20 de abril de 2018

Márcia Maia cobra ao Governo do Estado reestruturação do Hospital Regional de João Câmara

O Hospital Regional de João Câmara passa por uma grave crise que tem afetado diretamente os serviços prestados à população que utiliza a unidade. A deputada estadual Márcia Maia, que ao longo dos últimos anos, tem acompanhado de perto a situação dos hospitais regionais e cobrado medidas urgentes para garantir o funcionamento adequado desses espaços, visitou a unidade na região do Mato Grande e voltou a cobrar providências do Governo do Estado.

“Não podemos admitir que uma estrutura importante como essa para a população de João Câmara e da região do Mato Grande passe por essa grave crise e prejudique o atendimento essencial. O estado não quer cumprir a sua responsabilidade e ainda quer repassá-la ao município, o mais sacrificado dentre todos na repartição dos recursos que não tem a menor condição de manter a estrutura”, afirma a parlamentar.

A proposta do Governo, segundo a parlamentar, é de realizar uma pactuação em que seria repassado um recurso de valor bem abaixo do necessário. Em contrapartida, o Governo retiraria todos os funcionários com a responsabilidade passando ao Município. Atualmente, o hospital sofre com a falta de obstetras – transferidos para outra cidade -, de cardiologistas, clínico geral e pediatras.

“Como o hospital vai funcionar sem profissionais? Pior, há uma reforma em andamento sendo realizada pelo próprio estado, enquanto ele tenta sucatear os serviços com a falta de profissionais para entregar à Prefeitura. É um absurdo”, denunciou.

A deputada rememorou o funcionamento do Hospital Regional da cidade durante o Governo Wilma. Ela conta que, à época, chegava a 60 cirurgias por mês, mas se faz mais uma sequer. O centro cirúrgico está desativado. “Vamos buscar o Governo para pedir explicações e tentar intermediar uma solução. Não vamos admitir que vidas sejam colocadas em risco”, concluiu Márcia.

Utilidade Pública: Cartão do Bolsa Família é encontrado

Foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 20, um cartão do Programa Bolsa Família, o cartão pertence a Anaina Andre de Souza. O cartão está na Web Rádio São Paulo, qualquer informação basta ligar para o número 9 9424-2737 (Lucas Tavares).

Regionalização: Sesap otimiza realização de partos na região do Mato Grande

Buscando melhorar a realização dos partos habituais e cesáreas na 3ª Região de Saúde (Mato Grande) uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) visitou ontem (19) os municípios de Guamaré e Macau para discutir apoios e pactuações – parcerias – que permitam o fortalecimento dos serviços.

Com o secretário de saúde do município de Guamaré, Francisco Diógenes, foi discutida a possibilidade de aumento do quantitativo de leitos da Obstetrícia Clínica e Cirúrgica do Hospital Municipal Manoel Lucas de Miranda, de maneira que possam ser aumentados os números de partos habituais/cesarianas realizados na unidade hospitalar. A equipe colocou para a gestão a condição do apoio técnico/financeiro através de pactuações futuras – Programação Pactuada Integrada (PPI) – com mais municípios da microrregião.

O Governo do RN, através da Sesap, dará também o apoio técnico/financeiro para que a unidade hospitalar atinja o quantitativo de 1.440 partos/ano e fará o levantamento do número de atendimentos de municípios não-pactuados, de maneira que os recursos via PPI possam ser transferidos para o município de Guamaré. O município, por sua vez, fará o levantamento do custo da obstetrícia hoje e após a ampliação dos atendimentos.

Em Macau, foi discutido com o prefeito Túlio Lemos e o secretário interino de saúde, Kleber Barreto, que o Hospital Municipal Antonio Ferraz necessitará aumentar o quantitativo de leitos para também atingir a condição de realização de 1.440 partos/ano. Já está em tramitação o processo de convênio que agilizará e efetivará a realização dos procedimentos dos partos habituais/cesarianas.

“A região do Mato Grande tem uma previsão de realização de 5 mil partos este ano. Estamos organizando essa divisão por municípios: Ceará Mirim, Guamaré, Macau, Lajes, entre outros, de maneira que o parto habitual dessa região não pressione os serviços da 1ª Região de Saúde (Agreste) e da 7ª Região de Saúde (Metropolitana), fortalecendo a regionalização dos serviços de saúde”, explicou Carlos Eduardo Costa, coordenador de Operacionalização de Hospitais e Unidades de Referência da Sesap.

