua substituição por outros em estoque; enquanto 22 apresentam médio impacto e 4 itens apresentam um alto impacto na assistência (todos passíveis de substituição).

Redução de investimento
O MPRN constatou ainda, através de dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), que o Rio Grande do Norte tem reduzido desde 2021 o percentual mínimo de gastos em saúde, na contramão do que os demais Estados do Nordeste têm feito (ampliação dos investimentos em saúde). Em 2023, o RN se tornou o Estado nordestino que menos investe em saúde, chegando próximo de descumprir o percentual mínimo em saúde, que é de 12%.