Justiça & Escola: Desdobramentos da 2ª edição em São Tomé devem beneficiar mais de 2 mil alunos

Dezenas de educadores de São Tomé fizeram parte dessa edição do programa que será multiplicada em 12 escolas

A Escola Monsenhor Manoel Pereira da Costa, no município de São Tomé, a 113 km de Natal, serviu de sede e cenário para a cerimônia de encerramento de mais uma edição do projeto “Justiça & Escola”, desenvolvido pelo TJRN desde 2007, em parceria com as prefeituras, no objetivo de implementar uma proposta educativa pautada em valores éticos e de cidadania, respaldada na metodologia do programa americano – “O Caráter Conta”. A realização é do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do Tribunal de Justiça (NAPS).

A intenção é promover a capacitação de educadores para mediar e explorar os conteúdos dos pilares do programa estadunidense, como Respeito, Responsabilidade, Zelo, Cidadania, Senso de Justiça e Sinceridade.

Dinâmicas e conteúdos tratam dos pilares componentes de “O Caráter Conta” disseminados entre os educadores do município

Desta vez, em São Tomé, os pilares foram trabalhados em várias oficinas, para um total de 169 servidores capacitados, entre educadores e técnicos da assistência social. A cerimônia contou com a presença do juiz coordenador-executivo do Justiça & Escola, José Undário Andrade, que representou na solenidade o presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, além da presença do vice-prefeito Josinaldo Lima e da secretaria de Educação, Ana Edileuza Dantas, e de outros representantes do legislativo municipal.

“Os pilares do programa (O caráter conta) passaram por uma atualização na origem, nos Estados Unidos. Essa edição é a primeira que acontece após essa atualização”, comentou o magistrado, em tom de entusiasmo, ao ressaltar que o programa manterá seus objetivos no decorrer do ano em outros municípios. “Permanece. existe continuidade”, enfatizou Undário Andrade, na cerimônia, que contou com a apresentação da orquestra filarmônica da cidade e com apresentações de companhias teatrais e artistas loc

Coordenador-executivo do programa, Juiz Undário Andrade destacou a utilização da metodologia utilizada na formação dos professores

Antes e depois
A edição marcou o retorno do Justiça & Escola para o município após 12 anos. Um marco temporal para os atores sociais que participaram da edição anterior. Para os educadores envolvidos, a iniciativa deixou efeitos positivos na rede educacional.

“Na primeira vez, embora eu seja concursado na educação, eu atuava como secretário de Saúde. Mas podemos dizer que esse projeto foi o melhor projeto que o município já recebeu”, afirmou José Alcivan, coordenador pedagógico da escola, ao ressaltar que a mudança é perceptível no dia a dia dos professores e alunos, no foco dos Pilares trabalhados no projeto.

“Existiam escolas com vários problemas de comportamentos entre os estudantes e isso teve uma mudança bem positiva com a chegada do Justiça & escola”, relembrou Alcivam, ao mesmo tempo que a secretária de Educação destacava a importância do retorno da iniciativa ao município.

Servidora do TJRN e formadora do programa, Silvana Jales lembrou da primeira experiência do programa, em São Tomé, há 12 anos

“Os pilares são coisas que já trazemos dentro de si. E o professor capacitado nesses pilares ajuda na externalizaçao desses valores nos alunos”, avalia a titular da pasta, ao destacar que as ações irão beneficiar 2248 alunos, distribuídos em 12 escolas.

“A pandemia reforçou essa necessidade de trabalharmos esses valores. A empatia, o Zelo, o respeito, ficaram muito necessários”, completa Enilson Araújo, coordenador pedagógico da Secretaria de Educação.

Para a professora Conceição Basílio, é preciso perceber que todas as nuances sociais passam pela educação. “Podemos trazer esses pilares para a escola, a fim de que nossos filhos e nossas crianças cresçam como pessoas melhores”, enfatiza a educadora.

As ações do Programa Justiça & Escola envolvem formação pedagógica para os professores da rede, formação anual para coordenadores e gestores pedagógicos, oficinas temáticas nas escolas, seminários, intercâmbios pedagógicos, palestras, encontro com os pais e familiares e visitas técnicas nas unidades de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.