9 de maio de 2022

Governadora participa de homenagem póstuma ao prefeito de São Gonçalo do Amarante

Prefeito Paulo Emídio faleceu na madrugada desta segunda-feira (9); sessão solene póstuma foi realizada na Câmara Municipal de SGA.

A governadora Fátima Bezerra se uniu a autoridades do Rio Grande do Norte em São Gonçalo do Amarante para prestar homenagens ao prefeito Paulo Emídio de Medeiros, durante sessão solene póstuma e velório. Paulinho, como era chamado por todos, faleceu na madrugada desta segunda-feira (9). Aos 59 anos, ele foi acometido pelo linfoma não Hodgkin (LNH) – um tipo de câncer do sistema linfático, e estava internado desde 20 de abril na Policlínica do Alecrim, em Natal.

A solenidade realizada na Câmara Municipal pelos 17 vereadores, representados na mesa pela presidente da Câmara, Valda Siqueira, e secretários, Márcia Soares e Flávio Henrique, antecedeu o velório aberto à população, no ginásio de esportes, no bairro Amarante. A missa foi presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

Em suas condolências, a governadora se dirigiu principalmente à família, em especial à esposa, Terezinha Maia; às filhas, Emília Caroline e Natália Candice; netos, Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos; e irmãs, Da Guia e Sebastiana.

“Não podemos deixar de olhar pra frente, buscando preservar, zelar a história de Paulinho, o legado que ele deixa. Uma pessoa que sabia fazer amigos, solidário, e o gestor que deu conta do recado, por onde ele passou, a começar pelo chão onde nasceu, que foi São Fernando”, destacou a gestora, mencionando a relação mútua de carinho e respeito que sempre tiveram.

“Lembro que uma das últimas vezes que nos falamos – desculpe se eu chorar, porque tá sendo muito duro, muito difícil. Sem perder a esperança, ele disse: ‘quero dizer que vou superar, pelo quanto quero trabalhar por São Gonçalo junto com a senhora, pelas minhas filhas, pela minha mulher, não sei o que seria de mim sem Terezinha’. Aqui, deixamos todo nosso carinho, que belo exemplo de companheira, esposa, amiga, fé, resiliência. A esperança é a fé renovada sempre. Isso é muito bonito, é amor, é doação. A melhor homenagem que podemos fazer a Paulinho é dizer que seguiremos unidos em prol de dias melhores. Os sonhos que já realizou aqui nos inspiram cada vez mais pra que continuemos unidos”, declarou a governadora.

Entre os auxiliares do Governo do Estado estavam a titular da Sethas, Iris Oliveira, e o secretário de Comunicação, Daniel Cabral.

O prefeito, Eraldo Daniel de Paiva, no cargo desde fevereiro – quando Paulo Emídio se licenciou para realizar tratamento de saúde – contou sobre as parcerias que tiveram desde que se conheceram e se solidarizou com a família, lembrando a dor de perder também seu pai.

“Nós nos encontraremos. A morada eterna é o nosso destino. Não vou falar a questão administrativa, dessas duas caminhadas que tivemos, quando fomos às ruas da ousadia, coragem, determinação, sua missão foi bem cumprida, em São Fernando, São Gonçalo, no Rio Grande do Norte e como pai. É hora da gente dizer: meu amigo, dever cumprido”, disse Eraldo Daniel.

Muito emocionado, o ex-prefeito do município e ex-secretário do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, citou Roberto Carlos: “meu amigo de fé, meu irmão camarada”. “Foi um construtor de muitas obras, mas a sua maior obra foi construir amizades. Aqui está o nosso povo representado em todos os vereadores (…) Merece ser reconhecido para sempre. Inspiração para novas gerações”, falou, durante a cerimônia.

A senadora Zenaide Maia enalteceu também a amizade de 30 anos que mantinha com o homenageado: “Não quero falar de Paulinho empreendedor, quero falar do amigo Paulinho (…) Não tenha dúvidas que essa cidade vai dar as mãos como sempre deu pra continuar defendendo o que Paulinho plantou aqui.”

Com profunda comoção, as filhas agradeceram pela cerimônia, que exaltou a biografia de Paulinho, no município que ele e toda a família aprenderam a amar.

“De onde vinha a sua força e vontade de realizar cada vez mais, para marcar a sua existência com algo que nós pudéssemos nos orgulhar. Você cumpriu a sua missão, o seu legado está cheio de realizações de homem público. Não dá pra vocês imaginarem o sentimento de dor”, lamentou Emília Caroline.

Também compuseram a mesa o deputado federal Walter Alves e os deputados estaduais Francisco Medeiros e Hermano Morais. Outras autoridades se somaram ao grupo para a celebração cristã de despedida.

