18 de maio de 2022

Ubaldo articula junto ao Governo investimentos para Tenente Laurentino Cruz e São José do Campestre

Os moradores de Tenente Laurentino Cruz e São José do Campestre tiveram importantes conquistas na manhã desta quarta-feira, 18, no Centro Administrativo, em Natal. O Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, anunciou que – em breve – vai celebrar convênios com as prefeituras desses municípios para a realização de serviços, que vão melhorar o tráfego em vias principais, de maior circulação dessas cidades.

Deputado estadual que articulou os investimentos, Ubaldo Fernandes agradeceu ao secretário Gustavo Coelho e comemorou. “Serão 200 mil reais para Tenente Laurentino Cruz e mais 200 mil reais São José do Campestre. Fico muito feliz em estar contribuindo efetivamente para o desenvolvimento dessas cidades, com melhorias que impactam positivamente as vidas desses munícipes”, destacou o parlamentar

Estavam presentes, na audiência, o prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Inácio Macedo; o secretário municipal de Obras, Jerônimo Macedo; o secretário municipal de Esportes, Walclécio Baracho e a vereadora da cidade, Regiane Macedo. Nesta cidade, serão capeadas com asfalto as ruas: Francisca Amaral e Edivan Costa.

Já de São José do Campestre, estavam o chefe do executivo, Nenen Borges, e a vereadora Célia. Lá, os serviços de calçamento acontecerão nas ruas Josias Batista dos Santos, Maria de Lourdes da Silva, Maria Juvina, José Lira da Silva e trecho da João Fernandes Pereira.

Fábio Dantas se destaca em mais uma pesquisa

O pré-candidato a Governo do Estado, Fábio Dantas, aparece mais uma vez bem colocado em pesquisas de intenção de voto, desta vez no levantamento do Instituto Agora SEI.

Apesar do lançamento recente da sua pré-candidatura, Fábio Dantas aparece novamente com dois dígitos, com 11,3% , na lembrança do eleitorado.

A governadora Fátima Bezerra tem 36% e o senador Styvenson Valetim, 15,2%.

Vale ressaltar que em 20 dias foram publicadas 3 pesquisas de intenção de voto para Governo do Estado e a pré-candidatura de Fábio Dantas segue em crescimento.

Fábio Dantas também é o menos rejeitado entre os três nomes, com 18,3%. Fátima Bezerra tem 39,1% e Styvenson Valentim marca 26,0% de rejeição.

A pesquisa Agora SEI entrevistou 1.200 eleitores por telefone e presencialmente em todo Rio Grande do Norte, entre os dias 11 e 14 de maio.

O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos e o registro na Justiça Eleitoral é o RN-01962/2022.

Poluição visual: Fiscalização retira placas e letreiros irregulares, em Parnamirim

Os servidores da Prefeitura de Parnamirim realizaram uma ação na última terça-feira nos bairros da Coophab e Nova Parnamirim com o objetivo de fiscalizar e fazer a retirada de tabloides, faixas, placas e letreiros de publicidade em situação irregular. Muitas vezes esse material é exposto de uma forma que pode atrapalhar a visibilidade no trânsito, por exemplo.

A rotatória da Avenida Eliza Branco, uma das principais vias da Coophab, passou pela revisão da equipe e teve faixas retiradas. A ação passou também em parte da Avenida Maria Lacerda Montenegro e retirou mais de 60 letreiros. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano é o órgão municipal que regulamenta a disposição correta das placas e letreiros em toda a cidade. Depois da retirada das faixas, os agentes da secretaria entram em contato com os responsáveis para proceder a notificação e orientação quanto às providências em caso de possíveis reincidências. As fiscalizações devem continuar durante a semana por outros bairros da cidade.

Sodiê Doces abre a segunda unidade em Natal

Nova loja está instalada em Ponta Negra e será inaugurada no mês de junho

A Sodiê Doces irá inaugurar a sua segunda unidade em Natal, desta vez, na zona sul da cidade, em Ponta Negra. A franquia na capital potiguar, das empresárias Juliana Takemoto e Érica Pontes, foi a segunda da marca, maior franquia de bolo do país, a ser instalada no Nordeste. As portas da nova unidade (Rua Dr. Hernani Hugo Gomes, 2974 – próximo ao Praia Shopping) serão abertas em breve, no mês de junho.

A Sodiê disponibiliza mais de 100 variedades de sabores de bolos, que podem ser degustados em sistema de fatias ou inteiros, para serem levados para casa. A marca ainda conta com linha Zero Açúcar, atendendo a todos os públicos. Além dos bolos, a Sodiê dispõe da linha de salgados (minissalgados congelados para serem levados para casa e no tamanho tradicional para consumo na loja). Todo mês a marca elege dois sabores para participar da promoção ‘Bolos do Mês’, onde os produtos ganham desconto especial.

Sodiê Doces
A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 341 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 100 variedades de sabores e uma linha Zero Açúcar especial. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas.

Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço muito acessível e mensalmente a marca traz o Bolo do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades da rede. A rede também ampliou seu portfólio de sabores das tradicionais balas de coco, hoje são 20 sabores.

A rede fechou o ano de 2021 com faturamento de R$ 465 milhões de reais. Para 2022, a marca pretende ultrapassar a quantidade de 350 lojas e projeção de 7% de aumento no faturamento anual.

Em 2017, a marca inaugurou a fábrica de salgados com sede em Boituva. A primeira franquia Sodiê Salgados Café foi aberta em setembro de 2020, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. O objetivo é chegar a 50 pontos de venda até este ano.

Concurso da Câmara Municipal de Natal deve ocorrer em setembro

A Câmara Municipal de Natal vai realizar concurso público para composição do seu quadro efetivo ainda neste ano. O processo para lançamento do certame foi apresentado nesta quarta-feira (18) pela Direção Geral da Casa aos servidores. A previsão é de que as primeiras contratações ocorram em 2023.

De acordo com a diretora geral da Câmara, Iracy Gois, há a necessidade urgente de recomposição do quadro em setores como o Departamento Legislativo e na área de Tecnologia da Informação (TI). “Será o primeiro concurso para o quadro geral da Câmara, que precisa, por exemplo, de um setor de TI completo, com profissionais qualificados e efetivos, assim como no setor Legislativo que necessita ser recomposto, devido à aposentadoria dos servidores. De modo geral, a Câmara passa por um processo de renovação do seu quadro e estamos considerando, a princípio, a recomposição de vacância ocasionada por processos de aposentadoria em aberto”, explicou.

Neste sentido, deverá ocorrer a contratação imediata de 47 aprovados para os cargos de assistentes legislativos e técnicos legislativos, com formação de quadro reserva para quando novas vagas surgirem. As diferentes formações para estas vagas constarão no edital, cujo processo para a abertura iniciou em 2019 com o levantamento das informações e sofreu interrupção em virtude da pandemia da covid-19, estando agora em fase de conclusão.

A procuradora da Câmara, Anna Luisa Passeggi, destacou que o concurso vai ocasionar a mudança na Lei 6.325/2011 que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do Legislativo natalense. “Passará pelos vereadores a adequação da lei para alteração no quadro de formação dos servidores, com delimitação de algumas questões de enquadramento, formação de um quadro suplementar para servidores do nível fundamental, além do quantitativo de cargos e suas especificações. Isso é necessário para que se organize e se dê maior qualificação ao quadro efetivo”, informou.

O processo segue para a Procuradoria da Casa para a análise jurídica com expectativas de que as provas sejam aplicadas no próximo mês de setembro.

Forças da Segurança realizam diligências em escola após ameaça de massacre

Foto: Reprodução

Pichações e ameaças sobre um suposto massacre em escolas da rede privada e pública do Rio Grande do Norte têm preocupado pais de alunos. Diante disso, na manhã desta quarta-feira (18), a Polícia Militar acionou a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para realizarem diligências nas proximidades de um colégio particular, na região metropolitana de Natal. A ação visa apurar e investigar o caso.

Para o final da manhã, está prevista uma reunião entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social com as forças de segurança (Polícias Civil e Militar) e a Secretaria Estadual de Educação. Posteriormente, será realizada uma entrevista coletiva sobre o caso.

Novo Notícias

Pré-São João do Soledade II acontece nesta sexta e sábado

O mês de junho se aproxima e, com ele, chegam também os arraiás que o nordestino tanto sentiu falta durante o período pandêmico. Para dar início à programação junina da capital, será realizado, nesta sexta e sábado (20 e 21), o Pré-São João do Soledade II. O evento será promovido pela Prefeitura do Natal por meio de emenda impositiva do vereador Anderson Lopes (SD).

Serão dois dias de muito forró em palco montado na Rua Atol das Rocas, no Soledade II. Na sexta-feira (20), o som fica por conta dos cantores Aduílio Mendes, Guilherme Ferri e Banda Pretta. Já no sábado (21) será a vez de Litto Lins, Tonny Farra e Forró dos 3 subirem ao palco. O início do evento está marcado para às 17h com término previsto para 00h.

“Durante vários anos, nós tivemos na Zona Norte, o famoso Arraiá do Atol. Depois, nós passamos 10 anos sem ter esse evento tão significativo para a nossa comunidade. Era uma promessa nossa resgatar o Arraiá do Atol e, agora, por meio de emenda impositiva do nosso mandato, nós estamos conseguindo trazer novamente esse evento para o nosso Soledade II. O nome mudou, mas a essência e a importância do evento para a população e para a cidade é o mesmo de sempre”, pontua o vereador Anderson Lopes.

Presidente da FEMURN prestigia inauguração de sede da AMOP em Pau dos Ferros

Fotos: Alex Calixta/Governo de Patu

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP), Rivelino Câmara, inaugurou nesta terça-feira (17) a nova sede da entidade, na cidade de Pau dos Ferros. O evento contou com a presença do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira (Babá).

