novembro 2023

Retificado edital para seleção de professor substituto para o IFRN de São Paulo do Potengi

O Campus São Paulo do Potengi está realizando Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção e à posterior contratação, por tempo determinado, de professor substituto.

Regida pelo Edital n° 37/2023, a seleção teve seu cronograma alterado. A modificação atingiu as datas referentes ao Início da realização de sorteios de temas para prova de desempenho, início da realização da prova de desempenho e entrega dos títulos e à divulgação do resultado parcial da prova de desempenho e títulos.

Com as mudanças, o edital retificado trouxe as seguintes informações:

Início da realização de sorteios de temas para Prova de DesempenhoA partir de 28/11/2023
Início da realização da Prova de Desempenho e entrega dos TítulosA partir de 29/11/2023
Resultado Parcial da Prova de Desempenho e Títulos2° (segundo) dia útil após a prova de desempenho do último candidato

Vagas e atuação
Voltadas para atuação no ensino básico, na educação profissional de nível médio e no ensino superior, São duas vagas para a disciplina Educação Matemática e uma para a disciplina Meio Ambiente e Agroecologia. O regime de trabalho é de 40h semanais. A remuneração será feita de forma isonômica à remuneração da carreira, correspondendo à Classe Inicial DI, nível 01, sendo composta de vencimento básico e, se for o caso, retribuição por titulação, podendo chegar a R$ 6.356,02. As vagas são para a disciplina de Educação Matemática (duas) vagas e Meio Ambiente e Agroecologia (uma).

Acesse

Página do Processo Seletivo Simplificado

Edital n° 37/2023 – rege o Processo Seletivo Simplificado

São Paulo do Potengi: Secretário de Meio Ambiente enviará uma equipe para averiguar o descarte de resíduos na Comunidade de Boa Vista

O nosso Blog recebeu na tarde desta quinta-feira (23) informações de uma moradora da comunidade Boa Vista dos Raimundos em São Paulo do Potengi, que um veículo da Prefeitura Municipal do município, estava descartando resíduos fecais em um determinado local da comunidade. Com isso, estava causando mal cheiro para os moradores. Além de trazer sérios problemas de saúde no local.

Entramos em contato com dois Secretários Municipais, tanto de Meio Ambiente, Rodrigo Amaro, como o Secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Neilson Azevedo, para esclarecimentos acerca da informação. Conseguimos contato com Rodrigo, onde o mesmo nos relatou que ficou sabendo da situação e uma equipe será enviada à comunidade para averiguar o ocorrido.

“Até o dia de hoje, durante o horário de expediente, não haviam denunciado essa situação. Ou seja, nenhum munícipe nos procurou com queixas ou protocolando a denúncia. Como falei anteriormente, uma equipe será enviada à comunidade para averiguar essa situação”, disse o secretário Rodrigo Amaro.

Até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno do secretário Neilson Azevedo.

Prefeito de São Tomé desmente sobre suporte toque de recolher no município

O prefeito de São Tomé e ex-presidente da FEMURN, Babá Pereira, usou as redes sociais na tarde desta quinta-feira (23) para desmentir as informações que circulam em grupos de WhatsApp e vem sendo noticiado por alguns portais de notícias, sobre um suporte toque de recolher ocorrido na noite desta quarta-feira (22).

Em seu perfil no Instagram, Babá enfatizou que essa informação é uma ‘Fake News’.

“Enquanto prefeito de São Tomé, estou fazendo esse vídeo para desmentir os boatos que ontem circularam nos grupos de WhatsApp, como também, inclusive na imprensa hoje do estado. Supostamente teria havido em São Tomé um toque de recolher, isso não existiu, isso nunca existiu. Então eu peço a nossa população, as pessoas que não criem esses Fake News, porque isso atrapalha a cidade, isso atrapalha o desenvolvimento, o crescimento da nossa querida e amada São Tomé que é uma terra calma, é uma terra tranquila, é uma terra de pessoas acolhedora, é uma terra de pessoas de bem. Então que esses Fake News a partir de hoje não possam mais ocorrer, para não prejudicar e não amedrontar o povo da nossa querida e amada São Tomé”

