Na semana em que o RN recebeu a Campus Party – maior evento de tecnologia da informação do país, encerrado neste domingo (15) em Natal –, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) obteve uma excelente notícia. A instituição recebeu mais de R$ 720 mil oriundos de duas emendas destinadas pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e liberadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, recursos que serão investidos exatamente neste setor.
“Nosso mandato tem o compromisso de lutar por uma educação de qualidade. A área de tecnologia da informação sempre foi uma de nossas prioridades, por proporcionar desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. Da nossa parte continuaremos lutando em Brasília por mais recursos que possibilitem o crescimento da UERN e do nosso Estado”, declarou o deputado Rogério Marinho.
As emendas serão utilizadas para aquisição de equipamentos de última geração para o Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software (NTES), da UERN, que se constitui em um centro de excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de tecnologia da informação visando a geração de novas soluções de software que apoiem os Arranjos Produtivos Locais (APLs) com foco no gerenciamento, na capacitação, na informatização, na difusão e na transferência do conhecimento.
Esta não é a primeira vez que Rogério Marinho se dedica a buscar investimentos para o setor de ciência e tecnologia no Estado. O parlamentar é o criador do Metrópole Digital, em funcionamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Apenas por meio do seu mandato, o órgão já recebeu cerca de R$ 50 milhões desde o início de seu funcionamento.
O Metrópole Digital é atualmente uma referência na área de capacitação e qualificação de mão de obra para este que é um dos mercados de trabalho que mais cresce no mundo. Além disso, a instituição também fomenta a criação de empresas, gerando emprego e renda para jovens talentos. O atual objetivo do Metrópole é transformar em realidade o Parque Tecnológico de Natal, atraindo investimento de grandes empresas do setor.