31 de maio de 2024

Grupo de estudantes de Senador Elói de Souza protesta e cobra medidas urgentes da gestão municipal


Hoje pela manhã, um grupo de estudantes do município de Senador Elói de Sousa realizou um protesto em frente à Prefeitura Municipal, exigindo soluções imediatas para o atraso no pagamento dos salários e benefícios dos professores da rede municipal de ensino. Entre as reivindicações estão o pagamento do Piso Salarial referente a 2023/2024, além do não recebimento do 1/3 de férias do ano de 2024.

A manifestação dos estudantes é uma resposta solidária à recente paralisação dos professores, que suspenderam suas atividades como forma de pressão sobre a gestão municipal para atender suas demandas. A interrupção das aulas tem causado prejuízos significativos ao aprendizado dos alunos, que veem seus direitos à educação comprometidos.

A situação em Senador Elói de Sousa reflete um cenário de descontentamento generalizado, onde educação e saúde, pilares fundamentais do bem-estar social, estão seriamente comprometidos. A expectativa é que as autoridades municipais tomem medidas urgentes para resolver os impasses e garantir a normalização das atividades, tanto nas escolas quanto nas unidades de saúde.

Pelo menos 19 baleias encalham em praia do Litoral Norte potiguar; VÍDEO

Pelo menos 19 baleias encalham em praia do Litoral Norte potiguar — Foto: Reprodução

Pelo menos 19 baleias encalharam na praia de Pititinga, no município de Rio do Fogo, Litoral Norte potiguar, na manhã desta sexta-feira (31). A informação foi confirmada por Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca.

A instituição foi acionada por volta das 6h30 por moradores e pescadores da região. Uma equipe de cinco biólogos e médicos-veterinários foi enviada ao local para realizar a avaliação inicial da situação.

Os animais encalharam na área rasa da praia. A espécie não foi informada até a última atualização desta reportagem.

“É um encalhe com nível de complexidade alto, pela quantidade de animais e por estarem desorientados. A equipe deve fazer uma avaliação inicial e na sequência enviaremos equipes de suporte”, afirmou Flávio Lima.

“O objetivo é tentar devolver esses animais à praia. Caso retornem, vamos precisar do atendimento médico-veterinário para estabilizar esse animal e devolvê-lo à natureza”, completou.

Ainda de acordo com o coordenador do projeto, ligado à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), a equipe também deverá contar com o apoio da comunidade local de Pititinga na devolução dos animais ao mar.

Ainda segundo Flávio, o projeto também está em contato com a equipe de fauna do Ibama.
O professor explicou que o encalhe de grupos como esse pode ocorrer devido à desorientação de um ou mais líderes, causada por doenças, por exemplo.

G1 RN

Marinha vai investigar causas do naufrágio de lancha no litoral do RN


Após o naufrágio de uma lancha a cerca de cinco milhas náuticas (oito quilômetros) da Praia de Santa Rita, no Rio Grande do Norte, uma pessoa morreu e cinco foram resgatados com vida durante a quinta-feira (30). Em nota, a Marinha do Brasil, que realizou as operações de resgate em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a comunidade marítima, informou que vai instaurar um inquérito administrativo para apurar causas e circunstâncias do ocorrido.

De acordo com informações da Marinha, a lancha estava com seis tripulantes embarcados durante o naufrágio. Inicialmente, foram resgatadas quatro pessoas, sendo três em boas condições de saúde e um veio a óbito. Após a continuidade das buscas com a participação das embarcações “Miami” e “Inevitável”, os outros dois que estavam desaparecidos foram encontrados.

A lancha era conhecida por passeios exclusivos e pesca oceânica em Natal. Não há informações confirmadas pela Marinha sobre as identidades ou relação entre os tripulantes.

A Marinha reforça que disponibiliza o telefone 185 para comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio e destaca que mantém escuta permanente do Canal 16 (VHF), destinado ao Serviço Móvel Marítimo.

Tribuna do Norte

Bombeiros do RN voltam a Natal após força tarefa no Rio Grande do Sul

Os onze militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte chegaram nesta sexta-feira (30) a Natal de onde partiram. Eles saíram de Natal no último dia 10 e estavam nas cidades de Lajeado e Pelotas no interior do Rio Grande do Sul, onde auxiliaram nas buscas por pessoas desaparecidas e no monitoramento das águas.

Na chegada, eles foram recebidos pelo comandante geral da corporação, coronel Monteiro, amigos e familiares.

“Estamos orgulhosos de todos que foram e mais uma vez cumpriram a nobre missão de salvar vidas. O RN foi um grande parceiro e continua disponível ao povo gaúcho”, disse o comandante.

Assim que chegaram, logo após a solenidade, os militares foram submetidos a vários exames para garantirem a saúde deles e dos familiares.