“Carlos Eduardo é rico, vive de rendas e tem dificuldade de compreender o que é uma carteira assinada”, declara Marinho

O ex-ministro do Desenvolvimento Regional e pré-candidato a senador Rogério Marinho (PL) atacou nesta segunda-feira (9) seu provável adversário na disputa nas próximas eleições, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT). Ao rebater críticas que vem recebendo de Carlos Eduardo por ter sido relator da reforma trabalhista no Congresso, Rogério Marinho voltou a dizer que o ex-prefeito de Natal é a pessoa “menos qualificada para falar a respeito do assunto”, porque “não trabalha”.

“Ele é a pessoa menos qualificada para falar a respeito do assunto, pois faz quatro anos que ele não trabalha. Depois que ele deixou a Prefeitura, ele vive de rendas. Alguém que é rico o suficiente para viver de rendas tem dificuldade de compreender o que é o mundo de trabalho, o que é uma carteira assinada. Dificuldade de quem tem que acordar todos os dias pela manhã e ganhar o pão de cada dia para sustentar suas respectivas famílias”, afirmou o ex-ministro, em entrevista à rádio Jovem Pan News Natal. Em 2018, quando foi candidato ao governo do Estado, Carlos Eduardo declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 3,5 milhões em bens, entre aplicações financeiras, imóveis e participações em empresas. Já Rogério Marinho declarou ter R$ 983 mil em bens, entre imóveis e aplicações financeiras.

A declaração de Rogério Marinho foi uma reação a críticas de Carlos Eduardo. Em entrevistas recentes, o ex-prefeito de Natal tem tachado o ex-ministro de “carrasco da classe trabalhadora brasileira”.

“Cinco anos atrás, foi proclamada como uma reforma que ia diminuir radicalmente o desemprego e ia aumentar a renda do trabalhador. Cinco anos depois, a reforma trabalhista aumentou o desemprego e diminuiu radicalmente a renda do trabalhador”, declarou Carlos Eduardo, durante participação no programa “Conversa de Botequim”, pelas redes sociais.

O ex-prefeito de Natal citou, ainda, o que avalia ser “perversidades” da reforma trabalhista, como o sufocamento dos sindicatos e a possibilidade de mulheres grávidas trabalharem em ambientes insalubres.

“(Rogério Marinho) é um carrasco da classe trabalhadora brasileira. Esses trabalhadores esperam que nós potiguares, derrotemos, esse algoz do povo brasileiro”, enfatizou Carlos Eduardo.

98 FM

Corpo do prefeito Paulinho chega a São Gonçalo do Amarante para velório

Caminhão do Corpo de Bombeiros leva o corpo de Paulinho na chegada a São Gonçalo do Amarante – Foto: Cedida

Novo Notícias – O velório do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, já está ocorrendo no ginásio de esportes do bairro Amarante, em São Gonçalo. O corpo chegou ao local por volta das 11h e uma missa está prevista para às 14h. Após a missa, o cortejo seguirá para o município de São Fernando, no Seridó, para ser velado no ginásio de esportes Paulo Emídio de Medeiros, no bairro Vital Galdino. O sepultamento será às 8h da terça-feira (10) no cemitério municipal.

Mais conhecido como Paulinho, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, morreu na madrugada desta segunda-feira (9). Aos 59 anos, ele lutava contra um linfoma não Hodgkin (LNH) – um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada – e estava internado desde 20 de abril na Policlínica do Alecrim, em Natal.

Em 2 de fevereiro, Paulinho se licenciou da Prefeitura para fazer uma parte do tratamento em São Paulo, retornando para Natal no início de março. Paulinho deixa a mulher, Terezinha Maia, duas filhas – Emília Caroline e Natália Candice – , e três netos – Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos.

Câmara de Natal emite nota de pesar pelo falecimento de Paulinho

A Câmara de Natal emitiu nesta segunda-feira, 09, nota de pesar pelo falecimento do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho.

Confira na íntegra:

A Câmara Municipal de Natal externa suas condolências aos familiares, amigos, admiradores e à população de São Gonçalo do Amarante/RN, pelo falecimento do seu prefeito Paulo Emídio de Medeiros, ocorrido nesta segunda-feira (9), aos 59 anos, em Natal, após lutar contra um linfoma não Hodgkin (LNH).

Paulinho, como era carinhosamente conhecido, nasceu em São Fernando, na região Seridó, casou com Terezinha Maia, com quem teve duas filhas, além de três netos. Ele deixa como legado um trabalho marcado pelo compromisso de atender às demandas da população em suas gestões como presidente da Associação dos Municípios do Seridó, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos em São Fernando/RN e prefeito reeleito de São Gonçalo do Amarante, entre outras atuações na gestão pública do Estado e Município.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (União Brasil), manifesta seu mais profundo pesar e orações, em nome dos outros 28 vereadores, servidores e colaboradores neste momento de luto e dor.