Confira na íntegra o pronunciamento:

MPRN recomenda cancelamento imediato de licença de instalação de parque eólico em Lajes

Imagem de uma mulher, sem aparecer o rosto, sentada e assinando um documento.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) cancele imediatamente uma licença de instalação de um parque eólico no município de Lajes. Além disso, o Idema deve criar a Unidade de Conservação de Proteção Integral na área da Serra do Feiticeiro e serras adjacentes – Serra de São Francisco, Serra da Ubaia, Serra da Oiticica, Serra da Cacunda, Serra do Balanço, Serra do Bonfim, e Serra da Pedra Branca, tendo em vista a complexidade e importância ambiental da área já confirmada por meio de estudos e por uma portaria do Ministério do Meio Ambiente que a elege como área prioritária para conservação da biodiversidade do Bioma Caatinga, na categoria importância biológica extremamente alta.

O parque eólico que teve a licença de instalação expedida pelo Idema é composto por 102 aerogeradores e potência total de 632,4 MW, em uma área de 1.879,99 hectares, parcialmente inserido na Serra do Feiticeiro, em Lajes.

Na recomendação, o MPRN frisa que o licenciamento do empreendimento tramitou desde 2014 e que, mesmo após uma negativa do Núcleo de licenciamento de Parques Eólicos (NUPE)/Idema amplamente fundamentada na importância da área para a conservação da caatinga, em 2022 foi expedida a licença de instalação válida por quatro anos.

A Serra do Feiticeiro é uma área prioritária para conservação da biodiversidade do Bioma Caatinga, na categoria importância biológica extremamente alta, na qual apresenta endemismo animal, devido à presença da fauna representativa. O projeto intitulado “Oportunidades de Criação de Unidades de Conservação na Caatinga, com ênfase no Rio Grande do Norte”, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e WCS/Brasil (projeto financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) e com apoio do Idema, colocou a região como sendo a área número um no ranking das áreas prioritárias para a conservação.

A região na qual se encontra inserida a Serra do Feiticeiro se trata de uma das áreas de Caatinga mais bem preservadas e contínuas do Estado, que abriga em seus limites o maior fragmento de vegetação remanescente, com cerca de 53 mil hectares. Várias características foram listadas para definir a importância socioambiental da área, a exemplo da ocorrência de vultosa quantidade de espécies faunísticas, incluindo mamíferos de médio e grande porte, aves, morcegos e lagartos; da integridade da vegetação em bacias hidrográficas; da representatividade geomorfológica, principalmente pela posição das áreas nos gradientes topográficos; do tipo de vegetação – caatinga arbórea e arbustiva; e da ocorrência de cavernas e pinturas rupestres.

Dados coletados do Projeto Caatinga Potiguar demonstram uma alta representatividade de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como é o caso do gato-do-mato-pequeno, jaguatirica, gato-mourisco, onça-parda, jacucaca; ou endêmicos da caatinga presentes naquela área, a exemplo dos morcegos Xeronycteris vieiriai e Lonchophylla inexpectata, sendo este último registrado unicamente, até então, em sítios localizados na Serra do Feiticeiro.

Nos estudos de monitoramento apresentados pela própria empresa foram citadas espécies ameaçadas e raras que ainda não se tinha registro concreto para a Serra do Feiticeiros, como é o caso do pintas-silgo-do-nordeste, espécie de ave ameaçada de extinção em nível nacional, e da onça-parda, sendo este o segundo registro da espécie no todo o estado, passando-se quase 10 anos após o primeiro que foi realizado em 2014, no município de Luís Gomes.

Além disso, a Serra do Feiticeiro tem importância arqueológica devido a ocorrência de grafismos rupestres na Pedra Furada, remetendo-se às atividades humanas pré-históricas. A riqueza do patrimônio espeleológico da área, que inclusive abriga a diversidade de morcegos, e não foi devidamente analisada nos estudos apresentados pelo empreendedor.

Para o MPRN, a instalação de um empreendimento de energia eólica na Serra do Feiticeiro e serras adjacentes compromete a integridade das Áreas de Preservação Permanentes, dos fragmentos nativos de Bioma Caatinga, da preservação da geodiversidade e da biodiversidade; podendo levar, inclusive, à extinção de populações de espécies ameaçadas de aves e mamíferos.