“A AMOP tem sido uma importante parceira da Femurn em ações fundamentais na defesa do municipalismo e, consequentemente, do povo potiguar. Aproveitamos este momento para parabenizar o prefeito Rivelino Câmara pelo trabalho que tem realizado, assim como a todos os prefeitos que compõem e fortalecem a AMOP”, disse Babá.

A cerimônia contou com a presença da prefeita de Pau dos Ferros, Mariana Almeida, e de vários prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores municipais e lideranças do Oeste do Rio Grande do Norte. “A inauguração da sede da AMOP é um marco no fortalecimento do movimento municipalista do oeste potiguar”, disse o prefeito de Patu, Rivelino Câmara, em sua fala aos presentes.

Trabalhadores nascidos em junho podem sacar até R$ 1 mil no FGTS

Caixa fará o depósito em poupança digital/ Foto: José Cruz

Trabalhadores nascidos em junho já podem sacar até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir desta quarta-feira (18). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para sistemas operacionais Android e iOS), o que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também libera o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

Em todo o calendário de pagamento, serão liberados cerca de R$ 30 bilhões para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque. Pelo calendário divulgado em março, a liberação dos recursos segue cronograma baseado no mês de nascimento. O dinheiro será liberado em etapas até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.

Todo o processo para pedir o saque será informatizado. O trabalhador não precisará ir a uma agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados solicitados.

Porém, o trabalhador precisará ficar atento. A maioria receberá o dinheiro automaticamente na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, o trabalhador terá de pedir a liberação dos recursos.

*Com informações da Agência Brasil

PL potiguar enfrenta racha interno por única vaga na Câmara Federal

Foto: Reprodução

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, vive no Rio Grande do Norte uma disputa interna acirrada. As três maiores apostas da legenda para a eleição de deputado federal travam, antes mesmo de a campanha começar oficialmente, uma batalha pela liderança da nominata.

Analistas políticos projetam que dificlmente o PL terá votos para eleger mais que um deputado federal. Com isso, apenas um dos 9 candidatos do partido será eleito.

Desses 9, o PL conta com pelo menos três pré-candidatos de peso em sua nominata federal: seu presidente estadual e pré-candidato à reeleição João Maia, o pré-candidato à reeleição General Girão e o ex-governador Robinson Faria.

As contas não favorecem o partido e as três principais pré-candidaturas.

Em 2018, cada nominata precisou ter 201 mil votos para eleger um deputado federal. Este patamar deve se repetir nas eleições deste ano.

Com isso, os nove candidatos do PL teriam de alcançar esse número de votos para eleger ao menos um. Naquela eleição, João Maia teve 93 mil votos. Já General Girão teve 81 mil. Ou seja, se os dois repetirem a performance, Robinson e os outros 6 precisariam ter algo em torno de 230 mil votos para que o partido consiga eleger, no máximo, dois parlamentares.

Pelas informações de bastidores, a disputa está acirrada e os três políticos buscam, em seus redutos eleitorais, apoio e espaço necessários para que possam viabilizar suas pré-candidaturas. Até o momento, não existe a mínima possibilidade de um deles abrir mão ou desistir da corrida eleitoral. Portanto, a nominata segue jogando a responsabilidade para os eleitores potiguares decidirem nas urnas quem será o preferido.

Apesar da disputa interna no PL, Robinson Faria tem cumprido agenda percorrendo os municípios do Estado e se reunindo com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes políticos, tendo participado de eventos, como a celebração dos 60 anos de emancipação política da cidade de Ruy Barbosa. O ex-governador segue relembrando, em suas redes sociais, as obras que entregou durante sua gestão à frente, como a Estrada da Castanha e o Hospital Regional de Pau dos Ferros.

General Girão tem concedido entrevistas aos veículos de comunicação do Estado, prestado contas de suas emendas parlamentares que foram entregues ao Rio Grande do Norte e tem usado as suas redes sociais para defender a reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), tecer duras críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e à administração da governadora Fátima Bezerra (PT), sua adversária nos campos político e ideológico. Também segue defendendo que Jair Bolsonaro garantiu segurança hídrica para o Rio Grande do Norte.

Recentemente, anunciou, por meio de uma publicação em sua rede social, que entrou com uma ação na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) contra o PT Juventude por promover “campanha eleitoral antecipada” em uma escola pública no Estado. “É revoltante o que o Partido das Trevas faz com nossos adolescentes. Invadem um ambiente escolar para apregoar suas falácias eleitoreiras, antes do período legal. Por isso, representamos contra o Partido por promoção de campanha antecipada em um ambiente público, dentro de uma escola em Lajes”, escreveu.

Assim como os seus colegas de partido, o presidente estadual do PL e pré-candidato a reeleição João Maia, sempre calado com a imprensa potiguar, tem andado pelos municípios do Rio Grande do Norte conversado com a população, autoridades da política, participado de entregas e prestado contas das emendas parlamentares que tem enviado para o Estado.

*Com informações do Agora RN