7 de junho de 2024

Nikolas Ferreira participa do Conexão PL em Mossoró

Foto: MÁRIO AGRA/CÂMARA DOS DEPUTADOS

O Partido Liberal reúne pré-candidatos, assessores, filiados e mesmo o público para o encontro “Conexão PL”, na manhã deste sábado (8), em Mossoró, a fim de entenderem o papel da direita na política do país e do Rio Grande do Norte.

Além do presidente estadual do partido, senador Rogério Marinho, o evento contará com a participação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que saiu do mandato de vereador em Belo Horizonte para ser o mais votado nas eleições de 2022 no Brasil, tendo obtido 1.492.047 ou 13,32% dos votos válidos em Minas Gerais., e vai compartilhar suas experiências e e visões sobre a participação ativa dos jovens na política.

“Nós estamos fazendo um trabalho para permitir que todo cidadão entenda o que representa o Partido Liberal hoje nas nossas vidas, os valores que nós defendemos, de que forma nós nos posicionamos, e sobretudo essa construção necessária da política com P maiúsculo”, diz Rogério Marinho.

Nikolas Ferreira falará sobre a sua trajetória politica e o engajamento no trabalho de consolidação da “Juventude do PL” a nível nacional, destacando a importância do posicionamento político cristão: “Estamos atendendo uma programação do nosso partido, especialmente o convite feito pelo nosso senador Rogério Marinho para a que a gente possa continuar alicerçando a direito, formando conservadores”.

O encontro que ocorrerá no Requinte Buffet, terá, ainda, presenças dos deputados federais General Girão, Sargento Gonçalves e do deputado estadual Coronel Azevedo, além dos deputados cearenses Carmelo Neto e André Fernandes, que é pré-candidato a prefeito de Fortaleza e vereadores e prefeitos do PL no Rio Grande do Norte.

Inmet publica aviso de acumulado de chuva para Natal e mais 28 cidades do RN

Natal e mais 28 municípios do Rio Grande do Norte estão sob aviso de acumulado de chuva. O alerta foi emitido nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e tem vigência até às 23h deste sábado (8). O aviso é de legenda amarela, que representa perigo potencial, o menor na escala de severidade.

Durante o período, o Inmet destaca para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Como instrução, o instituto recomenda à população que evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.

Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja cidades listadas no aviso:
Arês
Baía Formosa
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Jundiá
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parnamirim
Pedro Velho
Pureza
Rio do Fogo
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
Senador Georgino Avelino
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

Tribuna do Norte

Capacitismo: Cartilha da Assembleia Legislativa explica termos

Você sabe o que é capacitismo? Conhece as práticas mais comuns no dia a dia e como evitá-las? Muita gente não conhece. O capacitismo é uma forma de preconceito praticada contra as pessoas com deficiência.

Foi pensando nisso que a Assembleia Legislativa, através da nova campanha, lançou uma cartilha estimulando atitudes que favoreçam ampliação da acessibilidade e da inclusão.

A campanha de combate ao Capacitismo será lançada na próxima quarta-feira (12), às 9h, no auditório da Casa e a cartilha já está disponível no site da Assembleia e pode ser acessada através do QR code.

O capacitismo é uma forma de preconceito ainda pouco debatida na sociedade e, mesmo assim, muito comum. Muitas vezes, o capacitismo aparece disfarçado, acionado pela repetição de um senso comum e, por isso, tende a não ser percebido e questionado. Em outros casos, quando o capacitismo é óbvio e visível, mostra o quanto esse preconceito ainda é naturalizado como se fosse aceitável ou inevitável.

Ao longo dos últimos anos, a Assembleia Legislativa tem atuado de maneira ativa na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Além das discussões sobre o tema, o Legislativo tem apresentado leis que buscam atenuar os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência. São mais de 60 leis feitas pelos deputados estaduais.

O ativista potiguar e influenciador digital com mais de meio milhão de seguidores, Ivan Baron, protagoniza a campanha, que terá peças publicitárias em diferentes meios de comunicação. Ao lado dele, os gêmeos Ângelo e Augusto, também potiguares e que vivenciam os desafios das pessoas com deficiência.