O MPRN advertiu o Idema que o não cumprimento quando que foi recomendado pode implicar ao manejo de todas as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis, em sua máxima extensão, inclusive, responsabilização pessoal dos gestores.

Parnamirim aprova moção de aplauso e título de cidadão parnamirinense para Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado de seus ministros, Rogério Marinho e Gilson Machado, durante visita a Parnamirim, em 2022. Foto: Alan Santos.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Parnamirim aprovou, por maioria de votos, a concessão de uma moção de aplauso e o título de cidadão parnamirinense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. A iniciativa partiu do vereador Gabriel César (PL), que destacou a contribuição de Bolsonaro para o município.

“É uma satisfação enorme poder homenagear o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro por tudo que ele fez por Parnamirim. Nós tivemos em Parnamirim duas obras que estavam paradas há mais de dois anos. O povo de Parnamirim é muito grato ao que o presidente Bolsonaro fez pelo nosso município. Foi o presidente que mais investiu e trabalhou por Parnamirim“, afirmou o vereador Gabriel.

A decisão contou com o apoio de 15 vereadores, enquanto os vereadores César Maia, Fativan Alves e Rhalessa não participaram da sessão.

Além da homenagem, a Câmara também aprovou uma moção de aplauso para o ex-presidente Jair Bolsonaro, proposta pelo vereador Vavá Azevedo. Este último destacou as verbas provenientes do governo Bolsonaro através do Ministério do Desenvolvimento Regional como um dos motivos para a concessão da honraria.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estão programados para visitar o Rio Grande do Norte nos dias 1º e 2 de dezembro, para participar de um evento do Partido Liberal.

O Poti

Conselho Municipal de Educação em Riachuelo elege nova diretoria

Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas estudando e mesa

Em reunião que aconteceu na sede da Secretaria de Educação, o Conselho Municipal de Educação do município de Riachuelo, realizou a eleição para os novos membros da diretoria para o biênio 2023-2025. A professora Nilva Araújo foi eleita presidente, a professora Bruna Kelly será a vice-presidente e Denise Maria de Araújo a secretária.

Todos os segmentos estavam presentes, incluindo a ex-presidente do antigo conselho, professora Helda Teixeira e o secretário municipal de Educação, professor Rômulo Basílio, que conduziu a eleição. Houve então um momento de agradecimento e discursos da nova presidente e vice-presidente, que reafirmaram o compromisso de exercer o papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.

Paróquia de São Paulo Apóstolo recebe moção de Congratulação e Louvor pelos 80 anos de existência

Em uma noite bastante prestigiada, a Câmara Municipal de São Paulo do Potengi através de propositura do vereador Allyson Lindalrio, concedeu na noite desta quarta-feira (22) moção de Congratulação e Louvor pelos 80 anos da Paróquia de São Paulo Apóstolo e 60 anos do Colégio São José e das Irmãs da Divina Providência em São Paulo do Potengi.

Em sua fala, o Pároco Padre Ramos agradeceu a Câmara Municipal e parabenizou pela iniciativa. “O sentimento nesta noite é de gratidão a Deus, ressaltando a atenção e a sensibilidade da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi para com toda a vida da cidade, ao promover esta homenagem muito justa aos 80 anos da nossa paróquia. Esta solenidade nos dá oportunidade de relembrar um pouco da história desta paróquia e do nosso eterno Monsenhor Expedito, que marcou a vida da comunidade e que lutou bravamente pelos mais pobres”, comentou Padre Ramos.

A sessão solene contou com a participação de várias autoridades, dentre eles: a prefeita de Lagoa de Velhos, Sonyara Ribeiro; o prefeito de São Pedro, Miguel Cabral; o diretor do Campus do IFRN de São Paulo do Potengi, professor Renato; representantes de pastorais, movimentos e seguimentos da sociedade, além de inúmeros fieis leigos e demais.

Ao final da Sessão Solene, Padre Ramos convidou a todos os presentes a se fazerem presentes nas comemorações pelos 80 anos da Paróquia e proferiu uma benção.

