A nona edição da Mostra de Cinema de Gostoso está confirmada para o período de 4 a 9 de novembro. Com programação gratuita, o evento conta com a exibição de longas e curtas-metragens ao ar livre na Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, a 102 km de Natal.
São Miguel do Gostoso vem se tornando um dos principais pontos turísticos do Nordeste, apresentando um elevado crescimento no número de pousadas e de estabelecimentos gastronômicos. Durante a Mostra, a cidade de 11 mil habitantes recebe visitantes de todo o país.
A organização divulgou que este ano será aberta uma nova turma de alunos que participarão dos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual, que são oferecidos desde a primeira edição do projeto, em 2013. Serão selecionados 50 jovens de São Miguel do Gostoso, que participarão de uma série de oficinas teóricas e práticas, que culminam na realização de curtas-metragens e na participação direta dos alunos na equipe de organização da Mostra de Cinema de Gostoso.
O evento também vai ampliar as parcerias relativas à responsabilidade socioambiental. Em 2021, com a obtenção do selo uZeh, todo o lixo reciclável foi destinado para os parceiros recicladores, gerando renda e impacto social; e toda a emissão de carbono gerada pela Mostra de Cinema será neutralizada de forma voluntária pela Carbon Limited, em parceria com o Grupo Laces.
A Mostra
Referência de difusão audiovisual no Nordeste, a Mostra de Cinema de Gostoso é uma sala popular de cinema a céu aberto que recebe um público de todo o país. O evento mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente da programação e que passaram a ter um contato mais próximo com a produção cultural de outras regiões do Brasil.
Além da Mostra Competitiva, serão realizados diariamente debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira. Toda a programação será gratuita.
Com informações do G1 RN