Pré-candidatura de Benes Leocádio ganha força em Parnamirim, terceira maior cidade do RN

FOTO: REPRODUÇÃO

O deputado federal Benes Leocádio (União Brasil) se reuniu com o prefeito de Parnamirim Taveira, vereadores e lideranças que garantiram apoio à pré-candidatura do parlamentar. O encontro aconteceu nesta sábado (7), no Parque Aristofanes Fernandes.

Durante a reunião o prefeito Taveira destacou o trabalho que o deputado Benes vem fazendo em Parnamirim, sendo o parlamentar que mais destinou emendas para a cidade. “Você tem um amigo aqui em Parnamirim. Nossa cidade deve muito a sua atuação como deputado, sempre ajudando, com emendas importantes. Por isso, através desse grupo, vamos retribuir toda essa dedicação com os parnamirinenses”, disse o prefeito Taveira.

O deputado Benes falou da parceria firmada com o pré-candidato a deputado estadual Taveira Júnior e agradeceu a todos pela confiança no seu mandato e projeto político. “Como é bom fazer política entre amigos. Todos que aqui chegam, reforçam essa dobradinha que Parnamirim sabe que pode contar. Estamos ao lado de Taveira Júnior, somando nesse projeto. Tenho certeza que o que estamos firmando aqui é pelo bem de Parnamirim. Gratidão, prefeito Taveira por esse gesto e a todos os amigos presentes”, afirmou o deputado Benes.

Além do prefeito Taveira, da primeira dama Alda Leda, do pré-candidato Taveira Júnior, participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal Wolney França, vereador Léo Lima e vereador Afrânio Bezerra. O encontro ainda contou com a presença de vários suplentes de vereadores, ex-vereadores e lideranças que, agora, reforçam o grupo do deputado Benes na cidade de Parnamirim.

Sistema CNT e FETRONOR promovem I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022

Despoluir já realizou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares e contribui para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos

O I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Nordeste foi idealizado pela Confederação Nacional do Transporte, promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR e sediado no SEST SENAT de Natal/RN. Contará com a presença ilustre do Diretor Executivo da CNT Bruno Batista, Presidente da FETRONOR Eudo Laranjeiras, autoridades locais dos setores de trânsito, transporte e meio ambiente.

O Programa Despoluir é considerado o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil. O encontro terá dois dias de programações e contará com a participação do Sistema CNT e das federações de transportes e cargas de toda a região, além de representantes dos setores do transporte e do meio ambiente. Será realizado nos dias 12 e 13 de maio, a partir das 9h, na sede do SEST SENAT, em Natal/RN.

O PROGRAMA

O Programa Ambiental do Transporte Despoluir tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e contribuir com os esforços mundiais visando à diminuição da emissão de Gases de Efeito Estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Criado em 2007, o Despoluir desenvolve estudos e serviços que buscam evitar os impactos na natureza advindos do setor. Com o Despoluir, empresas de transportes e cargas contam com as ações do programa, recebendo visitas gratuitas e periódicas para avaliação veicular e da qualidade do diesel em suas empresas. As ações são realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o SEST SENAT e as federações afiliadas ao Programa de cada estado.

Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, atendendo a mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de cuidado com o meio ambiente e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Desta forma, o Programa atinge seu propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável no Brasil, gerando benefícios para o setor e a sociedade.

O Despoluir tem capilaridade nacional e conta com uma equipe de técnicos com amplo conhecimento e capacidade de orientar as empresas para uma correta gestão ambiental. O programa também produz materiais diversos, como, estudos, pesquisas, manuais, cartilhas e análises elaboradas especialmente para os transportadores.

Os ganhos são percebidos desde o aumento da eficiência energética dos veículos – implicando na redução de custos – até a melhoria das condições de saúde dos profissionais do setor. Soma-se aos resultados do Programa, a promoção da educação para o meio ambiente e a diminuição da emissão de poluentes, dando às empresas do setor um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis.

Em 2019, o Despoluir foi reconhecido pelas Nações Unidas por ser um Grande Impulso da Sustentabilidade no país.

Sesap convoca 236 servidores temporários

Convocação faz parte do edital de Processo Seletivo para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público Nº 001/2022. Foto: Walmir Alves

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) segue com sua política de reforço e ampliação dos serviços à população do Rio Grande do Norte. Foram convocados 236 servidores temporários, que irão trabalhar nas principais unidades da rede pública estadual.