Vereador Rodrigo irá para o PSD do ex-prefeito Naldinho

Alguns apostaram na ida do vereador Rodrigo de Luiz Antônio para o União Brasil, mas hoje, na sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador disse que assim que abrir a janela partidária irá se filiar ao Partido Social Democrático (PSD).

“Em breve esse será o meu destino, a partir de março quando abrir a janela partidária o meu novo partido será o PSD”, disse o vereador.

Portanto, vereador Rodrigo está de malas prontas para desembarcar no PSD, hoje comandado no município pelo ex-prefeito Naldinho.

Vereador Rodrigo: “São Paulo do Potengi nunca existiu uma gestão tão corrupta como tem essa hoje”

O vereador Rodrigo de Luiz Antônio tem surpreendido a todos em sua posição como parlamentar mostrando a realidade de São Paulo do Potengi. Na sessão ordinária desta quinta-feira (23) o vereador na Tribuna Livre deu uma verdadeira lapada na gestão atual, muitos não gostam como Rodrigo tem se posicionado nos últimos tempos.

“São Paulo do Potengi nunca existiu uma gestão tão corrupta como tem essa hoje. Só no IPREVSAPP o rombo vai ser até o final de 2024, é previsto mais de R$ 18 milhões. É uma gestão corrupta, São Paulo do Potengi nunca viu isso. É lamentável o que a gente está vivendo hoje, uma tristeza, onde São Paulo do Potengi tinha altos índices na Saúde, na Educação. Selo Unicef São Paulo do Potengi esqueceu, nunca mais ganhou”, disse Rodrigo.

Confira na íntegra o pronunciamento do vereador:

Protesto de aposentados em Tangará cobra Soluções para crise no TangaráPrev


Na manhã desta terça-feira (21), a cidade de Tangará foi palco de um protesto liderado por aposentados e pensionistas, que se reuniram em frente à prefeitura municipal e à sede do Ministério Público local. O motivo do protesto foi a insatisfação com a gestão municipal e suas interferências no TangaráPrev, além do não pagamento de dívidas pendentes com a instituição.

Os servidores aposentados levantaram suas vozes exigindo o fim da ingerência do executivo municipal nos assuntos do TangaráPrev, a regularização dos pagamentos em atraso e o retorno imediato do presidente João Pedro. Este último, afastado ilegalmente pela administração municipal, enfrenta um período de 60 dias afastado de suas funções, sob a justificativa de apurar possíveis irregularidades.

Marizete Guilherme, professora aposentada, tomou a frente do movimento, utilizando um microfone para expressar as preocupações do grupo e demandar soluções imediatas. Em suas palavras, ela ressaltou a determinação dos aposentados e pensionistas em buscar uma audiência com o prefeito, afirmando que o farão “sem babar, nem tradutor”. A referência à suposta incapacidade do prefeito é particularmente interessante, considerando que sua própria família questiona suas habilidades em uma ação de curatela que está em curso, sob sigilo de justiça. Essa ação deverá resultar no afastamento do prefeito da administração municipal.

O protesto, no entanto, não encontrou receptividade na prefeitura. Os manifestantes relataram que não havia representantes dispostos a ouvi-los ou receber qualquer documento oficial. A falta de interlocutores disponíveis pode acentuar ainda mais o descontentamento dos servidores aposentados, que buscam diálogo e resolução para os problemas enfrentados.

No Ministério Público, a situação não foi diferente. A ausência do promotor Baltazar, devido às férias, impediu qualquer atendimento imediato. Contudo, os manifestantes foram informados de que uma audiência está marcada para a próxima segunda-feira (27), prometendo um espaço para que suas reivindicações sejam ouvidas e discutidas.

O cenário em Tangará reflete uma tensão crescente entre os aposentados e pensionistas e a administração municipal, destacando a urgência de uma solução para as demandas apresentadas. O desdobramento da ação de curatela contra o prefeito adiciona uma camada de expectativa ao contexto, criando alguma esperança que, com a saída do atual prefeito, soluções sejam encontradas.

Portal do Trairi