Participaram das visitas as equipes da Coordenadoria de Promoção a Saúde (CPS), Rede Cegonha e III Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP/João Câmara).

“Esse hospital enquanto eu for Governador ninguém vai fechar”, disse Robinson sobre o HRSPP

Na abertura da 21º edição da Expo Potengi na noite desta quinta-feira, 19, o Governador Robinson Faria falou aos presentes que “Esse hospital enquanto eu for Governador ninguém vai fechar”, quando o mesmo falou isso, recebeu aplausos dos que estavam prestigiando a abertura.

Inclusive, o assunto foi levantando pelo Deputado Federal, Antônio Jácome. “Quando eu cheguei aqui, conversando com alguns colegas e há uma preocupação, inclusive o hospital está sendo ampliado, esta em reforma, mas, não sei por que andam dizendo por ai que o Governo vai fechar o hospital”, disse Antônio Jácome.

“Eu tenho horror a fofoca, fuxico e a boatos, isso é coisa ultrapassada, isso é pra quem não tem o que fazer. O Governador Robinson reformou e ampliou o Hospital de São Paulo do Potengi, como é que o mesmo Governador que reformou o Hospital vai fechar? Quem fala essa mentira é porque não tem o que fazer”, enfatizou Robinson.

Depois de ter esclarecido aos presentes sobre o Hospital de São Paulo do Potengi, o Governador agradeceu a presença de todos encerrou o evento e foi tirar fotos e abraçar os correligionários…

Prefeita Sonyara emite nota referente a recomendação 05/2018 do MPRN

Em relação a recomendação 05/2018 do Ministério Público do RN-Promotoria de São Tomé, relatamos: a Prefeitura Municipal de Lagoa de Velhos já realiza a convocação de suplente para suprir a demanda do conselheiro (a) que encontra-se de férias durante 05 meses ao ano.

Foi assim durante o ano de 2017 e da mesma forma agora em 2018, em que no atual momento, a conselheira suplente Fiama Souza da Silva está assumindo as suas funções em virtude de férias de seus conselheiros titulares.

SONYARA DE SOUZA RIBEIRO 
Prefeita Municipal

21º edição da Expo Potengi foi aberta nesta quinta-feira, 19

Foto: Vanderlucio Varela

Na noite desta quinta-feira, 19, no Parque de Exposição Francisco Bezerra de Brito em São Paulo do Potengi, foi aberta oficialmente a 21º Expo Potengi, Exposição Agropecuária do Potengi. O evento conta com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Agricultura, Pecuária e da Pesca, ACLAP, IDIARN e demais entidades. A Exposição de animais Ovinos, Caprinos, Bovinos e demais raças se encerram neste domingo, 22.

Esteve presente no evento o Governador Robinson Faria; Dep. Estadual Hermano Morais; Márcia Maia; Fernando Mineiro; o Dep. Federal Antônio Jácome; Kátia Lopes, Diretora da EMATER; Jefferson Marinho, Presidente da ACLAP; Guilherme Saldanha, Secretário de Agricultura do RN; Prefeito Naldinho e demais autoridades.

“Nós temos aqui 7 Estados representados, incluindo o RN. Queremos dizer da alegria de todos vocês estarem aqui proporcionando este grande evento para a 21º edição. Graças a Deus já iniciamos a festa com um grande sucesso, com a presença desses criadores. Essa festa não começou hoje, começou a uns 40 dias, com toda a articulação para que tudo desse certo”, disse Naldinho.

Foto: Vanderlucio Varela

Dentre os que estavam participando do evento, teve a presença também dos Prefeitos da região do Potengi, Sonyara Ribeiro, Lagoa de Velhos; Babá Pereira, São Tomé e vereadores da região.

“Hoje é um dia muito importante para o Produtor Rural, a minha alegria como Governador é poder chegar aqui nessa Expo Potengi abrindo o circuito das feiras agropecuárias, feira esta que teve o total apoio do Governo do RN”, disse Robinson Faria.

Foto: Vanderlucio Varela