Chuva causa deslizamentos de barreiras no Grande Recife; pelo menos 28 mortes já foram registradas

Mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em poucas horas neste sábado (28) em diversos pontos do Grande Recife. O temporal, previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), causou deslizamentos de barreiras, alagamentos e inúmeros transtornos na região.

A Avenida Recife, na Zona Sul, ficou alagada em diversos pontos. Em Tejipió, na Zona Oeste, o rio que dá nome ao bairro transbordou e deixou moradores ilhados. O canal da Avenida Agamenon Magalhães transbordou e deixou o bairro do Derby alagado.

Também foram registradas quedas de árvores em diversos pontos do Grande Recife. O Corpo de Bombeiros afirmou que acionou todo o efetivo e que a prioridade é o “atendimento de socorro e resgate das populações em iminente perigo”.

Mortes
Pelo menos 28 mortes já foram registradas em todo o estado somente neste sábado.

Um jovem de 18 anos morreu soterrado e outras duas pessoas ficaram feridas após o deslizamento de uma barreira no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte da capital.

Outro homem, de 47 anos, faleceu após um deslizamento de barreira no Sítio dos Pintos, na Zona Oeste da cidade.

Outras 20 pessoas morreram devido a um deslizamento de terra na comunidade Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana.

Em Camaragibe, no Grande Recife, seis pessoas morreram após um deslizamento no Córrego do Desastre. Os nomes e as idades das vítimas ainda não foram divulgados.

Alerta
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios devido ao grande volume de chuvas continua alto para Pernambuco até domingo (29).

Recife está sob alerta de grande perigo até a manhã de amanhã. A região metropolitana da capital deve receber mais de 60 milímetros de chuva por hora nesse período, com mais de 100 milímetros por dia.

O Inmet orienta que as pessoas desliguem aparelhos elétricos, quadros gerais de energia, observem alterações em encostas e fiquem em locais abrigados.

Em caso de inundações, a orientação do Instituto é que os moradores protejam os pertences em sacos plásticos e busquem mais informações com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).

G1 PE e NE10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.