7 de agosto de 2024

Instituto Seta/TV Tropical: Professora Nilda lidera com mais de 14% de vantagem em Parnamirim, aponta pesquisa

Uma nova pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Seta apontou que a Professora Nilda (Solidariedade) está em primeiro lugar nas intenções de votos em Parnamirim. A candidata lidera tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo.

Na estimulada, a Professora Nilda aparece com 35,4% das citações. Ela é seguida por Salatiel de Souza (PL), com 21,1%. Marciano Jr. (Avante) aparece em terceiro, com 2,4%. Em seguida, Professor Eron (PT), com 0,6%. Ninguém/Branco/Nulo correspondem a 31,4% das citações, enquanto Não Sabe/Não Respondeu somam 9%.

Já na pesquisa espontânea, a Professora Nilda tem 22,4% das intenções; Salatiel de Souza, 11,4%; Marciano Jr., 1%; Professor Eron, 0,3%; e Raimundo, 0,1%. Além disso, Não Sabe/Não Respondeu, 62,7%; e Ninguém/Branco/Nulo, 2%.

A pesquisa avaliou também a rejeição aos candidatos. Salatiel de Souza é o mais rejeitado, com 11,6%. Em seguida, aparecem Professora Nilda com 4,1%; Professor Eron, 3%; Marciano Jr., 1,6%; Ninguém/Branco/Nulo, 68,7%; Não Sabe/Não Respondeu, 11%.

A pesquisa do Instituto Seta foi realizada nos dias 02 e 03 de agosto, entrevistou 700 pessoas nas quatro regiões de Parnamirim e o intervalo de confiança (nível de significância) é de 95%, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é RN-05340/2024.

Jair Sampaio

Partido PRTB lança Fábio Musep como candidato a prefeito em Ruy Barbosa; cidade contará com três candidatos na majoritária


O cenário político da cidade de Ruy Barbosa ganhou novos contornos com o lançamento da candidatura de Fábio Musep à prefeitura pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB. A escolha de Fábio Musep como candidato a prefeito representa um movimento estratégico do PRTB para fortalecer sua presença no município.

Além de Fábio Musep, a corrida pela prefeitura de Ruy Barbosa conta com dois outros candidatos que também tiveram suas candidaturas formalizadas recentemente. O PL lançou Raniere Moura como seu candidato a prefeito, com Dr. Bonfim como seu vice. Essa chapa conta com o apoio do atual gestor municipal, Tiquinho, que tenta garantir a continuidade de seu governo.

Por outro lado, a oposição está representada por Nica Cavalcante, do MDB, que também anunciou sua candidatura em uma convenção animada, com Zarur Barbosa como seu candidato a vice.

Atualmente, apenas o nome de Fábio Musep já consta no sistema de “Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos do PL e do MDB ainda estão aguardando a finalização dos trâmites legais para suas respectivas inserções no sistema.

Com três candidaturas formalizadas e distintas propostas para a administração municipal, o pleito em Ruy Barbosa promete ser acirrado e de grande importância para os rumos futuros da cidade. As convenções partidárias já indicam um ambiente político dinâmico e envolvente, que deverá mobilizar a população até o dia das eleições.

URGENTE: Ex-vereador Diogo Rodrigues é preso em operação do Judiciário e MP


Na manhã desta quarta-feira, 07 de agosto de 2024, o ex-vereador Diogo Rodrigues foi detido durante uma operação coordenada pelo Poder Judiciário em colaboração com o Ministério Público. A prisão ocorre em meio a uma série de acusações graves, que incluem crimes financeiros cometidos contra idosos. Diogo, que já cumpre uma sentença de quase 20 anos de prisão em decorrência de sua condenação na Operação Fura Fila, agora enfrenta novas denúncias relacionadas a golpes em empréstimos consignados, especificamente dirigidos a pessoas idosas.

De acordo com as investigações, Diogo Rodrigues teria utilizado sua posição e contatos para aplicar golpes em empréstimos consignados, prejudicando economicamente os idosos. A operação que resultou em sua prisão visa desmantelar um esquema que, segundo as autoridades, explorou vulnerabilidades de pessoas da terceira idade, subtraindo recursos e causando significativos danos financeiros.

Atualmente Diogo Rodrigues estava envolvido nas campanhas eleitorais de dois pré-candidatos: Salatiel de Souza para a Prefeitura de Parnamirim e Odenise para a Câmara Municipal.

A prisão do ex-vereador sinaliza um avanço nas investigações e destaca a necessidade de rigor no combate a crimes contra os mais vulneráveis.

Políticando Parnamirim

Kleber Fernandes assume liderança do prefeito Álvaro Dias na Câmara Municipal

Vereador Kleber Fernandes assume o posto após saída de Hermes Câmara / Foto: Francisco de Assis – CMN

O vereador Kleber Fernandes (Republicanos) é o novo líder do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) na Câmara Municipal de Natal. O anúncio ocorreu na noite desta terça-feira 6, após uma reunião entre os dois. Kleber Fernandes substitui Hermes Câmara (Cidadania), que entregou a função em 23 de julho.

Ao AGORA RN, Kleber Fernandes ressaltou que tem uma relação política e de amizade com o prefeito há mais de vinte anos, e que não poderia recusar o convite feito para “contribuir com a gestão”. O vereador destacou que já exerceu esse cargo anteriormente, assim como também foi secretário-chefe do Gabinete Civil logo no início da gestão de Álvaro Dias, em 2018.

“Vamos buscar manter um diálogo institucional com o Poder Executivo, representando a bancada que acompanha o prefeito na Câmara e dialogando com os vereadores. Esperamos ter um bom diálogo também com a oposição e os independentes, haja vista que há necessidade de dialogar e consensualizar algumas pautas e poder, de forma democrática e com base no diálogo permanente, ter uma boa relação interna com os vereadores e institucional com o Executivo”, enfatizou Kleber.

O novo líder do governo municipal na Câmara disse que pretende, de forma democrática, “construir pontes e buscar a harmonia entre os poderes”.

Kleber Fernandes ficará no cargo até 31 de dezembro, quando terminam esta legislatura e o mandato de Álvaro Dias. Até lá, segundo ele, as prioridades da bancada governista será aprovar pelo menos três projetos importantes: um que trata da regulamentação das Áreas Especiais de Interesse Turístico Paisagístico (Aeitp), outro sobre a modernização do Código de Obras do Município e um que dispõe sobre a unificação da regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPA).

Esses projetos ainda estão em discussão no Executivo e deverão ser enviados nas próximas semanas à Câmara pelo prefeito Álvaro Dias.

Agora RN