Acesse o QR code, informe-se, aprenda e não faça.

Professora Nilda dialoga com população para construção de plano de governo

A pré-candidata a prefeita de Parnamirim, professora Nilda, está dialogando com a população nos mais diversos bairros e comunidades para a construção coletiva do seu plano de governo. As reuniões do Solidariedade têm como objetivo ouvir as principais demandas e sugestões da população.

“Ouvir as pessoas é o primeiro passo para fazer a diferença. As pessoas de Parnamirim têm demonstrado que querem um projeto de mudança e isso começa a partir dessa escuta que iniciamos, percorrendo diversas localidades, olhando no olho das pessoas e aberta ao diálogo. Têm sido momentos muito produtivos para a ouvir as demandas, as prioridades de políticas públicas para quem está na ponta e sofre com a falta da prestação adequada dos serviços públicos municipais na nossa cidade”, afirmou a professora Nilda,. presidente municipal do Solidariedade.

Na noite desta quinta-feira (6), a pré-candidata esteve reunida com moradores do Monte Castelo. “O que a população de Parnamirim vem enfrentando dias difíceis e nós sabemos que é por falta gestão pública”, afirmou. Os participantes externaram demandas antigas relacionadas principalmente à saúde e à educação.

Pacelli diz que início da recuperação da RN-120 é fruto de uma luta sua; e o PT local, como fica?

Em entrevista ao Blog Silvério Alves, ao comentar o início das obras de recapeamento da RN 120, em São Paulo do Potengi, o prefeito Pacelli afirmou que a restauração da estrada é fruto de uma luta sua, que vem sendo travada desde 2021.

A fala causou estranheza, já que em 2022 Pacelli fez forte oposição a Fátima, fazendo de São Paulo do Potengi um dos únicos 9 municípios do RN em que a governadora perdeu para Fábio Dantas, embora o PT fizesse, a ainda faça, parte da base do governo municipal.

Dado interessante é que Pacelli também não falou da importância do PT local na suposta articulação.

Na sua opinião, quem é o responsável pelo início das obras RN-120?

Bastidores da Política em Ruy Barbosa: Raniere Moura e a dificuldade da escolha do pré-candidato a vice-prefeito em sua chapa

Os bastidores da política em Ruy Barbosa estão um pouco obscuros e parados para os Rui-barbosenses, sem grandes agitações e com aspectos de incertezas acompanhado de indefinições. O anúncio da pré-candidatura do empresário Raniere Moura não parece ter surtido muito efeito esperado na cidade, conforme informações de bastidores. Embora alguns nomes estivessem disponíveis para a escolha do prefeito Tiquinho, ele optou por Raniere, ex-aliado da adversária política do grupo do prefeito. O prefeito Tiquinho levou em consideração os resultados das pesquisas internas, consciente de algumas rejeições da base que o elegeu como prefeito na campanha de 2020.

Parece que o prefeito Tiquinho, juntamente com Raniere, têm enfrentado dificuldades na pré-candidatura e consequentemente na seleção do pré-candidato a vice-prefeito. Alguns nomes que foram sondados recusaram o convite, a turbulência está no ar, a corrida da pré-campanha de Raniere está cada vez mais complica, e ainda mais tendo que fazer alianças e compromissos com toda base própria, muito retrabalho dificultando as situações . Essa indecisão pode refletir não apenas as preferências políticas dos envolvidos, mas também as dinâmicas complexas e as alianças necessárias para garantir uma chapa forte e coesa nas próximas eleições municipais.

A falta de sustentação e movimentação nos bastidores sugere um cenário de incerteza e desafios que Raniere Moura e sua equipe precisarão enfrentar durante a campanha eleitoral. A escolha do pré-candidato a vice-prefeito é apenas um dos muitos passos cruciais nesse processo, e a pressão para tomar a decisão certa pode estar contribuindo para a hesitação evidenciada até agora.