A convocação faz parte do edital de Processo Seletivo para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público Nº 001/2022, publicado no Diário Oficial. Serão contratados para a Região Agreste onze (11) médicos clínicos gerais e dois (02) médicos intensivistas; para a Região Oeste serão onze (11) médicos clínicos gerais e vinte (20) técnicos em enferrmagem; para o Mato Grande, sete (07) médicos clínicos gerais e um (01) médico intensivista adulto. Para o Seridó: onze (11) médicos clínicos gerais e dois (02) técnicos de enfermagem. Na Região Potengi-Trairi nove (09) médicos clínicos gerais, no Alto Oeste mais onze (11) médicos clínicos gerais e vinte e três (23) técnicos em enfermagem e na região do Vale do Açu serão (09) médicos clínicos gerais.

A região com maior convocação é a Metropolitana: três (03) arquitetos para atuar na área de sistema de saúde e arquitetura hospitalar, trinta e um (31) médicos clínicos gerais, um (01) médico intensivista adulto, cinco (05) médicos intensivistas pediátricos, oito (08) nefrologistas, um (01) neonatologista, quatro (04) neurologistas, quarenta e um (41) técnicos em enfermagem, nove (09) técnicos em enfermagem para atuação na UTI Neonatal e dezesseis (16) técnicos em biodiagnóstico.

As informações sobre a lista de convocados, além dos exames necessários para a admissão no cargo e documentação solicitada pode ser acessada através do link do Diário Oficial.

RN registra chuvas de quase 100mm no fim de semana

O fim de semana no Rio Grande do Norte foi de chuvas razoáveis pelo interior potiguar, principalmente na região Oeste. Entre o domingo e a manhã desta segunda-feira (9), foram registradas chuvas de quase 100mm no Oeste do estado. A previsão, inclusive, é de que a semana seja de chuva no interior do Rio Grande do Norte.

No fim de semana, as chuvas ocorreram em todo o estado. Entre o sábado e domingo (8), a maior precipitação ocorreu em Maxaranguape, com 58,8mm acumulados em um dia. Vila Flor e Macaíba tiveram chuvas acima dos 20mm, assim como o município de Felipe Guerra.

Já entre o domingo e a segunda, a maior chuva foi no município de Campo Grande, no Alto Oeste. O município acumulou 94,8mm, enquanto Caraúbas teve 61,5mm. Em Afonso Bezerra, na Região Central, a chuva foi de 41,8mm.

Previsão

Para os próximos dias, chuvas em todas as regiões. De acordo com o site de previsões meteorológicas Climatempo, as chuvas devem ser menos intensas, não superando os 20mm por dia.

Em Natal e região, a expectativa é de uma semana com sol e muitas nuvens, com pancadas de chuva a qualquer hora. A possibilidade de chuvas todos os dias é superior a 80%, com a temperatura variando entre os 23°C e 31°C. Já para Caicó, no Seridó, a temperatura vai variar entre 22°C e 35°C, também com previsão de chuvas passageiras para todos os dias.

No Oeste, Mossoró chances de chuva superior a 90% até a sexta-feira, com as manhãs com sol e aumentos de nuvens ao longo do dia. A temperatura vai girar entre 23°C e 34°C, enquanto Pau dos Ferros, no Alto Oeste, terá os termômetros superando os 36°C, mas também com chances de chuvas a qualquer hora do dia.

*Com informações da Tribuna do Norte

TSE mostrará que vulnerabilidades achadas nas urnas foram resolvidas

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu todas as vulnerabilidades encontradas nas urnas durante o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), realizado em novembro de 2021.

A Corte Eleitoral pretende mostrar aos especialistas, nos dias 11, 12 e 13 de maio, todos os aperfeiçoamentos. A ideia é que também sejam feitos os últimos testes antes da eleição de outubro.

O TPS é realizado desde 2009, com o objetivo de indicar formas de correção e aperfeiçoamento das urnas. Cerca de 140 especialistas já participaram do TPS. Todos sem qualquer ligação com a Justiça Eleitoral, apenas atuando de forma colaborativa.

Entre as melhorias implementadas após todos esses anos de análises, estão a criptografia das teclas do terminal de votação e o sistema de áudio para pessoas com deficiência visual.

O Teste de Confirmação, que ocorrerá de 11 a 13 de maio, contará com os investigadores que participaram do TPS realizado de 22 a 27 de novembro de 2021. Na ocasião, eles voltam ao TSE para conferir se as soluções aplicadas pela equipe técnica foram suficientes para aperfeiçoar os pontos encontrados anteriormente.

*Com informações Metrópoles

Prefeitura de Ruy Barbosa irá comemorar seus 60 anos de emancipação política

O Prefeito Tiquinho juntamente com toda sua equipe de secretários e servidores, junto a população de Ruy Barbosa, irão festejar próximo dia 14 de maio, sábado, os 60 anos de emancipação política do município. Dentre as ações que serão destacadas, haverá a inauguração do Hospital Emília Martins da Silva.

Logo em seguida, na praça pública, haverá Rafinha Rapaziada, Forró dos 3 e Heloísa Fernandes, Arnaldinho Netto e participação de Jair e Forró Melado.