Os bastidores da política na cidade tende esquentar nos próximos dias. Aguardemos e veremos as cenas dos próximos capítulos…

Imagem peregrina de Santana visita Assembleia Legislativa do RN

A Comissão da Festa de Santana 2024 da cidade de Luiz Gomes, localizado na região do Alto Oeste, visitou nesta quinta-feira (6) a Assembleia Legislativa e foi recebida pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB). Padre Antônio Carlos, o prefeito Carlos Augusto de Paiva (Tututa), e os membros da imagem Peregrina de Santana fizeram parte da comitiva. O objetivo do encontro foi convidar os deputados a participarem da festa da padroeira que acontece de 16 a 26 de julho.

“É sempre uma honra receber a imagem de Nossa Senhora Santana aqui na Casa do Povo. Que Ela possa nos abençoar, proteger e nos guiar para continuar trabalhando pelo povo do Rio Grande do Norte”, disse Ezequiel ao recepcionar a comitiva.

“Viemos a Assembleia Legislativa do nosso Estado trazer a imagem de Santana e convidar o presidente Ezequiel Ferreira e os outros deputados a prestigiar a nossa festa, que cresce a cada ano”, finalizou Tututa.

Justiça determina interdição parcial na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga

Decisão foi assinada pelo juiz Henrique Baltazar – Foto: Adriano Abreu

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) determinou a interdição parcial da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, proibindo o recebimento de novos presos, provisórios ou condenados, no estabelecimento prisional. A decisão foi assinada pelo juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, da 1ª Vara Regional de Execução Penal, e publicada por meio de portaria no Diário Oficial do TJRN da última quinta-feira (6).

De acordo com a publicação, será considerado crime de desobediência, da parte do diretor da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga e da coordenadora do Coape, o ingresso de novos presos na unidade após a publicação desta portaria. Aliado a isso, adverte que o documento pode ser revogado após reativação do Pavilhão nº 2 da penitenciária.

“A interdição poderá ser revogada por este juízo após a reativação integral do Pavilhão nº 2 da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga ou se verificada a transferência de número razoável de apenados para outras unidades prisionais que já não estejam superlotadas”, estabelece Baltazar no documento.

Entre os argumentos utilizados pelo juiz para proibir a entrada de novos presos na unidade está o fato de que atualmente a Penitenciária recolhe 607 presos em um só pavilhão, embora tenha sido construído para abrigar 402 internos. Somado a isso, a Unidade prisional tem em entre seus apenados integrantes e lideranças das três facções criminosas mais atuantes no Rio Grande do Norte.

Tribuna do Norte

Bastidores da Política: O que motivou João Cabral não lutar pela vaga de vice-prefeito em São Paulo do Potengi?

A política em São Paulo do Potengi, assim como em muitos outros municípios brasileiros, é um campo complexo onde os interesses partidários, as alianças políticas e as estratégias eleitorais desempenham papéis cruciais. A sondagem do vereador João Cabral, do Partido dos Trabalhadores (PT), para ocupar a posição de pré-candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Eugênio Pacelli, traz à tona uma série de desafios e reflexões sobre o cenário político.

João Cabral, como membro da base política da governadora Fátima Bezerra e com uma considerável base de apoio, possuía uma oportunidade valiosa para consolidar sua posição e alavancar sua carreira política. Sua sondagem para a vice-prefeitura indicava não apenas o reconhecimento de sua influência dentro do partido, mas também a possibilidade de estabelecer uma aliança estratégica entre o PT e o atual governo municipal.

No entanto, a falta de habilidade política e de articulação por parte de João Cabral parece ter sido um obstáculo crucial neste processo. A não concretização dessa possível aliança (para a chapa majoritária) entre PT e a gestão atual demonstra que, mesmo com o respaldo de figuras importantes como a governadora, a capacidade de negociar e construir pontes políticas é fundamental para o sucesso de qualquer empreitada política.

Com a perspectiva de uma aliança entre PT e MDB em diversas cidades do Rio Grande do Norte para as eleições de 2024, o não cumprimento desse acordo no município pode ter repercussões significativas para ambas as partes. Em suma, a situação em São Paulo do Potengi reflete não apenas os desafios enfrentados por João Cabral e pelo Partido dos Trabalhadores, mas também os intricados mecanismos da política municipal.

O que motivou João Cabral não lutar pela vaga de vice-prefeito em São Paulo do Potengi?

És a pergunta…